Nome do Projeto
GIPNALS: trajetória em narrativa
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/12/2022 - 01/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto objetiva realizar a sistematização e análise das pesquisas de Mestrado e Doutorado desenvolvidas pelo Grupo interdisciplinar de Pesquisa em Arte Linguagem e Subjetividade(GIPNALS) ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. A proposta é a de refletir e substanciar a contribuição do Grupo, teórica e metodológica, no âmbito de uma possível especificidade e relevância de abordagem e da formação no campo das pesquisas em Educação.

Objetivo Geral

Analisar e sistematizar a contribuição teórica e metodológica do GIPNALS ao longo de sua trajetória e através especificamente das 36 pesquisas do Grupo (14 de mestrado e 22 de doutorado).

Justificativa

O GIPNALS nasceu como grupo de pesquisa em 2010 e entre suas principias características destaca-se o caráter interdisciplinar e o foco nas narrativas populares como forma de luta contra o empobrecimento da experiência na modernidade capitalista (BENJAMIN, 2002).
O grupo conta atualmente com oito estudantes de doutorado, dois de mestrado e doze de iniciação científica.
O GIPNALS ao longo de sua trajetória se articulou com o “Programa de Pesquisa Estéticas Latino Americanas”, do qual faz parte o professores Carlos Yañez, da Universidad Nacional de Colombia, e Angela Estrada e David Mariscal, da Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, México. Através desta parceira resultaram atividades como o “Programa de Pesquisa Estéticas latino-americanas” com investigações no campo da identidade e da cultura, na área de Gestão Cultural, que busca a sistematização de experiências e a formulação de estratégias de melhoria da qualidade de vida através de processos dialógicos entre os investigadores e as comunidades envolvidas (Brasil e Colômbia).
O Grupo possui duas linhas de pesquisa: Infâncias e Narrativas Populares. Entre os trabalhos relacionados com a temática das infâncias estão as teses de doutorado de Krischna Duarte defendida em 2017, “As poéticas das infâncias em videoarte”, e a de Angelita Ribeiro, “Imagens Embriagadas – A Cruzada das Crianças – Barbárie e Reencantamento do Mundo”, defendida em 2018; as dissertações de mestrado de Tatiani Miller Kohls, “Tramando sonhos: representações e infância”, defendida em 2016, a de Francine Bordin, "Não é de verdade é só um desenho: do que nos falam os desenhos infantis”, defendida em 2014 e a de Joice Prado, “Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra”, defendida em 2014, a de Bruna Borges Rodrigues. “Kámarad: rastros sobre infâncias e escrita de pesquisa” defendida em 2021. E com as temáticas das narrativas populares estão as teses de doutorado de Leandro Haerther, “Narrativas quilombolas: outras histórias e pedagogias”, defendida em 2017, e a de Cristiano Pinheiro, “Escola Sem Partido (ESP) e Professores Contra o Escola Sem Partido (PCESP): tensões e resistência em educação”, defendida em 2017, a de Vagner Vargas, “Dramaturgia da Corporeidade: A Pedagogia do Evento”, defendida em 2018,a de Hélcio Fernandes Junior, “Descruza os braços e gira: saberes e escrivivências na umbanda”. Defendida em 2019, a de Ariel Salvador Roja Fagundez. “Cartas de Libertad em uma primavera rota”. defendida em 2019, a de Cintia Langie Araujo, “Cinescrita das salas universitárias de Cinema no Brasil”, defendida em 2020. Esta tese recebeu, inclusive, o Prêmio Capes de Teses, como a melhor tese em Educação no ano de 2021, a de Eliana Peter Braz, “Muitas Histórias são Importantes - releituras de Vida e Tensionamentos Epistemológicos”, defendida em 2021, a de Rodrigo Lemos Soares, “Rituais De Sangue Na Quimbanda: diálogos entre memórias, pedagogias culturais e produção de corporeidades”, defendida em 2021, a de Cleber José Silveira da Costa, “Por uma Educação Termiteira: a poética da escrita do barro através da obra de Reinata Sadimba”, defendida em 2021. As dissertações de mestrado de Cristiano Guedes Pinheiro, “Narrativas de Educação e Resistência: a prática popular griô da Dona Sirley”, defendida em 2013, a de Felipe Martins, “Vivências Griô. A educação musical nas práticas da Mestra Griô Sirley Amaro”, defendida em 2016, a de Junelise Martino, “Ler, cozinhar, escrever: narrativas de memória culinária”, defendida em 2015, a de Hélcio Fernandes Junior, “Caciques de Umbanda em Pelotas: Narrativas, Histórias e Outras Pedagogias”, defendida em 2015, a de Cleber José Silveira da Costa, “Seu Paulo – a escrita no barro: um Outro Sujeito, um Sujeito Outro, uma Pedagogia Outra, uma Outra Pedagogia”, a de André Eduardo da Fonseca. “Pedagogia Batuqueira: comida, religião e educação”, defendida em 2019, a de Carlos Oliveira. “Donde musica hubiere, cosa mala no existiere: collage do Concerto Vox Chorum do Coral UFPel”, defendida em 2019, a de Thalita Moreira. Oquimbalaue negra sim! negra sou!: escrita, teatro, resistência e educação’” defendida em 2020. Atualmente encontram-se em andamento, 9 teses de doutorado, sendo que 5 estão em processo de conclusão e defesa e 2 dissertações de Mestrado.
A produção ativa do Grupo nos leva a necessidade de refletir acerca desta produção, pautados pela hipótese de que ao longo da trajetória e através das pesquisas realizadas poderemos identificar, sistematizar e destacar a importância do trabalho realizado no sentido de uma formação acadêmica de qualidade e socialmente referenciada.

Metodologia

A metodologia utilizada será a de um Estudo de Caso do tipo exploratório Yin (2001), como uma estratégia de pesquisa que investiga um tópico empírico(trajetória do Grupo de Pesquisa) através de um conjunto de procedimentos, assim especificados:
1- Seleção e organização do conjunto das 36 pesquisas do Grupo (14 dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado já concluídas e 2 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado em andamento, estas últimas através dos já projetos qualificados);
2- Leitura, categorização e catalogação dos seguinte dados: tema, palavras-chave, principais autores e conceitos trabalhados em cada pesquisa , metodologia utilizada , conclusões.
3- Análise e sistematização dos dados;
4- Elaboração e conclusão da escrita de pesquisa;
5- Organização e publicação de um livro com os resultados obtidos.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores do processo de pesquisa serão realizadas reuniões de capacitação e acompanhamento da pesquisa com a equipe referenciados pelos objetivos e estratégia da pesquisa;
Como resultado espera-se a elaboração e a publicação de um livro síntese.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS ALBERTO OLIVEIRA DA SILVA
DENISE MARCOS BUSSOLETTI2
Dilermando Martins Freitas
EDGAR SIQUEIRA DO NASCIMENTO
Endrigo Lourenço Pereira
FELIPE DA SILVA MARTINS10
GABRIELA MARQUES DE LARA
HIGOR ANTONIO DA CUNHA
Karina Constantino Brisolla
LEANDRO MOREIRA HERNANDES JUNIOR
ROBERTA PIRES RANGEL
RODRIGO DOS SANTOS XAVIER
VANESSA RAMOS DE OLIVEIRA SOUZA

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