Nome do Projeto
ENSINO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA ATRAVÉS DE FLASHCARDS
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
21/11/2021 - 21/05/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O conhecimento é uma atividade cognitiva do ser humano e, assim como a aprendizagem, deve ser praticada. Kant defendia o conhecimento como uma aliança entre duas informações, a nova e a antiga, as quais serão transformadas e um novo significado é atribuído(1). Os recursos de aprendizagem permeiam muitas opções, entre elas o uso de flashcards - método de espaçamento do estudo na aplicação e na criação de cartões simples de perguntas e respostas, podendo incluir o uso de imagens.
Objetivo Geral
Proporcionar aos alunos da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia meios para aumentar a retenção de conteúdo através do método de aprendizagem e revisão espaçada.
Justificativa
com o advento da pandemia por COVID-19 o ensino médico ficou ainda mais desafiador. O distanciamento social, uma das principais ferramentas no combate ao vírus, fez com que o método tradicional de ensino nas salas de aula fosse substituído por plataformas virtuais e seu enorme arsenal de vertentes. O “Anki”, aplicativo usado no desenvolvimento desse projeto, traz consigo a dinâmica e praticidade que é almejada por discentes e docentes aptos a inovar nesse novo normal. Ferramenta de estudo e fixação de conceitos, os “flash-cards” serão usados em um movimento cooperativo entre professores, colaboradores e alunos da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia, do curso de Medicina-UFPel, com o principal objetivo de mais uma vez se reinventar frente à pandemia. Além disso, sabe-se que da necessidade de aprimorar as metodologias de ensino e aprendizagem, sendo o Anki uma plataforma que aplica um dos métodos mais eficientes de aprendizado e retenção de conteúdos: a revisão repetida e espaçada, que age retardando o declínio da curva de esquecimento dos conceitos aprendidos.
Metodologia
Um grupo de alunos ficará responsável por elaborar uma sequência de flashcards de temas do cronograma da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia (GO). Esses cartões serão colocados no ambiente virtual da disciplina, onde as aulas estão estruturadas por tópicos e esses cartões serão adicionadas aos seus respectivos temas. Igualmente, orientações serão fornecidas acerca de como e do porquê usar os flashcards.
Indicadores, Metas e Resultados
Dinamizar o ensino remoto da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia;
Integrar o corpo discente e docente da disciplina;
Oferecer nova ferramenta de estudo aos alunos com os flashcards;
Analisar a influência da implementação de novos métodos no ensino remoto diante do aprendizado final dos discentes;
Publicar em momento oportuno trabalhos que discutam a análise da implementação da ferramenta de flashcards no ensino remoto;
Melhorar a retenção dos conceitos aprendidos através de novos métodos de estudo;
Aplicar métodos que promovam ludicidade aplicada ao aprendizado;
Discutir e buscar novas ferramentas que promovam maior eficiência no aprendizado e retenção de conteúdos;
Promover um ensino acadêmico mais eficiente;
Aprimorar o rendimento acadêmico dos discentes matriculados na disciplina.
Integrar o corpo discente e docente da disciplina;
Oferecer nova ferramenta de estudo aos alunos com os flashcards;
Analisar a influência da implementação de novos métodos no ensino remoto diante do aprendizado final dos discentes;
Publicar em momento oportuno trabalhos que discutam a análise da implementação da ferramenta de flashcards no ensino remoto;
Melhorar a retenção dos conceitos aprendidos através de novos métodos de estudo;
Aplicar métodos que promovam ludicidade aplicada ao aprendizado;
Discutir e buscar novas ferramentas que promovam maior eficiência no aprendizado e retenção de conteúdos;
Promover um ensino acadêmico mais eficiente;
Aprimorar o rendimento acadêmico dos discentes matriculados na disciplina.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRE LUIS BARTZ VOIGT | |||
GABRIELA DE SOUZA WARKEN | |||
GUILHERME LUCAS DE OLIVEIRA BICCA | 4 | ||
MARIA EDUARDA STEINMETZ KACZEN | |||
MATEUS DIÔNATAN GOBETTI LOPES | |||
MÔNICA SANTOS PRIMEIRA | |||
NATHALIA DO NASCIMENTO VONTOBEL | |||
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA | 1 | ||
THALES MOURA DE ASSIS | |||
VANESSA LUANA KOETZ |