Nome do Projeto
BIOINDICADORES AMBIENTAIS PARA AVALIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS COM AGROTÓXICOS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/01/2022 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O aumento populacional e consequentemente a demanda por alimentos tornou o sistema de cultivo agrícola atual baseado na intensa aplicação de produtos químicos visando a máxima produtividade. Cerca de 90% dos agrotóxicos aplicados por pulverização não atingem seu alvo e muitos desses demonstram persistência no ambiente e se acumulam ao longo das cadeias alimentares, alcançando concentrações altas e tóxicas. O solo é um compartimento susceptível a este tipo de contaminação e o emprego de métodos rápidos, simples e de baixo custo de detecção e avaliação do grau de toxicidade destas substâncias no ambiente se faz de extrema importância. Assim, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar a toxicidade ambiental de agrotóxicos no solo, utilizando como bioindicadores as minhocas da espécie Eisenia andrei. Esta linha de pesquisa teve início pela proponente no ano de 2015, tendo sido cadastrado no sistema antigo projetos de pesquisa sob o código cocepe 8240.

Objetivo Geral

O presente projeto tem como objetivo geral avaliar a toxicidade de agrotóxicos em solos utilizando bioindicadores ambientais.

Justificativa

A crescente demanda por alimentos impulsionou o desenvolvimento de práticas intensivas na agricultura. A partir dos anos 1990, o uso de pesticidas no Brasil cresceu significativamente. Dados indicam que o Brasil esteve entre os que mais intensificaram o consumo de agrotóxicos, mostrando que para cada hectare de área cultivada, a quantidade aplicada aumentou cerca de quatro vezes no período analisado entre os anos 1991 e 2015 (IPEA, 2019). A intensa utilização destes produtos trouxe consigo a preocupação com a contaminação ambiental visto que muitos destes demonstram persistência no ambiente. O frequente uso destes produtos podem oferecer riscos ambientais e à saúde humana pois podem causar a contaminação de solos agrícolas, das águas superficiais e subterrâneas, dos alimentos, podendo apresentar, consequentemente, efeitos negativos em organismos terrestres e aquáticos e de intoxicação humana pelo consumo de água e alimentos contaminados, bem como o risco de intoxicação ocupacional de trabalhadores (Machado, 2016). Assim, se faz de extrema importância avaliar a toxicidade ambiental presente em diferentes compartimentos. Assim, é proposto avaliar a qualidade de solos e a toxicidade de substâncias químicas aplicadas utilizando como organismo teste minhocas da espécie Eisenia andrei, visto que estas se destacam como bioindicadores em testes de ecotoxicidade e por ser um método rápido a ser realizado a fim de determinar a biodisponibilidade de substâncias químicas no solo.

Metodologia

A fim de avaliar a toxicidade de solos contaminados com agrotóxicos serão realizados experimentos baseado em metodologias de normativas internacionais com diferentes dosagens (mg/Kg). As dosagens propostas são baseadas nas taxas recomendadas de aplicação no campo e taxas mais elevadas. Para análise serão realizados tratamentos controles (negativo e positivo). Os ensaios serão realizados em quintuplicata. Para preparar as soluções aplicadas às amostras de solo, será utilizada a bula do produto e a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ). Os solos serão coletados de local que não receba aplicação destes produtos, sendo estes adicionados intencionalmente em laboratório de acordo com a dose a ser estudada. Os resultados obtidos serão comparados pelo teste de Tukey (comparação entre médias) a um nível de confiança de 95%, utilizando o Programa Statistica.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se avaliar a qualidade dos solos e o impacto da presença destes produtos no solo analisando o comportamento dos indivíduos da espécie Eisenia andrei em diferentes concentrações dos produtos. Para a área de conhecimento, o impacto mais significativo seria o fortalecimento da linha de pesquisa sobre impactos ambientais causados pelos agrotóxicos. A participação de alunos nos projetos de pesquisa é extremamente importante na formação dos mesmos, tendo em vista a busca por novos conhecimentos, desenvolvimento de caráter investigativo, desenvolvimento de habilidades na elaboração de material teórico-prático, entre outros.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DAIANE APARECIDA KREWER
DANIELA VELLAR HEPP
GRASIELLE DA SILVA FRAGA
GUSTAVO SCHIEDECK
MARCOS PAULO MACHADO
NATALI DORNELLES PACHECO
STEVAN MENDES PINHEIRO
VANESSA SACRAMENTO CERQUEIRA2

Página gerada em 29/03/2024 04:19:25 (consulta levou 0.147012s)