Nome do Projeto
Cooperação técnica e cientifica entre a UFPEL e a empresa Tecgraf
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/01/2022 - 03/01/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Resumo
Esse projeto visa realizar um acordo de cooperação técnica e cientifica entre a UFPEL e a empresa Tecgraf. A empresa Tecgraf trabalha com computação gráfica, fornece soluções para projetos agrícolas, arquitetônicos e de infraestrutura. O foco principal desse projeto serão as ações de extensão e ensino, contempladas na formação e treinamento de recursos humanos (cursos e oficinas), absorção e transferência de tecnologia (grupo de trabalho) e apoio tecnológico (assessoria). Nessas ações e com a cooperação de ambas as partes (empresa e universidade), serão propostos novos projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Objetivo Geral

Compartilhar conhecimento e contribuir para o avanço tecnológico científico das partes, por meio da realização de trabalhos conjuntos que:
a.1. Ampliem a disponibilidade de conhecimentos de interesses das partes;
a.2. Ampliem a disponibilidade de recursos humanos com maior capacidade técnica e científica para as partes;
a.3. Ampliem a capacidade institucional para a realização de pesquisa, desenvolvimento, serviços tecnológicos e atividades de transferência de tecnologia.
b) Contribuir para o estreitamento das relações entre as partes no campo do desenvolvimento tecnológico, por meio de esforços conjuntos que tenham por objetivo definir e executar programas de pesquisa e desenvolvimento de médio e longo prazo, programas de treinamento de recursos humanos e de aprimoramento de infraestrutura, bem como outras iniciativas de intercâmbio contínuo em assuntos de interesse comum.
c) Promover desenvolvimento em tecnologias aplicadas às áreas de interesse, sendo estas consideradas Agricultura, Agronomia e Engenharia Agrícola.
d) A TECGRAF irá disponibilizar, em comodato, softwares para a cooperação técnica ora prevista.

Justificativa

Justifica-se esse projeto como uma oportunidade de compartilhar conhecimento, realizar uma cooperação entre as instituições envolvidas, tanto sob o aspecto científico quanto para o aspecto tecnológico, com a aquisição de novos conhecimentos acerca de softwares de computação gráfica e soluções para projetos na área da agronomia e da engenharia agrícola. Novos conhecimentos e tecnologias são de suma importância para desenvolver novos projetos e transmitir conhecimentos aos alunos e desenvolvevimento do meio rural.

Metodologia

Esse projeto será realizado a partir de um programa de ampla cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, abrangendo atividades de treinamento, desenvolvimento, formação de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologia, assessoria tecnológica dos softwares da empresa TECGRAF.
A partir do conhecimento adquirido por parte dos docentes e alunos envolvidos no projeto durante a ação de treinamento e capacitação profissional, será composto um grupo de trabalho, cujo o objetivo principal é compartilhar conhecimento. Assim, esse grupo poderá propor cursos de formação, capacitação e qualificação abertos ao público. E também propor novos projetos de extensão para o desenvolvimento do meio rural e agrícola, buscando integração entre as ferramentas de CAD, topografia e geoprocessamento.
A assessoria tecnológica é uma ação de integração entre a universidade e a empresa, criando um ambiente de estímulo a processos de inovação para ambos. A integração permite o conhecimento de novos softwares, bem como, a sua utilização, poderá prover melhorias e a proposição de ações de extensão visando soluções para aumentar substancialmente a produtividade dos projetos na área rural e agrícola. A inovação deve estar presente nas ações de extensão voltadas para o desenvolvimento da comunidade rural do entorno, propondo oficinas/cursos que poderão desenvolver o conhecimento dessa comunidade.
Com essa cooperação conhecimentos serão compartilhados, haverá uma contribuição do avanço tecnológico científico das partes, através de intercambio de conhecimento, além disso serão realizados projetos em conjunto, que ampliaram a disponibilidade de recursos humanos com maior capacidade técnica e científica.

Indicadores, Metas e Resultados

Com a cooperação técnica promovida pela empresa Tecgraf e a UFPel busca-se expandir e transmitir conhecimento aos pesquisadores da UFPel, discentes e pesquisadores de outras instituições envolvidos nos projetos e da comunidade rural do entorno da universidade. Assim, as pessoas envolvidas nesse projeto terão oportunidade de utilizar novas tecnologias empregadas em softwares que promovem soluções para projetos na área rural e agrícola. Espera-se como resultado a formação e treinamento de recursos humanos, capacidade de expandir conhecimento e propor novos projetos de pesquisa, ensino e extensão com a tecnologia compartilhada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMYR ELMO DE CASTRO GIRONDI
DIULIANA LEANDRO0
FELIPE ELIAS TELECHI DE FREITAS
FIORAVANTE JAEKEL DOS SANTOS3
MILENA SILVEIRA SILVEIRA
SUELEN CRISTINA MOVIO HUINCA2

Página gerada em 28/03/2024 08:29:44 (consulta levou 0.144910s)