Nome do Projeto
Contextos da Educação Matemática
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/11/2023 - 12/11/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Projeto visando o atendimento da curricularização da extensão dos cursos de Licenciatura em Matemática Integral e Noturno, em articulação com o Mestrado em Educação Matemática (acadêmico) e a Educação Básica.
Trata-se de um projeto associado a um eixo de formação de professores de matemática ligado às seguintes disciplinas da graduação:
Introdução à Educação Matemática
Matemática Sociocultural
Filosofia da Educação Matemática
Currículo e Educação Matemática
História da Matemática I
História da Matemática II
Objetivo Geral
Integrar universidade e comunidade via ações de extensão relacionadas aos debates entre a matemática escolar, em todos os seus níveis, e os contextos sócio-histórico-político-culturais em que está implicada.
Justificativa
A UFPel tem um compromisso importante com a formação de professores de matemática e pesquisadores em Educação Matemática que compreendam e problematizem os contextos sócio-histórico-político-culturais em que a matemática escolar está implicada, especialmente relativos à metade-sul do estado do Rio Grande do Sul;
Além disso, proporcionar discussões teórico-metodológicas a respeito dos contextos sócio-histórico-político-culturais em que a matemática escolar está implicada possibilitará aos licenciandos em Matemática da UFPel uma compreensão mais ampla da complexidade do fazer docente na Educação Básica, em espaços formais e informais.
Por fim, um projeto de extensão dessa natureza busca reduzir a distância entre as demandas dos professores e estudantes da Educação Básica e os professores e estudantes do Ensino Superior, a partir de problematizações com a produção acadêmica que se proponha a dar conta de problemas correlatos aos contextos sócio-histórico-político-culturais em que a matemática escolar está implicada.
Além disso, proporcionar discussões teórico-metodológicas a respeito dos contextos sócio-histórico-político-culturais em que a matemática escolar está implicada possibilitará aos licenciandos em Matemática da UFPel uma compreensão mais ampla da complexidade do fazer docente na Educação Básica, em espaços formais e informais.
Por fim, um projeto de extensão dessa natureza busca reduzir a distância entre as demandas dos professores e estudantes da Educação Básica e os professores e estudantes do Ensino Superior, a partir de problematizações com a produção acadêmica que se proponha a dar conta de problemas correlatos aos contextos sócio-histórico-político-culturais em que a matemática escolar está implicada.
Metodologia
- Constituição de um grupo de estudos que agregue professores e estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior para tratar de debates entre a matemática escolar e os contextos sócio-histórico-político-culturais em que está implicada.
- atividades de aproximação entre professores e estudantes da Educação Básica e os professores e estudantes do Ensino Superior a partir de atividades em contextos educacionais formais e não-formais;
- elaboração e discussão de materiais relativos ao ensino de matemática que contemplem contextos sócio-histórico-político-culturais em que a matemática escolar está implicada;
- atividades que associem o ensino de matemática com elementos artístico-culturais conduzidos pelos licenciandos e voltadas para comunidade externa interessada em Educação Matemática. (por exemplo: CineMat)
- atividades de aproximação entre professores e estudantes da Educação Básica e os professores e estudantes do Ensino Superior a partir de atividades em contextos educacionais formais e não-formais;
- elaboração e discussão de materiais relativos ao ensino de matemática que contemplem contextos sócio-histórico-político-culturais em que a matemática escolar está implicada;
- atividades que associem o ensino de matemática com elementos artístico-culturais conduzidos pelos licenciandos e voltadas para comunidade externa interessada em Educação Matemática. (por exemplo: CineMat)
Indicadores, Metas e Resultados
- Melhoria da compreensão, por parte dos licenciandos em Matemática, da complexidade do fazer docente na Educação Básica, em espaços formais e informais;
- aprofundamento teórico-metodológico da formação de professores que ensinam matemática, inicial e continuada, em aspectos relativos aos contextos sócio-histórico-político-culturais em que a matemática escolar e está implicada;
- melhoria da articulação entre o ensino de matemática e os contextos sócio-histórico-político-culturais em que a matemática escolar está implicada nas cidades alcançadas pelo Projeto.
- aprofundamento teórico-metodológico da formação de professores que ensinam matemática, inicial e continuada, em aspectos relativos aos contextos sócio-histórico-político-culturais em que a matemática escolar e está implicada;
- melhoria da articulação entre o ensino de matemática e os contextos sócio-histórico-político-culturais em que a matemática escolar está implicada nas cidades alcançadas pelo Projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DANIELA STEVANIN HOFFMANN | 5 | ||
DIOGO FRANCO RIOS | 5 | ||
DION GUSTAVO OXLEY LEITE | |||
LUANA DE VARGAS CAVALHEIRO | |||
RODRIGO MARQUES QUEIROGA | |||
VANIA ESCALANT PEREIRA |