Nome do Projeto
Atividades de extensão em Psicologia Médica e Psiquiatria
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2022 - 23/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Cursos de Graduação em Medicina no Brasil deverão formar médicos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Por outro lado, o Projeto Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), seguindo os preceitos Constitucionais tem em seus princípios balizadores a INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO. Segundo esses princípios norteadores, para que ocorra o processo de construção do conhecimento, deve-se, ao ensinar, promover ações e ambientes de aprendizagem, para que a teoria e a prática se efetivem, lado a lado.
Durante todo o processo de aprendizagem, além da compreensão e do domínio do conhecimento médico em geral, os alunos necessitam adquirir a capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística da relação médico-paciente. É indispensável, portanto, desenvolver durante a Formação Médica, competências e habilidades de comunicação com os pacientes, com os familiares e com os colegas. De mesma importância, a necessidade de tornar indissociável a pessoa humana em seu corpo e mente, torna o conhecimento em saúde mental indispensável para um atendimento em acordo com as necessidades de saúde dos indivíduos e das populações.
Esse conhecimento deve ser promovido através de uma educação socialmente referenciada por meio de práticas pedagógicas dialógicas, críticas e reflexivas, que estimule o protagonismo estudantil e o envolvimento da comunidade externa, unindo-os em um processo de produção e difusão do conhecimento.
Objetivo Geral
Ampliar os espaços de formação pedagógica propiciando a prática em contato direto com a comunidade externa de modo a promover impacto na formação do estudante e na realidade social no quesito relação médico-paciente e saúde mental.
Justificativa
Disponibilizar ambiente de aprendizagem em atendimentos orientados ao quesito saúde mental e relação médico paciente e atuando, portanto, diretamente em benefício da sociedade.
Metodologia
Dividir as turmas de Psicologia Médica I, II, III, IV e de Psiquiatria em grupos de 10-12 alunos. Estes alunos irão prestar atendimento a um grupo específico da população (população em geral, pacientes ambulatoriais, pacientes hospitalizados em hospital geral, pacientes que buscam o ambulatório de pediatria e ginecologia e pacientes psiquiátricos ambulatoriais ou hospitalizados) e depois nestes grupos menores, terão reuniões semanais com um professor do Departamento de Saúde Mental, de modo a propiciar práticas problematizadoras dos atendimentos realizados junto a esses usuários do sistema de saúde e orientação para propiciar um atendimento voltado a saúde mental e uma relação médico- paciente de qualidade. Através destas ações junto à comunidade buscaremos capacitação aos nossos alunos em ações de prevenção e terapêuticas em saúde mental para a sociedade.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se desenvolver maior compreensão da subjetividade dos relacionamentos entre médicos e pacientes e ampliar as habilidades e competências em comunicação com a finalidade de melhorar o atendimento médico como um todo. Objetiva-se também ampliar o conhecimento em saúde mental, suas principais patologias e tratamento das mesmas interferindo diretamente em benefício da comunidade, área de excepcional importância para nossa sociedade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
LUCIANA DE OLIVEIRA MARQUES | 1 |