Nome do Projeto
Quem Luta Não Briga -
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/05/2017 - 28/11/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O Projeto Quem Luta Não Briga (QLNB), existente há 7 anos, desenvolve a modalidade Taekwondo, para iniciantes a partir de 7 anos, estudantes da rede escolar publica e privada de Pelotas, bem como discentes da UFPEL e praticantes no alto rendimento a partir dos 12 anos. São jovens e adultos da cidade de Pelotas/RS que participam de competições ao longo do ano e possui atletas classificados na seleção Estadual e Nacional, disputando competições Nacionais e Internacionais. O projeto atende ao total de aproximadamente 250 alunos de várias faixas etárias. Este projeto tem como objetivo a integração, socialização e inclusão dê seus participantes, propiciando um espaço para uma prática físico-esportiva, no alto rendimento as aulas visam também à melhoria da aptidão física, a partir de treinamento orientado e específico para o Taekwondo. As aulas e sessões de treino ocorrem de duas a cinco vezes na semana, de acordo com classificação no grupo, alocadas em modalidades técnicas, de preparação física e táticas. Adicionalmente, há interprofissionalidade envolvendo educação física, nutrição, medicina, fisioterapia e psicologia.

Objetivo Geral

Organizar, planejar e aplicar treinos a interessados em aprender taekwondo na cidade de Pelotas. Especificamente, trata-se de: i) elaborar e aplicar sessões de treinamento, estruturar calendário de treino em função do período anual de competições; ii) fomentar interlocução entre ensino e extensão, com elevada participação de discentes da universidade em sua operacionalização cotidiana; iii) proporcionar interação entre universidade e sociedade civil mediada pela prática esportiva.

Justificativa

Devido à demanda crescente de profissionais qualificados a trabalharem com lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate, o projeto visa à capacitação discente da ESEF a trabalhar de modo contínuo e proximal com praticantes de modalidade olímpica de combate, no caso o taekwondo.

De modo complementar, aplicar preparação física, técnica e tática a atletas da modalidade, em conjunto com profissionais da área da saúde, que representam a cidade em competições locais, regionais, nacionais e internacionais.

Metodologia

O projeto é pautado na organização das sessões gerais e específicas de treino, aplicas às terças, quartas, quintas-feiras e sábados. A operacionalização dos conteúdos ocorre a partir de reuniões periódicas semanais com discentes envolvidos na atividade.

Semanalmente, a equipe de treino se reúne nas dependências da ESEF/UFPel, na associação de moradores da Cohab Tablada, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-Pelotas), bem como em escolas públicas municipais de Pelotas/RS para treino coletivo. Os estímulos são organizados a partir de conversas prévias e em função do calendário competitivo da modalidade.

Os praticantes inscritos no QLNB se organizam em diferentes níveis de aprofundamento, a saber: i) Iniciação esportiva, ii) Especialização inicial; iii) Especialização aprofundada e, iv) Alto nível. Para cada um destes níveis, o comprometimento e exigências são progressivamente incrementadas. Na Iniciação, são ministrados apenas estudos de Taekwondo, em duas sessões semanais; na Especialização Inicial há três aulas da modalidade, e uma aula de condicionamento físico; Especialização Aprofundada envolve a prática de três sessões semanais de Taekwondo, bem como duas aulas de condicionamento físico. Neste contexto há acompanhamento com nutricionista esportiva e fisioterapia.

Indicadores, Metas e Resultados

Os inscritos no projeto são jovens e adultos da cidade de Pelotas/RS, os quais participam de competições ao longo do ano. O QLNB possui atletas classificados na seleção Estadual e Nacional, disputando competições Nacionais e Internacionais. Recentemente, destacam-se os seguintes títulos conquistados: 12 medalhas de ouro em campeonato brasileiro, 1 medalha de prata no Pan-americano no México e 1 participação no Mundial em Azerbaijão, 3 títulos de campeão geral por equipe em 2012/2013/2014. Destaca-se a formação de 10 faixas pretas, e 1 técnico na Seleção Gaúcha e Seleção Brasileira.
Para 2017, no Campeonato Gaúcho ocorrido em 29 de abril, foram inscritos 27 atletas e foram conquistadas 26 medalhas de Campeão e Vice Campeão, sendo que 21 foram de Campeão. Foram disputadas 6 vagas na Seleção Gaúcha e conquistadas 4 vagas de titulares e 2 como reservas. Neste sentido, conseguir classificações em nível estadual, nacional e internacional são resultados esperados para 2017.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALAN YAGO BARBOSA DE LIMA
EMILY PORTO TELESCA
FABRICIO BOSCOLO DEL VECCHIO2
HENRIQUE ROCHA DE PINHO
LIZANDRO PICH FONSECA
ROSSANO DINIZ
ROSSANO DINIZ

Página gerada em 26/04/2024 19:00:19 (consulta levou 0.145240s)