Nome do Projeto
O ensino remoto no Centro de Ciências Socio-organizacionais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/12/2021 - 05/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto de ensino, O ensino remoto no Centro de Ciências Socio-organizacionais, pretende dar continuidade na pesquisa sobre como o ensino remoto se deu no semestre 2020/2. Essa pesquisa se faz necessário para a compreensão do ensino remoto, das estratégias e condições dos professores e dos alunos de participação, dedicação e resultados propostos pelo ensino remoto da UFPel. Percebe-se que, um número expressivo de alunos, nunca acessaram a plataforma e-aula e nunca participaram de encontros síncronos, via webconferência. Outros, também, nunca realizaram as atividades propostas pelas disciplinas. Nossa preocupação e angustia é com o aproveitamento das disciplinas oferecidas remotamente, na formação profissional dos alunos, e, na formação de cidadãos críticos e atuantes em seus espaços. Os alunos se matricularam em um grande número de disciplinas e não estão dando conta dos conteúdos e atividades. Essas informações se dão em conversas informais entre professores. Dividimos nossas angústias e preocupações, tanto com os que estão participando, como com os que nunca participaram.

Objetivo Geral

Avaliar o ensino remoto no Centro de Ciências Socio-organizacionais na perspectiva de professores e de alunos.
Especificamente, analisar a compreensão de professores e alunos sobre aspectos positivos e negativos do ensino remoto, o por que o não acesso e a não participação de alguns alunos, qual segurança de um possível retorno presencial e retomada das atividades sociais.

Justificativa

Nesse momento de pandemia, especialmente, é preciso entender e avaliar o ensino remoto, suas dificuldades, suas oportunidades, aspectos positivos e negativos, para que os próximos semestres tenham conhecimento sobre como se deu esse tipo de ensino no Centro de Ciências Socio-organizacionais e na UFPel.

Metodologia

Utilização de dois formulários, um para os professores e outro para os alunos.
Na perspectiva dos professores, a ideia é saber quais foram as estratégias para criação, apresentação, condução, monitoramento e avaliação das disciplinas e dos alunos matriculados, retorno presencial e retorno as atividades sociais.
Na perspectiva dos alunos, tem-se duas ênfases:
Uma, com os alunos participantes e suas estratégias na condução e realização das propostas de cada disciplina, outra, com os alunos que nunca acessaram a plataforma, identificando os motivos e retorno presencial e retorno as atividades sociais.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados são a participação de todos os alunos e professores do Centro de Ciências Socio-organizacionais. Nossa última pesquisa contou com 129 alunos e 27 professores. Queremos atingir mais alunos e a totalidade dos professores do CCSO.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE CASALI16
GABRIELLY KÄMS
MARIA DA GRACA SARAIVA NOGUEIRA4

Página gerada em 28/03/2024 06:57:37 (consulta levou 0.203980s)