Nome do Projeto
Estudo sobre o prognóstico de tumores mamários em cães e do sentimentos de luto dos tutores
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
29/12/2021 - 29/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Uma das neoplasias que ocorrem com maior frequência em cães é a neoplasia mamária, essas neoplasias em sua grande maioria são malignas, e associadas a mortalidade, sendo assim essencial a avaliação das margens cirúrgicas, pois o comprometimento das margens cirúrgicas pode estar relacionado com a recidiva tumoral e com um pior prognóstico do paciente. Com o aumento da longevidade dos cães, pode-se ter um acometimento por doenças terminais e que tem o seu curso prolongado, muitos humanos tem um vínculo afetivo muito forte com os animais, e assim quando ocorre uma perda, pode se ter um grande impacto emocional. Serão incluídos no estudo animais da espécie canina, fêmeas, de idades variadas e que através do exame clínico obtiveram o diagnóstico de neoplasia mamária (através de exame citológico e/ou histopatológico) e foram submetidas à mastectomia. Através do prontuário clínico, serão coletadas informações específicas de cada paciente, dados clínicos, e por meio do laudo histopatológico, serão coletadas informações sobre o tipo e grau histológico envolvido, avaliação das margens cirúrgicas e comprometimento de linfonodos regionais. Após será realizado um contato telefônico com os tutores para coleta de informações sobre o paciente e serão obtidas informações com relação ao estado geral dos pacientes, o aparecimento de novas lesões (recidivas), e para avaliação da sobrevida deles. Para o estudo do luto serão obtidos dados através de um questionário online (Lapa, 2019) adaptado, o mesmo será de amplo acesso, ficando disponível nas redes sociais. Neste questionário serão obtidas informações sobre o relacionamento dos tutores com seus animais de estimação, como eles enfrentaram o período de tratamento da doença terminal de seus animais, e qual a experiência do tutor com relação a perda dos animais de estimação. Após a obtenção dos dados, os mesmos serão tabelados e avaliados.

Objetivo Geral

Os objetivos deste estudo são avaliar a relação da margem cirúrgica com fatores prognósticos clínicos e patológicos em cadelas submetidas à mastectomia regional ou radical, em um estudo retrospectivo em pacientes atendidas no Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal de Pelotas (HCV-UFPel) e obter informações sobre os sentimentos e qual o impacto na vida dos tutores, ao enfrentar o período de doença e da morte dos animais de estimação

Justificativa

Com a alta incidência das neoplasias mamárias em cães na rotina clínica, deve se atentar a fatores prognósticos clínicos e patológicos que estejam relacionados com o aumento do índice de recidiva tumoral, após a terapia cirúrgica. Na medicina veterinária há uma escassez de estudos relacionados a avaliação de margens cirúrgicas e sua relação com fatores prognósticos, principalmente estudos relacionados a neoplasias mamárias. A obtenção de margens cirúrgicas livres em pacientes com neoplasia mamária, pode estar relacionado com a diminuição da recorrência tumoral, com a diminuição das metástases tumorais, e assim reduzindo a disseminação da doença e/ou da morte dos animais, evitando assim que o paciente venha a passar por novos procedimentos cirúrgicos, e obtendo um melhor prognóstico e qualidade de vida para os cães. A relação cada vez mais próxima entre homem-animal, e o aumento da longevidade dos animais, quando ocorre o período de doença ou morte dos mesmos, os tutores podem ser acometidos por sentimentos semelhantes ao da perda de um ser humano. Sendo assim é importante a identificação do mesmo, para que quem vivencie esse momento possa receber o apoio necessário tanto de familiares, quanto profissional, e também para que nós médico veterinários possamos conduzir esse momento da forma mais adequada. Com isso estamos desenvolvendo este estudo, na busca de identificar quais os sentimentos envolvidos, e qual o impacto na vida dos tutores quando estes vivenciam um período de doença e a morte de seus animais de estimação.

Metodologia

Estudo das margens neoplásicas- Através do prontuário clínico, serão coletadas informações específicas de cada paciente como: idade, raça, peso; dados clínicos como: a localização, o tamanho e o grau de aderência do tumor; qual o procedimento cirúrgico realizado (mastectomia regional ou mastectomia radical), estadiamento clínico e diagnóstico histopatológico dos tumores. O estadiamento clínico será realizado conforme sistema TNM (CASSALI et al., 2014) e será estabelecido por meio de mensuração do tumor, exame radiográfico de tórax, exame de ultrassom abdominal e avaliação citológica ou histopatológica dos linfonodos sentinela. Por meio do laudo histopatológico, serão coletadas informações sobre o tipo e grau histológico envolvido, avaliação das margens cirúrgicas e comprometimento de linfonodos regionais. Para avaliação das recidivas, serão coletadas informações nos prontuários, caso esse paciente tenha retornado ao HCV para nova consulta. Após a obtenção dos dados através dos prontuários, será realizado um contato telefônico com os tutores para coleta de informações sobre o paciente. Este contato ocorrera com pelo menos seis meses após a realização da terapia cirúrgica de mastectomia, e serão obtidas informações com relação ao estado geral dos pacientes, o aparecimento de novas lesões (recidivas), e para avaliação da sobrevida deles. Esses dados serão coletados e analisados estatisticamente.
Avaliação do luto-Serão obtidos dados através de um questionário online (Lapa, 2019) adaptado, o mesmo será de amplo acesso, ficando disponível nas redes sociais pelo período de 01 de junho a 30 de setembro de 2021. Neste questionário serão obtidas informações sobre o relacionamento dos tutores com seus animais de estimação, como eles enfrentaram o período de tratamento da doença terminal de seus animais, e qual a experiência do tutor com relação a perda dos animais de estimação. Será mantindo o sigilo e todos os participantes e obteve o parecer favorável nº 4.791.912 comitê de ética em pesquisa, conforme a resolução N° 466 (Brasil, Conselho Nacional de Saúde, 2013). . Após a obtenção dos dados, os mesmos serão tabelados e avaliados.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que a presença de margens comprometidas tenha uma relação direta com o comprometimento linfonodal, o tipo histológico, o tamanho, a aderência e a taxa de recidiva tumoral e o índice de sobrevida de cadelas submetidas ao procedimento de mastectomia, podendo assim estabelecer fatores prognósticos clínicos e patológicos;
Através do estudo do luto espera-se demonstrar o sentimento de perda/luto frente aos seus animais de estimação. Que os tutores que apresentem uma relação com os animais como membros da família, passem pela experiência do luto antecipado, e que não ocorra a diferenciação da gravidade do luto, quando vivenciada a perda de um animal de estimação ou de um ser humano.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXSANDER FERRAZ
ANDREZA BERNARDI DA SILVA
BRUNA PORTO LARA
BRUNO CABRAL CHAGAS
CAMILA MOURA DE LIMA
CLÁUDIA BEATRIZ DE MELLO MENDES
CLÁUDIA BEATRIZ DE MELLO MENDES
DANIELE WEBER FERNANDES
EDUARDO SANTIAGO VENTURA DE AGUIAR4
ELIEZER MONTEIRO DA COSTA
FABIANE BORELLI GRECCO1
FABIO RAPHAEL PASCOTI BRUHN1
FERNANDA DAGMAR MARTINS KRUG
GIULIA BATISTA DE FREITAS
LUÃ BORGES IEPSEN
MARCIA DE OLIVEIRA NOBRE1
MARIANA TIMM KROLOW
MARTHA BRAVO CRUZ PIÑEIRO
RISCIELA SALARDI ALVES DE BRITO
SABRINA DE OLIVEIRA CAPELLA
SERGIO JORGE3
THOMAS NORMANTON GUIM3

Página gerada em 21/05/2024 01:16:09 (consulta levou 0.196333s)