Nome do Projeto
Contextos da Educação Matemática
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/11/2023 - 12/11/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Projeto visando o atendimento da curricularização da extensão dos cursos de Licenciatura em Matemática Integral e Noturno, em articulação com o Mestrado em Educação Matemática (acadêmico) e a Educação Básica. Trata-se de um projeto associado a um eixo de formação de professores de matemática ligado às seguintes disciplinas da graduação: Introdução à Educação Matemática Matemática Sociocultural Filosofia da Educação Matemática Currículo e Educação Matemática História da Matemática I História da Matemática II

Objetivo Geral

Integrar universidade e comunidade via ações de extensão relacionadas aos debates entre a matemática escolar, em todos os seus níveis, e os contextos sócio-histórico-político-culturais em que está implicada.

Justificativa

A UFPel tem um compromisso importante com a formação de professores de matemática e pesquisadores em Educação Matemática que compreendam e problematizem os contextos sócio-histórico-político-culturais em que a matemática escolar está implicada, especialmente relativos à metade-sul do estado do Rio Grande do Sul;
Além disso, proporcionar discussões teórico-metodológicas a respeito dos contextos sócio-histórico-político-culturais em que a matemática escolar está implicada possibilitará aos licenciandos em Matemática da UFPel uma compreensão mais ampla da complexidade do fazer docente na Educação Básica, em espaços formais e informais.
Por fim, um projeto de extensão dessa natureza busca reduzir a distância entre as demandas dos professores e estudantes da Educação Básica e os professores e estudantes do Ensino Superior, a partir de problematizações com a produção acadêmica que se proponha a dar conta de problemas correlatos aos contextos sócio-histórico-político-culturais em que a matemática escolar está implicada.

Metodologia

- Constituição de um grupo de estudos que agregue professores e estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior para tratar de debates entre a matemática escolar e os contextos sócio-histórico-político-culturais em que está implicada.

- atividades de aproximação entre professores e estudantes da Educação Básica e os professores e estudantes do Ensino Superior a partir de atividades em contextos educacionais formais e não-formais;

- elaboração e discussão de materiais relativos ao ensino de matemática que contemplem contextos sócio-histórico-político-culturais em que a matemática escolar está implicada;

- atividades que associem o ensino de matemática com elementos artístico-culturais conduzidos pelos licenciandos e voltadas para comunidade externa interessada em Educação Matemática. (por exemplo: CineMat)

Indicadores, Metas e Resultados

- Melhoria da compreensão, por parte dos licenciandos em Matemática, da complexidade do fazer docente na Educação Básica, em espaços formais e informais;

- aprofundamento teórico-metodológico da formação de professores que ensinam matemática, inicial e continuada, em aspectos relativos aos contextos sócio-histórico-político-culturais em que a matemática escolar e está implicada;

- melhoria da articulação entre o ensino de matemática e os contextos sócio-histórico-político-culturais em que a matemática escolar está implicada nas cidades alcançadas pelo Projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELA STEVANIN HOFFMANN5
DIOGO FRANCO RIOS5
KÁTIA LUCINARA SOARES SPECHT
RODRIGO MARQUES QUEIROGA
RODRIGO MARQUES QUEIROGA

Página gerada em 29/04/2024 01:43:32 (consulta levou 0.511341s)