Nome do Projeto
Recobrimento radicular de recessões gengivais isoladas RT2 de Cairo em mandíbula. Estudo clínico randomizado e controlado
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
13/12/2021 - 17/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O recobrimento de raízes expostas constitui um dos desafios do tratamento periodontal. Vários métodos têm sido descritos para tratamento das recessões gengivais (RG) do tipo classes I e II de Miller, porém, em relação à classe III, principalmente estudos de acompanhamento longitudinal, são escassos na literatura. Dentre as várias técnicas propostas para esse fim, as técnicas de retalho posicionado lateralmente (RPL) e retalho posicionado coronalmente tem sido utilizadas associadas com o enxerto de tecido conjuntivo subepitelial (ETCS). Além disso, recentemente, a literatura tem proposto a execução da técnica de túnel fechado lateralmente (TFL) para o tratamento de RG classe III de Miller isoladas em mandíbula. O objetivo deste trabalho será realizar um ensaio clinico randomizado cego, comparando as técnicas de retalho posicionado lateral e túnel fechado lateralmente, ambos em associação ao enxerto de tecido conjuntivo subepitelial, no tratamento de RG isoladas RT2 de Cairo em mandíbula. Os pacientes serão randomicamente alocados e receberão os tratamentos propostos, Grupo TFL e Grupo RPL serão associados com o ETCS removido do palato dos pacientes. Os pacientes serão reavaliados em 10 dias, 1, 3 e 6 meses após a realização do procedimento cirúrgico quanto à cobertura radicular total, percentual de cobertura radicular, ganho de nível de inserção clínica, profundidade de sondagem, ganho de tecido queratinizado na região e a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB). A QVRSB será aferida por meio do Oral Health Impact Profile (OHIP) 14. A dor pós-operatória, será aferida por meio da escala visual analógica após 3, 7 e 10 dias do procedimento. Todos os parâmetros serão avaliados por um examinador calibrado e cego quanto ao grupo de alocação de cada paciente. Os procedimentos cirúrgicos serão realizados por um único operador experiente, e o grupo de alocação só será conhecido no momento do procedimento. Os dados serão analisados utilizando-se o software SPSS, versão 21.0. Serão empregados os testes t para amostra independentes e dependentes para analisar as mudanças intra e intergrupos, respectivamente. As diferenças serão consideradas estatisticamente significativas quando o valor de p for < 0,05.
Objetivo Geral
O objetivo deste trabalho será comparar o uso do retalho posicionado lateralmente e o túnel fechado lateralmente, ambos combinados com o uso de ETCS, no tratamento de RG isoladas RT2 de Cairo localizadas na mandíbula.