Nome do Projeto
Clima e Meteorologia no campo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/05/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Resumo
A produção agrícola seja em grande ou pequena escala e propriedades, está intimamente ligada às condições da atmosfera. O clima ajuda a definir o zoneamento agroclimático, determinando a viabilidade e potencialidade da implementação e manutenção das culturas agrícolas em determinadas regiões. Já a meteorologia determina o dia-a-dia do campo, o manejo agrícola, o risco de perdas e os rendimentos por safras. E, embora essa relação seja íntima, ainda existe uma distância entre as demandas do campo e a formação do profissional de meteorologia, de maneira que o conhecimento transmitido muitas vezes poderia ser potencializado se esse elo fosse mais forte.

Objetivo Geral

Com esse projeto pretende-se desenvolver ações que visem melhorar a comunicação entre a universidade e os produtores rurais, dando ênfase em entender as demandas da agricultura em pequena e grande escala, de maneira a levar aos agricultores informações técnicas que possam ajudar a garantir um melhor planejamento e rendimento das safras.

Justificativa

Um vez que um dos principais setores econômicos do país é a agricultura, todas as ações voltadas a busca de melhores rendimentos e diminuição de custos são importantes. E, uma vez que o melhor desempenho das culturas agrícolas dependem das condições atmosféricas, entender, acompanhar e prever as condições meteorológicas e climatológicas são de suma importância para a agricultura.

Metodologia

O desenvolvimento do projeto da-se-á primeiramente através de um questionário visando entender como a informação de tempo e clima é acessada pelo agricultor, e como ele a utiliza em seu dia-a-dia no campo.
Serão realizadas palestras e conversas em pequenas e grandes propriedades e cooperativas agrícolas, buscando a interação direta com o agricultor e a divulgação das previsões de tempo e clima para cada uma das safras de verão e inverno ao longo do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se estreitar o laço e a comunicação entre a meteorologia e a agricultura. E assim, preparar o meteorologista de uma forma que consiga atender da melhor maneira o agricultor, e apresentar ao agricultor ferramentas que o auxiliem no planejamento de suas safras.
Com isso, espera-se que os danos causados por variações de tempo e clima dentro da agricultura possam ser minimizados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO COELHO BULCÃO
DIULIO PATRICK PEREIRA MACHADO
DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN15
ELIANA VELEDA KLERING7
KETELYN FERRO BURGUES
LUCIANA BARROS PINTO15
LUIS EDUARDO PANOZZO5
ROSE ANE PEREIRA DE FREITAS

Página gerada em 16/04/2024 18:55:58 (consulta levou 0.187869s)