Nome do Projeto
ENSINO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA ATRAVÉS DE FLASHCARDS
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
21/11/2021 - 21/05/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O conhecimento é uma atividade cognitiva do ser humano e, assim como a aprendizagem, deve ser praticada. Kant defendia o conhecimento como uma aliança entre duas informações, a nova e a antiga, as quais serão transformadas e um novo significado é atribuído(1). Os recursos de aprendizagem permeiam muitas opções, entre elas o uso de flashcards - método de espaçamento do estudo na aplicação e na criação de cartões simples de perguntas e respostas, podendo incluir o uso de imagens.

Objetivo Geral

Proporcionar aos alunos da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia meios para aumentar a retenção de conteúdo através do método de aprendizagem e revisão espaçada.

Justificativa

com o advento da pandemia por COVID-19 o ensino médico ficou ainda mais desafiador. O distanciamento social, uma das principais ferramentas no combate ao vírus, fez com que o método tradicional de ensino nas salas de aula fosse substituído por plataformas virtuais e seu enorme arsenal de vertentes. O “Anki”, aplicativo usado no desenvolvimento desse projeto, traz consigo a dinâmica e praticidade que é almejada por discentes e docentes aptos a inovar nesse novo normal. Ferramenta de estudo e fixação de conceitos, os “flash-cards” serão usados em um movimento cooperativo entre professores, colaboradores e alunos da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia, do curso de Medicina-UFPel, com o principal objetivo de mais uma vez se reinventar frente à pandemia. Além disso, sabe-se que da necessidade de aprimorar as metodologias de ensino e aprendizagem, sendo o Anki uma plataforma que aplica um dos métodos mais eficientes de aprendizado e retenção de conteúdos: a revisão repetida e espaçada, que age retardando o declínio da curva de esquecimento dos conceitos aprendidos.

Metodologia

Um grupo de alunos ficará responsável por elaborar uma sequência de flashcards de temas do cronograma da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia (GO). Esses cartões serão colocados no ambiente virtual da disciplina, onde as aulas estão estruturadas por tópicos e esses cartões serão adicionadas aos seus respectivos temas. Igualmente, orientações serão fornecidas acerca de como e do porquê usar os flashcards.

Indicadores, Metas e Resultados

 Dinamizar o ensino remoto da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia;
 Integrar o corpo discente e docente da disciplina;
 Oferecer nova ferramenta de estudo aos alunos com os flashcards;
 Analisar a influência da implementação de novos métodos no ensino remoto diante do aprendizado final dos discentes;
 Publicar em momento oportuno trabalhos que discutam a análise da implementação da ferramenta de flashcards no ensino remoto;
 Melhorar a retenção dos conceitos aprendidos através de novos métodos de estudo;
 Aplicar métodos que promovam ludicidade aplicada ao aprendizado;
 Discutir e buscar novas ferramentas que promovam maior eficiência no aprendizado e retenção de conteúdos;
 Promover um ensino acadêmico mais eficiente;
 Aprimorar o rendimento acadêmico dos discentes matriculados na disciplina.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE LUIS BARTZ VOIGT
GABRIELA DE SOUZA WARKEN
GUILHERME LUCAS DE OLIVEIRA BICCA4
MARIA EDUARDA STEINMETZ KACZEN
MATEUS DIÔNATAN GOBETTI LOPES
MONICA SANTOS PRIMEIRA
NATHALIA DO NASCIMENTO VONTOBEL
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA1
THALES MOURA DE ASSIS
VANESSA LUANA KOETZ

Página gerada em 28/03/2024 09:42:05 (consulta levou 0.145518s)