Nome do Projeto
Avaliação da taxa de detecção de adenoma e demais parâmetros de qualidade em colonoscopia
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
05/01/2022 - 20/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A colonoscopia é um método seguro e eficiente no rastreio de câncer colorretal (1). Ela permite a visualização de todos os segmentos do cólon e é o exame padrão-ouro para o rastreamento deste tipo de câncer com resultados favoráveis na diminuição do impacto da doença (2). A aplicabilidade deste método reduz a incidência e a mortalidade decorrentes do câncer colorretal, pois é um exame diagnóstico-terapêutico em que se faz a remoção de lesões neoplásicas precoces (adenomas)(3). Existem diversos estudos mostrando que a qualidade em colonoscopia e sua subsequente taxa de detecção de adenomas (ADR) variam entre os endoscopistas (3,4). Assim, a sua efetividade está fortemente associada à sua qualidade (5). Para um exame de excelência, devemos estar atentos aos parâmetros que hoje já se encontram bem estabelecidos na literatura. O presente projeto pretende avaliar a taxa de detecção de adenoma e demais parâmetros na qualidade de colonoscopia de exames realizados no Serviço de Endoscopia do Hospital Escola (HE)-EBSERH/UFPel, à fim de melhorar a longo prazo a excelência do serviço.

Objetivo Geral

- Avaliar a ADR no serviço de endoscopia do HE da EBSERH/UFPel.
- Analisar o perfil dos pacientes submetidos ao exame de colonoscopia.
- Avaliar outros indicadores de qualidade em colonoscopia como efetividade do preparo, a taxa de intubação do ceco e o tempo de retirada do aparelho e associar estes com a ADR.

Justificativa

A despeito da colonoscopia ser amplamente reconhecida como exame padrão ouro no screening de Câncer Colorretal, é ainda um exame operador dependente com variabilidade nos índices de qualidade entre os serviços (1,5). Assim, deve-se analisar os parâmetros que implicam na sua qualidade e verificar se eles atingem ou não os padrões considerados adequados pela literatura mundial. Dessa forma, pode-se identificar os pontos a serem melhorados em cada serviço, especialmente quando se trata de uma instituição de ensino e formadora de novos profissionais.
Com esse estudo poderá se analisar dados objetivos para alcançar esta qualidade e, consequentemente, a melhora do serviço de endoscopia, capacitando os seus profissionais e o ensino oferecido aos residentes de Gastroenterologia.

Metodologia

Amostra e delineamento do estudo
Será realizado um estudo transversal, que avaliará pacientes submetidos à colonoscopia no Serviço de Endoscopia do HE EBSERH/UFPel. Serão incluídos pacientes que realizarão exame eletivo. Somente serão excluídos do estudo aqueles pacientes que expressarem o desejo de não participar ou que forem submetidos a colonoscopia de urgência. Os indivíduos que abandonarem o estudo serão incluídos nas análises. O estudo será realizado em um período de aproximadamente
Logística da coleta de dados
Será aplicado um questionário durante o exame, que será preenchido pelo pesquisador, com os profissionais que o realizarão (04 profissionais, entre gastroenterologistas e cirurgiões), que consiste em avaliar as principais medidas e suas subdivisões para a qualidade da colonoscopia. Serão avaliados os seguintes parâmetros: Taxa de ADR (através da análise histopatológica de todas as lesões ressecadas), efetividade do preparo, a taxa de intubação do ceco e o tempo de retirada do aparelho.
Bibliografia utilizada
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica abrangente para identificar todos os artigos publicados sobre o assunto, sem restrição de idioma. Pesquisamos as seguintes bases de dados eletrônicas para identificar possíveis estudos: PubMed, New England Journal of Medicine, United European Gasroenterology, European Society of Gastrointestinal Endoscopy, American Gastroenterological Association e American Society for Gastrointestinal Endoscopy, entre outros.
Análise Estatística
Os dados serão apresentados em número absolutos e porcentagens, será realizada análise comparativa simples e teste qui quadrado entre os dados obtidos após realização dos exames.

Aspectos Éticos
Serão respeitados todos os princípios éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde na Resolução N 196 de 10 de Outubro de 1996. Todos os pacientes que aceitarem participar da pesquisa assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Será assegurado o direito à confiabilidade dos dados e o cuidado na utilização das informações nos trabalhos escritos, de modo que os participantes não possam ser identificados. O estudo passará pela aprovação do Comitê de Ética do HE.
Ainda quanto ao sigilo e armazenamento de dados coletados, importa ressaltar que a Lei Geral de Proteção de dados – LGPD número 13.709 será respeitada. Os resultados do estudo serão arquivados por cinco anos em arquivo próprio, sob os cuidados dos pesquisadores Felipe Silveira Martins Sartori, Marcos Rech Londero e Elza Cristina Miranda da Cunha Bueno, todos estando cientes e concordantes quanto ao cumprimento da lei. Ressalta-se que os dados poderão ser publicados, garantindo o anonimato dos sujeitos participantes.


Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos conseguir avaliar a qualidade do Serviço de endoscopis do HE e conforme estes achados realizar melhoris nas atividades e serviços prestados aos pacientes

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE BORGES DE CASTRO
CAROLINE LOPES FARIAS
Camila Luiza Lagni
EDUARDO ZANATTA KAPP
ELZA CRISTINA MIRANDA DA CUNHA BUENO8
FELIPE GONCALVES REZENDE ROCHA DE OLIVEIRA
FELIPE SILVEIRA MARTINS SARTORI
GABRIELA RIVA MEHRINGER
GUSTAVO GONZALES REAL
HAYANA LUIZA RUZZA ALTENHOFEN
IGOR BENTO ALVES
ISABELA OLIVEIRA DE MIRANDA
ISADORA SPIERING
JOÃO HÉLIO ALVES MARCIANO NETO
LUCAS MARTINS FREIRE
LUPÉRCIO SILVA E LAMOUNIER
MARIA EDUARDA STEINMETZ KACZEN
Marcos Rech Londero
PETRA SOFIA LOVO OLIVEIRA SAVIO
TALITA VILA MARTINS
VICTOR ESPÍNDOLA VIEIRA DA SILVA
VITOR TEIXEIRA COUTO DE ALBUQUERQUE CODOGNOTTO
WILSON JUNIO TOMAZ MARTINS

Página gerada em 23/04/2024 04:36:36 (consulta levou 0.147049s)