Nome do Projeto
Separação do lixo: informar e educar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/02/2022 - 02/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
A separação dos resíduos sólidos é uma ação fundamental para diminuir os impactos gerados a partir do descarte do lixo produzido diariamente nas casas das pessoas. Por isso é importante que cada indivíduo assuma sua responsabilidade e incorpore a separação do lixo nos seus hábitos cotidianos. Para que as pessoas consigam fazer o descarte correto desses materiais é preciso que elas tenham informações de como separar o lixo e onde descartar os diferentes tipos de material. Este projeto tem o objetivo de coletar, organizar e divulgar as informações pertinentes sobre a separação do lixo, de modo a influenciar e estimular as pessoas a realizarem o descarte correto e consciente dos resíduos sólidos. Pretende-se estudar as formas mais adequadas de comunicar as informações sobre separação e coleta de lixo na cidade de Pelotas-RS, para diferentes públicos. O presente projeto dá continuidade ao projeto "Separação do lixo: um esforço coletivo em prol do meio ambiente e da sociedade", que foi desenvolvido em parte no ano de 2019, tendo sua continuidade dificultada em 2020 em virtude da pandemia COVID-19, que alterou significativamente nossas rotinas de trabalho. Neste projeto anterior, foram realizadas duas etapas: 1) a coleta de informações sobre diferentes materiais recicláveis ou não e os pontos de coleta na cidade de Pelotas; 2) confecção de material de divulgação, sendo que o formato escolhido – banner ou cartaz – gerou dificuldades para a implementação da ação de educação ambiental. Esta experiência prévia foi importante para que seja possível agora revisar o conteúdo das informações básicas sobre os materiais que constituem o lixo seco e seu descarte, reformular o material de apoio à divulgação dessas informações e pensar estratégias para implementar as ações de educação ambiental.

Objetivo Geral

Este projeto tem o objetivo de coletar, organizar e divulgar as informações pertinentes sobre a separação do lixo, para atuar na educação ambiental com foco na conscientização da população sobre a importância dessa ação no cotidiano. Busca-se a partir disso, influenciar e estimular as pessoas a realizarem o descarte correto e consciente dos resíduos sólidos, contribuindo com a coleta seletiva na cidade de Pelotas-RS.

Justificativa

O projeto busca contribuir para que um maior número de pessoas consiga separar e descartar corretamente o lixo, a partir do acesso fácil às informações sobre como e onde descartar os resíduos sólidos. É importante saber quais os materiais podem fazer parte do lixo seco para serem reciclados e, ainda, onde devem descartar cada tipo de material: quais os locais atendidos pela coleta seletiva na cidade de Pelotas; onde se localizam os Ecopontos e onde atuam os catadores. Além de contribuir com o meio ambiente, a separação do lixo tem uma importância social, a medida que diversas pessoas trabalham em função da coleta e separação do lixo, organizadas em cooperativas de triagem ou atuando como catadores independentes.

Metodologia

O projeto se organiza em três etapas:
- pesquisa de informações sobre o modo de descarte de diferentes tipos de materiais, sobre a coleta seletiva e pontos de coleta do lixo seco;
- organização dessas informações para a divulgação em diferentes meios para públicos diversos;
- elaboração de estratégias para a implementação de ações de educação ambiental.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o material de divulgação a ser elaborado possa contribuir com ações de educação ambiental no âmbito do projeto de extensão em si e para além dele, oferecendo suporte a outras ações sobre o mesmo tema.
Pretende-se ampliar o acesso às informações sobre a separação do lixo na cidade de Pelotas-RS, fazendo com que se tenha uma adesão maior das famílias nessa ação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA NETO DE FARIA2
ANA PAULA POLIDORI ZECHLINSKI4
EDUARDO ROCHA2
GUSTAVO BENEDETTI SANTIAGO
MAURICIO COUTO POLIDORI2

Página gerada em 24/04/2024 11:24:02 (consulta levou 0.162531s)