Nome do Projeto
Grupo Mariposas: reflexões sobre pesquisas e ações dialógicas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
07/02/2022 - 06/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto pretende reunir ações já em andamento no Programa de Pós Graduação em Educação realizadas pelo grupo Mariposas. Trata-se de dar visibilidade a práticas de pesquisa participativas e dialógicas, bem como outras atividades de ensino e extensão que coadunem com a perspectiva emancipatória e transformadora desenvolvidas pelos integrantes do grupo.

Objetivo Geral

Sistematizar pesquisas e ações desenvolvidas pelo Grupo Mariposas visando a discussão de metodologias participativas e dialógicas no processo de formação acadêmica e produção de conhecimento.

Justificativa

O "Grupo Mariposas: minorias sociais, resistências e práticas de transformação", com registro no CNPq, realiza um conjunto de ações e pesquisas na Faculdade de Educação. Esse projeto pretende abrigar esse conjunto de ações e formalizar atividades já existentes. Importante destacar aqui que a sistematização das pesquisas e ações propostas são um movimento para além das pesquisas em andamento. Ou seja, o que se pretende é refletir a partir das pesquisas e ações (cursos e grupo de estudos) as metodologias utilizadas para a condução. Em outras palavras, nos importa desenhar e refletir sobre metodologias participativas e dialógicas tanto na pesquisa, quanto na condução de atividades de ensino e extensão.

Metodologia

Acompanhamento e orientação das pesquisas de graduação, especialização, mestrado e doutorado ao longo do período do projeto. Acompanhamento e orientação dos cursos de extensão. Acompanhamento e orientação das atividades de ensino. Semanalmente temos encontros de acompanhamento e reflexão das atividades do grupo.

Indicadores, Metas e Resultados

- Produção de artigos e capítulos de livros sobre metodologias participativas e dialógicas no âmbito da pesquisa, ensino e extensão.
- Publicação de resultados de pesquisas.
- Colaboração com o processo formativo de estudantes de licenciaturas, especialmente do curso de Pedagogia.
- Colaboração com o processo formativo de estudantes da pós graduação em Educação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE ACCORSSI4
ANDRESSA FARIAS BARRIOS
ANELISE FERNANDES SILVEIRA
CARINA ALVES TORRES
CRISTIANE TROINA FERREIRA
DIÔNVERA COELHO DA SILVA
GIOVANA PONTES FARIAS
ISABELLA ALVES GUIMARÃES
JULIA ROCHA CLASEN
LIVIAN LINO NETTO
Marília Claudia Favreto Sinãni
NICOLAS HENRIQUE LOPES DE LIMA
RENATA BECKER DOS SANTOS
Vanessa Cristina Dias
ÁLVARO VEIGA JÚNIOR

Página gerada em 29/03/2024 07:17:13 (consulta levou 0.130683s)