Nome do Projeto
Ações Multidisciplinares com Arte e Engenharia Digital
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/05/2017 - 30/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Inovação tecnológica
Resumo
Este projeto de extensão visa a integração dos estudantes de graduação com a comunidade em geral, e especificamente com a comunidade de alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de Pelotas. Esta integração se dará por meio de cursos e oficinas, workshops e demais ações de cunho interdisciplinar pois incluem encontros entre professores e estudantes dos cursos de Artes Visuais, Design Gráfico, Design Digital, Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação da UFPel. As atividades a serem desenvolvidas têm o objetivo de propiciar experiências acadêmicas e extra-curriculares combinando conhecimentos científicos e estéticos, oferecendo aprendizagens de procedimentos artísticos e conhecimentos das tecnologias digitais.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
Realizar experiências acadêmicas multidisciplinares e ações extra-curriculares integrando conhecimentos científicos e estéticos.

Objetivos Específicos:
Oferecer aprendizagens de procedimentos artísticos e conhecimentos das tecnologias digitais aos participantes do projeto.
Realizar oficinas com os alunos do Ensino Fundamental de Pelotas para difusão destes conhecimentos.
Integrar professores e alunos dos diversos cursos que participam do projeto.
Motivar os alunos do Ensino Fundamental para inclusão social e inclusão acadêmica, envolvendo atividades para a construção de novos conhecimentos.

Justificativa

Este Projeto de Extensão se justifica pela possibilidade de aproximar áreas do conhecimento consideradas distintas e relevantes: artes e engenharia. O ineditismo do projeto reside nas ações multidisciplinares que serão desenvolvidas pelos participantes (professores e alunos da UFPel destas duas áreas) em conjunto com a comunidade de alunos do Ensino Fundamental que participa deste projeto. Estas ações interdisciplinares visam a construção e integração dos conhecimentos tanto do campo da arte como da área das engenharias, ligadas pelas tecnologias digitais. O projeto também pretende motivar os alunos dos cursos de Graduação da UFPel e igualmente os alunos do Ensino Fundamental que serão nossos futuros alunos.

Metodologia

Encontros semanais entre os participantes do projeto para planejamento das atividades. Oficinas entre os participantes a serem ministradas pelos alunos dos cursos do Centro de Artes e do Centro de Engenharias. Oficinas ministradas pelos alunos da graduação aos alunos do Ensino Fundamental participantes do projeto. Leitura de bibliografia complementar e estudos interdisciplinares. Documentação das atividades através de fotos e vídeos.

Indicadores, Metas e Resultados

Atividades e experiências acadêmicas e extra- curriculares combinando conhecimentos científicos e estéticos.
Aprendizagens de procedimentos artísticos e conhecimentos das tecnologias digitais.
Oficinas com os alunos dos cursos de graduação envolvidos no projeto e com alunos do Ensino Fundamental de Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉ BARBACHAN SILVA
ANGELA RAFFIN POHLMANN4
BIANCA SANTANA DE OLIVEIRA
BRUNA LOPES SILVA
BRUNO PERES FIGUEIRÔA
DIEGO HENRIQUE BARBOZA
GEISON DE LIMA MARTINS
GEISON DE LIMA MARTINS
HENRIQUE DE LIMA CAVALHEIRO
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA
MARCUS VINICIUS DA SILVA MAGALHAES
MARTHA LETÍCIA MACHADO DWORAKOWSKI
VINÍCIUS COLATTO ROSSO

Página gerada em 20/04/2024 09:58:32 (consulta levou 0.156308s)