Nome do Projeto
Atividades complementares do PET-Física
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/12/2021 - 16/08/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O Grupo PET - Física realiza periodicamente minicursos e atividades que auxiliam na formação dos estudantes abordando temas e ações que não são previstas nos currículos dos Cursos, e/ou complementam a formação regular dos discentes. Esse projeto tem como objetivo formalizar a certificação dos estudantes que participam dos diferentes minicursos e atividades proporcionadas pelo PET-Física. As atividades propostas pelo PET serão incluídas como ações dentro do projeto unificado e poderão contemplar atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Objetivo Geral

O Grupo PET Física vem ao londo dos anos proporcionando atividades de formação e experiências que contribuem para a complementação da formação dos estudantes vinculados aos cursos de Licenciatura, Bacharelado em Física e programa de Pós-Graduação em Física, assim como pessoas que não constituem formalmente o grupo PET.
Esse projeto tem como objetivo cumprir os requisitos legais para a emissão de certificação das atividades do grupo PET-Física, que tem como público alvo pessoas que não integram formalmente o grupo PET e que participam de atividades previstas nos planejamentos anuais do grupo.

Justificativa

A emissão de certificação comprobatória da participação em atividades de ensino, pesquisa ou extensão é regulamentada pela RESOLUÇÃO n o 02 DE 03 DE MAIO DE 2007 do COCEPE, que, em seu Art. 4 define que o grupo PET não tem autonomia para a emissão de certificação, entretanto, o grupo, em seu planejamento, anualmente proporciona diversas atividades cujo público alvo são pessoas que não integram a equipe formal do PET, necessitando, portanto, de certificação pela participação nos cursos e/ou atividades proporcionadas pelo PET.
Até o momento o grupo realizava essa certificação mediante a realização de projetos específicos de ensino ou extensão, por exemplo. Devido a mudança do sistema de submissão de projetos da UFPel, o grupo PET resolveu criar um projeto Unificado que contemple as atividades que possam ser certificadas, e que possa ser constantemente atualizado na forma de ações a medida que as atividades do grupo sejam realizadas.

Metodologia

O grupo PET realiza anualmente seu planejamento de atividades no qual são previstas ações de ensino, pesquisa ou extensão. As atividades que terão como público alvo pessoas que não são formalmente vinculadas ao grupo e que necessitem de certificação serão incluídas neste projeto unificado como ações de ensino, pesquisa ou extensão, quando for o caso, para que possam ser certificadas cumprindo a legislação atual da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Com esse projeto se espera agilizar o processo de certificação das atividades promovidas pelo grupo PET-Física, a avaliação das atividades individuais são realizadas anualmente e submetidas a Comissão Local de Avaliação das Atividades do PET - CLAAPET que realiza uma avaliação do grupo e submete seu relatório para apreciação do COCEPE.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALFREDO ACHTERBERG SANCHOTENE PACHECO
ANDREI ROCHA FURTADO
ANDREW SANTOS CORREIA
BERNARDO PINTO SILVEIRA
FERNANDO JAQUES RUIZ SIMOES JUNIOR4
GABRIEL DOKI KONIG DE MELLO
JOÃO EDUARDO DE MAGALHÃES SALVADOR
JULIA PACHECO NUNEZ
LAINE BENGO SOARES ROSALES
LUCAS AVILA PINHEIRO
MAURICIO FONSECA RODRIGUES
NOELY ROSA MARIA PEREZ BRITO
VITOR MATEUS CONZATTI

Página gerada em 29/03/2024 05:09:59 (consulta levou 0.171332s)