Nome do Projeto
Crescimento e Desenvolvimento de Filhotes de Cães da Raça Australian Cattle Dog
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/12/2021 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Os cães são mamíferos domésticos que com evoluíram com a espécie humana, ganhando cada vez mais espaço e desempenhando funções muitas vezes complexas. Os cães de raça pura apresentam características morfológicas marcantes e habilidades bem específicas, conferidas por conjuntos genéticos selecionados e a partir da seleção e de cruzamentos planejados e devidamente registrados. O acompanhamento integral da criação de cães de raça pura promove não apenas a manutenção da raça, mas também contribui para garantir saúde e bem estar dos animais. Assim, o sucesso reprodutivo da criação de cães de raça pura inclui não apenas a garantir a prenhez planejada, mas também assegurar todas as etapas do parto ao desmame dos filhotes. Portanto, a reprodução não deve ser percebida de forma segmentada e a contribuição do médico veterinário é decisiva para o sucesso reprodutivo dos cães bem como para a preservação das raças caninas. Dentre mais de 300 raças caninas registradas, as raças de pastoreio contribuem para o manejo de animais de produção e devido as suas habilidades, também são utilizadas em outras funções tornando-se presentes cada vez mais no espaço urbano. Participando de atividades esportivas e integrando rotina de famílias urbanas, a raça Australian Cattle Dog é uma raça de porte médio, rústica, ativa e versátil que tem crescido em popularidade no Brasil na última década. As fêmeas têm boa habilidade materna e os filhotes são ativos, crescem rapidamente e mostram-se independentes. O estabelecimento de padrões esperados de crescimento e desenvolvimento inicial de filhotes da raça contribuirá para a identificação, acompanhamento e intervenção em situações atípicas. Os períodos perinatal e neonatal sempre são destacados como pontos muito sensíveis, porém mesmo sendo superados, ainda seguem sendo desafiadoras as etapas de amamentação e desmame visto que raras são as informações sobre os parâmetros esperados de crescimento para raças específicas.

Objetivo Geral

Avaliar e analisar os padrões de crescimento e desenvolvimento nos períodos neonatal e de desmame de cães da raça Australian Cattle Dog.

Justificativa

Os cães são mamíferos domésticos que com evoluíram com a espécie humana, ganhando cada vez mais espaço e desempenhando funções muitas vezes complexas. Os cães de raça pura apresentam características morfológicas marcantes e habilidades bem específicas, conferidas por conjuntos genéticos selecionados e a partir da seleção e de cruzamentos planejados e devidamente registrados.
O acompanhamento integral da criação de cães de raça pura promove não apenas a manutenção da raça, mas também contribui para garantir saúde e bem estar dos animais. Assim, o sucesso reprodutivo da criação de cães de raça pura inclui não apenas a garantir a prenhez planejada, mas também assegurar todas as etapas do parto ao desmame dos filhotes. Portanto, a reprodução não deve ser percebida de forma segmentada e a contribuição do médico veterinário é decisiva para o sucesso reprodutivo dos cães bem como para a preservação das raças caninas.
Dentre mais de 300 raças caninas registradas, as raças de pastoreio contribuem para o manejo de animais de produção e devido as suas habilidades, também são utilizadas em outras funções tornando-se presentes cada vez mais no espaço urbano. Participando de atividades esportivas e integrando rotina de famílias urbanas, a raça Australian Cattle Dog é uma raça de porte médio, rústica, ativa e versátil que tem crescido em popularidade no Brasil na última década. As fêmeas têm boa habilidade materna e os filhotes são ativos, crescem rapidamente e mostram-se independentes.
O estabelecimento de padrões esperados de crescimento e desenvolvimento inicial de filhotes da raça contribuirá para a identificação, acompanhamento e intervenção em situações atípicas. Os períodos perinatal e neonatal sempre são destacados como pontos muito sensíveis, porém mesmo sendo superados, ainda seguem sendo desafiadoras as etapas de amamentação e desmame visto que raras são as informações sobre os parâmetros esperados de crescimento para raças específicas.

Metodologia

O estudo de cunho observacional será realizado no canil Sentinela Farrapo, localizado em Pelotas, RS, sendo conduzido de forma prospectiva, longitudinal incluindo ninhadas de cães da raça Australian Cattle Dog nascidas no Canil Sentinela Farrapo (FCI-CBKC) no período de agosto de 2020 a fevereiro de 2021, filhotes nos períodos neonatal, transição e desmame (até 6 semanas), bem como fêmeas e machos utilizados nos cruzamentos serão acompanhados durante o ciclo de reprodução.
Fêmeas aptas a reproduções serão avaliadas através de citologia vaginal e terão os registros de cobertura disponibilizados. Para cada fêmea será preenchida uma ficha constando dados gerais do exemplar bem como informações específicas (ANEXO 1).
Para cada macho reprodutor utilizado será preenchida uma ficha constando dados gerais do exemplar bem como informações de cunho reprodutivo e imagens e medidas ultrassonográficas de estruturas testicular. Todos os machos utilizados como reprodutores realizam espermograma periódicos e foram submetidos a exame andrológico anterior ao período do projeto (ANEXO 2).
Aos 30 dias do primeiro serviço será realizado ultrassom pélvico para confirmação gestacional e acompanhamento, sendo então as fêmeas e sua respectiva ninhadas incluídas no estudo. Gestantes receberão ração comercial ad libitum após os 45 dias de gestação até o desmame e não receberão nenhum medicamento para aumentar produção de leite. Serão registrados: o tempo aproximado do trabalho de parto, número total de filhotes, número de natimortos, ocorrência de distocia, sexo dos filhotes e intercorrências (ANEXO 3).
Os filhotes serão alimentados com leite materno e alimento comercial super premium formulado, de forma a atender às demandas nutricionais das diferentes fases de crescimento. Sendo avaliados por análise morfométrica: pesagem (g) diárias até os 45 dias de vida, comprimento total e perímetro torácico (cm) semanalmente até 45 dias de vida. Para coleta de informações e processamento de dados a pesagem de cada exemplar será individual, realizada sempre no mesmo horário. A glicemia da mãe e dos filhotes será obtida através de teste rápido, utilizando aparelho portátil, 24h após o parto. Os dados obtidos serão tabulados, organizados em tabelas do programa Microsoft Excel para cálculo da média e do desvio padrão. As diferenças entre as médias obtidas serão comparadas através do teste T de student e dados referentes aos natimortos expressos em porcentagem.

Indicadores, Metas e Resultados

- determinar os padrões de crescimento da raça

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARINE DAHL CORCINI2
MARIA EDUARDA BICCA DODE

Página gerada em 26/04/2024 07:22:01 (consulta levou 0.133214s)