Nome do Projeto
Investigação de Trichomonas gallinae em aves encaminhados ao NURFS-CETAS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/12/2021 - 30/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Tricomoníase aviária, causada pelo protozoário Trichomonas gallinae, é provavelmente a doença parasitária mais antiga conhecida na vida selvagem. Os principais hospedeiros de T. gallinae são aves da família columbidae, que apresentam alta prevalência de tricomoníase sem manifestar a doença, embora uma grande variedade de espécies aviárias também possam ser infectadas. Os sintomas desta doença dependem da cepa do protozoário e do sistema imunológico do indivíduo infectado, sendo este último capaz de controlar cepas de baixa patogenicidade e prevenir a progressão do protozoário. A forma clássica de expressão da doença é a formação de placas caseosas na boca, esôfago e papo, mas existem outras formas, como a infiltração óssea das tricomonas no crânio ou migrações através da corrente sanguínea para os órgãos do parênquima. O contínuo crescimento da população de pombos e sua natureza cosmopolita fazem com que hoje exista uma distribuição mundial desta espécie, sendo responsável pela distribuição e manutenção da prevalência da tricomoníase em quase todo o mundo. A transmissão da doença pode ser direta, por contato direto, ou indiretamente, por meio de alimentos ou água. Essa rota indireta é a razão pela qual uma gama tão ampla de famílias de pássaros pode ser infectada, muito diferentes dos columbídeos, como aves de rapina, necrófagos, passeriformes, tentilhões, piciformes, papagaios, otidídeos ou aves de capoeira.

Objetivo Geral

Investigar a presença de T. gallinae em aves recebidas no Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestres.

Justificativa

Tricomoníase aviária, causada pelo protozoário flagelado Trichomonas gallinae, é provavelmente a doença parasitária mais antiga conhecida na vida selvagem. Os principais hospedeiros de T. gallinae são aves da família columbidae (STABLER, 1969), que apresentam alta prevalência de tricomoníase sem manifestar a doença, embora uma grande variedade de espécies aviárias também possam ser infectadas. A forma clássica de expressão da doença é a formação de placas caseosas na cavidade oral, faringe, esôfago e papo (STABLER, 1969; KRONE, 2002).
A transmissão da doença pode ser direta, por contato direto, ou indiretamente, por meio da ingestão de alimentos ou água contaminados, tendo relevante importância a regurgitação da comida entre pais e seus filhos (ANDRÉ, 2005). Essa rota indireta é a razão pela qual uma gama tão ampla de famílias de pássaros pode ser infectada, muito diferentes dos columbídeos, como aves de rapina, necrófagos, passeriformes, tentilhões, piciformes, papagaios, otidídeos ou aves de capoeira (COLE, 1999; PATTON, 2000).
Segundo os estudos realizado por (LAWSON et al. 2011a, b), uma cepa clonal de T. gallinae surgiu como a causa de uma doença epidêmica de tentilhões na Europa. O surto desta doença em passeriformes já foi descrito em outros países, como no norte e centro da Alemanha (FORZAN et al. 2010; LAWSON et al. 2011a; QUILLFELDT P. et al. 2018), Ilhas britânicas (CHI J. F., 2013), Fennoscandinavia (FORZAN et al. 2010; NEIMANIS et al. 2010; LAWSON et al. 2011a; LEHIKOINEN et al. 2013), Reino Unido (LAWSON et al. 2012; GANAS P. et al. 2013), Áustria (GANAS P. et al. 2013), Eslovênia (ZADRAVEC et al. 2012) e América do norte (ANDERSON N. L. et al. 2009).

Metodologia

Serão colhidas amostras de suabe oral de aves recebidas no Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre. O número amostral será por conveniência, de acordo com os animais que chegarem para atendimento.
As aves passarão por avaliação clínica de rotina, para colheita das amostras os animais serão contidos com mãos nuas, será realizada a abertura do bico e introduzido um suabe da suabe da orofaringe. Após colheita, o material será imediatamente acondicionado em tubo falcon de 15mL contendo meio de cultura TYM (Tripticase-Yeast Extract-Maltose), o qual será mantido a temperatura de 37ºC e será encaminhado ao
Laboratório de Protozoologia e Entomologia (LAPEn), onde será feita a leitura em 24 e 48 horas. Os tubos de cultura serão centrifugados a 1500 rpm por 10 min e, em seguida, uma alíquota do sedimento será analisada em microscópio óptico em aumento de 40X e foi observado trofozoítos em 24 e 48 horas de leitura.

Indicadores, Metas e Resultados

Demonstrar a ocorrência de Trichomonas gallinae em aves de diferentes ordens.
Monitorar a ocorrência desse agente em aves no Sul do Estado do Rio Grande do Sul.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIEL DA SILVA ZANI
MARLETE BRUM CLEFF1
MAYANA LIMA SÁ
RAQUELI TERESINHA FRANCA1
VITÓRIA MANKE NACHTIGALL
Ynara Passini

Página gerada em 26/04/2024 17:47:24 (consulta levou 0.149721s)