Nome do Projeto
Programa de Terapia Ocupacional em Gerontologia (PRO-GERONTO)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/03/2022 - 22/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Terceira Idade
Resumo
Esse programa visa beneficiar idosos residentes na comunidade por meio de ações e intervenções terapêutico ocupacionais que visem a prevenção do declínio cognitivo, demências e demais processos patológicos (ou situacionais) que possivelmente podem acometê-los, além de promover a esta população um envelhecimento mais ativo tendo como norteadores as políticas públicas específicas e as bases teóricas da Terapia Ocupacional.
Objetivo Geral
Proporcionar aos idosos da comunidade pelotense atendimento terapêutico ocupacional (em diferentes modalidades e formatos) e a participação em ações de promoção de saúde, possibilitando ao aluno o conhecimento e a vivência das contribuições da Terapia Ocupacional na Gerontologia.
Justificativa
A Gerontologia é uma das áreas que mais vem crescendo no mercado brasileiro. Isso é reflexo do fenômeno do envelhecimento populacional que já é realidade no país. Muitos profissionais da saúde têm se dedicado na atuação com idosos e contribuindo para que estes se tornem cada vez mais longevos. A Terapia Ocupacional com enfoque gerontológico atende (i) idosos que vivenciam a velhice sem apresentar alterações que interfiram em
sua autonomia e independência (neste caso, o enfoque profissional se dá sob os aspectos preventivos) e (ii) idosos cuja autonomia e independência foram alterados por processos patológicos (demências, declínio cognitivo, AVC, transtornos mentais, depressão, doenças reumatológicas, entre outras) ou situacionais (como quedas, por exemplo). Sendo assim, a reabilitação realizada pelo terapeuta ocupacional buscará o máximo desempenho ocupacional do idoso para que este possa realizar suas atividades diárias. Portanto, estimular os alunos da
graduação para esta área de atuação da Terapia Ocupacional permitirá, além do aprendizado, amadurecimento na formação profissional e estímulo de atuação em geriatria e gerontologia, uma vez que ainda são considerados poucos os terapeutas ocupacionais, com formação gerontológica e/ou que atuem nessa área, embora este número já esteja em processo mais acelerado de crescimento. Cabe salientar que mesmo que hoje já existam
terapeutas ocupacionais na rede de saúde da cidade de Pelotas, a população idosa permanece desassistida (no que tange à proposta do presente projeto) já que esses profissionais vêm atuando basicamente com a clientela infantil e usuários de saúde mental. Portanto, a presença do PRO-GERONTO na comunidade poderá contribuir positivamente para que essa realidade possa ser modificada e os espaços de atuação do terapeuta ocupacional na rede municipal possam ser ampliados, além de garantir o direito ao idoso de ter acesso ao profissional terapeuta ocupacional.
sua autonomia e independência (neste caso, o enfoque profissional se dá sob os aspectos preventivos) e (ii) idosos cuja autonomia e independência foram alterados por processos patológicos (demências, declínio cognitivo, AVC, transtornos mentais, depressão, doenças reumatológicas, entre outras) ou situacionais (como quedas, por exemplo). Sendo assim, a reabilitação realizada pelo terapeuta ocupacional buscará o máximo desempenho ocupacional do idoso para que este possa realizar suas atividades diárias. Portanto, estimular os alunos da
graduação para esta área de atuação da Terapia Ocupacional permitirá, além do aprendizado, amadurecimento na formação profissional e estímulo de atuação em geriatria e gerontologia, uma vez que ainda são considerados poucos os terapeutas ocupacionais, com formação gerontológica e/ou que atuem nessa área, embora este número já esteja em processo mais acelerado de crescimento. Cabe salientar que mesmo que hoje já existam
terapeutas ocupacionais na rede de saúde da cidade de Pelotas, a população idosa permanece desassistida (no que tange à proposta do presente projeto) já que esses profissionais vêm atuando basicamente com a clientela infantil e usuários de saúde mental. Portanto, a presença do PRO-GERONTO na comunidade poderá contribuir positivamente para que essa realidade possa ser modificada e os espaços de atuação do terapeuta ocupacional na rede municipal possam ser ampliados, além de garantir o direito ao idoso de ter acesso ao profissional terapeuta ocupacional.
Metodologia
A Gerontologia é uma das áreas que mais vem crescendo no mercado brasileiro. Isso é reflexo do fenômeno do envelhecimento populacional que já é realidade no país. Muitos profissionais da saúde têm se dedicado na atuação com idosos e contribuindo para que estes se tornem cada vez mais longevos. A Terapia Ocupacional com enfoque gerontológico atende (i) idosos que vivenciam a velhice sem apresentar alterações que interfiram em
sua autonomia e independência (neste caso, o enfoque profissional se dá sob os aspectos preventivos) e (ii) idosos cuja autonomia e independência foram alterados por processos patológicos (demências, declínio cognitivo, AVC, transtornos mentais, depressão, doenças reumatológicas, entre outras) ou situacionais (como quedas, por exemplo). Sendo assim, a reabilitação realizada pelo terapeuta ocupacional buscará o máximo desempenho ocupacional do idoso para que este possa realizar suas atividades diárias. Portanto, estimular os alunos da graduação para esta área de atuação da Terapia Ocupacional permitirá, além do aprendizado, amadurecimento na formação profissional e estímulo de atuação em geriatria e gerontologia, uma vez que ainda são considerados poucos os terapeutas ocupacionais, com formação gerontológica e/ou que atuem nessa área, embora este número já esteja em processo mais acelerado de crescimento. Cabe salientar que mesmo que hoje já existam
terapeutas ocupacionais na rede de saúde da cidade de Pelotas, a população idosa permanece desassistida (no que tange à proposta do presente projeto) já que esses profissionais vêm atuando basicamente com a clientela infantil e usuários de saúde mental. Portanto, a presença do PRO-GERONTO na comunidade poderá contribuir positivamente para que essa realidade possa ser modificada e os espaços de atuação do terapeuta ocupacional na rede municipal possam ser ampliados, além de garantir o direito ao idoso de ter acesso ao profissional terapeuta ocupacional.
O Programa de Terapia Ocupacional em Gerontologia (PRO-GERONTO) envolverá cinco linhas de atuação que nortearão as atividades a serem desenvolvidas. Através da atuação direta com a comunidade (extensão), os alunos poderão ainda estar inseridos em ações de ensino e pesquisa.
As linhas de atuação são:
1- Síndrome da Fragilidade em Idosos: concentrará ações que visam intervir e conhecer todos os aspectos relacionados à referida síndrome.
2- Cognição e Envelhecimento: concentrará ações que visam intervir e conhecer os aspectos cognitivos que influenciam no processo de envelhecimento e processos patológicos.
3- Envelhecimento Ativo: concentrará ações que visem a prática de hábitos saudáveis de vida, a proposição do envelhecimento saudável e da qualidade de vida.
4- Saúde Mental e Envelhecimento: concentrará ações que visam intervir e conhecer ações que promovam a saúde mental de idosos, aspectos psiquiátricos relacionados aos processos demenciais e transtornos psiquiátricos que acometem o idoso.
5- Tecnologia e Envelhecimento: concentrará ações que visam investigar, intervir e conhecer tecnologias assistivas e de realidade virtual direcionadas para o idoso.
Segundo dados do IBGE (2009), a expectativa de vida ao nascer no Brasil entre os anos de 1930 e 1940 era de 41,5 anos. Em 2005 esse número já havia aumentado para 71 anos. Os dados mais recentes do IBGE apontam que em 2016 a expectativa de vida passou para 75,8 anos. Isso é fruto do já conhecido fenômeno do envelhecimento da população que ocorre em nível mundial. Esse processo trouxe diversas consequências para
a população brasileira dentre as quais se destacam algumas (BALDONI; PEREREIRA, 2011): aumento de doenças crônicas não transmissíveis;
necessidade de maior cuidado na atenção primária de saúde; necessidade de melhor implementação de ações, promoção, prevenção e assistência de saúde pelo SUS e, por último, o aumento no número de atendimento aos idosos (gerando aumento do ônus). Com isso cada vez mais a rede de atenção à saúde precisa adequar-se para garantir ao idoso o acesso aos serviços e ações de saúde, bem como aos profissionais. O próprio conceito cronológico sobre o idoso já sofreu alterações e merece ser discutido em todos os âmbitos, mesmo porque o envelhecimento é um processo multidimensional e, portanto, o idoso não pode ser visto fora desse parâmetro.
A Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842, de janeiro de 1994), a Política Nacional de Saúde do Idoso, as Redes Estaduais de Assistência à Saúde do Idoso (Portaria GM/MS nº 702/2002), o Estatuto do Idoso e o Pacto pela Saúde (Portaria GM Nº 399) são políticas fundamentais que precisam ser seguidas quando se pensa no atendimento às necessidades desta clientela pois visam recuperar, manter e promover a autonomia e a
independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim; sem deixar de lado os princípios do SUS. Adicionalmente, convém destacar que tanto a saúde é contemplada nessas políticas, como também as informações pertinentes no âmbito da educação e campo social (Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso). O município de Pelotas ainda carece de uma rede articulada direcionada à população idosa. Não se tem conhecimento até o presente momento da atuação direcionada de terapeutas ocupacionais, por exemplo, na rede municipal com prática especificamente voltada para o idoso e os serviços
ofertados ainda apresentam carências e fragilidades que precisam de melhor planejamento para futuras melhorias. É por esta razão que as linhas de atuação do PRO-GERONTO anteriormente citadas foram pensadas. Acredita-se que as mesmas possam gerar demandas e intervenções/ações que visem a qualidade de vida do idoso.
Os cenários a serem utilizados como espaços de atuação irão variar de acordo com as demandas de cada linha. As atividades de extensão poderão ser desenvolvidas nos equipamentos sociais pertencentes às comunidades, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou demais espaços/instituições de saúde que demandarem ao projeto.
As atividades do PRO-GERONTO serão desenvolvidas em todos os níveis de atenção à saúde, no âmbito social e educação. Outros projetos de extensão do Curso de Terapia Ocupacional da UFPEL e projetos oriundos dos demais cursos de graduação (tanto da UFPEL quanto de outras IES) poderão ser incluídos como parceiros nas atividades do PRO-GERONTO. Além disso, poderão ser realizadas parcerias com Programas de Pós-graduação
da UFPEL ou de outras IES.
O PRO-GERONTO buscará, ainda, parcerias junto a órgãos públicos como Secretarias de Saúde e de Assistência Social para prática das ações extensionistas. Adicionalmente, Conselhos de Saúde e do Idoso também poderão ser acionados como parceiros em algumas atividades. O programa, mediante possibilidade, poderá concorrer a editais de fomento. Tendo sido contemplado, poderá desenvolver suas ações extensionistas utilizando esse financiamento, bem como ampliar suas atividades, facilitando o acesso a um maior número de idosos à terapia
ocupacional. Ressalta-se que essa ampliação poderá trazer retorno para o aluno, para a UFPEL e para a população pelotense. O programa pleiteará bolsas para os alunos inseridos no mesmo. Mas também aceitará alunos voluntários tanto do curso de Terapia Ocupacional quanto de outros cursos de graduação da UFPEL. As atividades extensionistas serão elaboradas de modo que possam facilitar a participação de alunos de outros cursos de graduação da universidade. As atividades realizadas pelo PRO-GERONTO estarão sempre em consonância com as políticas de atenção e proteção ao idoso.
Ações extensionistas:
Os alunos serão inseridos nas seguintes ações:
Avaliação do idoso: os idosos ingressantes no PRO-GERONTO passarão por avaliações com instrumentos padronizados e/ou de elaboração específica conforme necessidade. Também serão realizadas reavaliações para acompanhamento terapêutico ocupacional do atendimento ao idoso.
Oficina de memória: Acontecerão duas vezes por semana, com uma hora de duração, inicialmente na UBS FRAGET, podendo ser estendida para outras UBS e/ou espaços voltados para essa população. Atenderão cerca de 100 idosos da comunidade, durante o período total de vigência do programa. Ao ingressar na oficina, o idoso passará por uma avaliação cognitiva (feita pelos alunos), que será periodicamente aplicada para fins de acompanhamento do desempenho do mesmo. Os alunos participantes serão responsáveis pelo preparo de uma atividade (uma por dia de grupo) voltada a prevenção de declínio cognitivo. A cada dia, um dos componentes do grupo de aluno será responsável pela aplicação da atividade e coordenação do grupo; os demais darão suporte na realização das atividades aos idosos participantes.
Atendimentos individuais: Acontecerão conforme a demanda da UBS FRAGET e agendamento prévio. Os atendimentos ocorrerão nas dependências da UBS ou nos domicílios dos idosos conforme a necessidade. Atenderão cerca de 50 idosos, durante o período total de vigência do programa. Os alunos avaliarão os idosos participantes a fim de estabelecer um diagnóstico terapêutico ocupacional para que assim seja possível
atendê-los em suas necessidades. Os atendimentos ocorrerão de acordo com a conduta terapêutica ocupacional prevista e programada pelo aluno e poderão acontecer uma ou até duas vezes por semana.
Ações de promoção de saúde (de acordo com as políticas públicas de saúde): Tendo em vista que as políticas públicas de saúde preconizam ações que promovam a saúde da população idosa, poderão ser realizadas ações como palestras informativas sobre envelhecimento ativo, prevenção e doenças que afetam mais frequentemente a população idosa; organização de evento científico; dentre outros e Ações de ensino através de um grupo de estudo que tem como objetivo ampliar a fundamentação teórica do aluno em temas pertinentes ao envelhecimento e à terapia ocupacional. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é, portanto, preconizado no projeto conforme art. 2º da Res. n. 10/2015 do COCEPE/UFPel.
sua autonomia e independência (neste caso, o enfoque profissional se dá sob os aspectos preventivos) e (ii) idosos cuja autonomia e independência foram alterados por processos patológicos (demências, declínio cognitivo, AVC, transtornos mentais, depressão, doenças reumatológicas, entre outras) ou situacionais (como quedas, por exemplo). Sendo assim, a reabilitação realizada pelo terapeuta ocupacional buscará o máximo desempenho ocupacional do idoso para que este possa realizar suas atividades diárias. Portanto, estimular os alunos da graduação para esta área de atuação da Terapia Ocupacional permitirá, além do aprendizado, amadurecimento na formação profissional e estímulo de atuação em geriatria e gerontologia, uma vez que ainda são considerados poucos os terapeutas ocupacionais, com formação gerontológica e/ou que atuem nessa área, embora este número já esteja em processo mais acelerado de crescimento. Cabe salientar que mesmo que hoje já existam
terapeutas ocupacionais na rede de saúde da cidade de Pelotas, a população idosa permanece desassistida (no que tange à proposta do presente projeto) já que esses profissionais vêm atuando basicamente com a clientela infantil e usuários de saúde mental. Portanto, a presença do PRO-GERONTO na comunidade poderá contribuir positivamente para que essa realidade possa ser modificada e os espaços de atuação do terapeuta ocupacional na rede municipal possam ser ampliados, além de garantir o direito ao idoso de ter acesso ao profissional terapeuta ocupacional.
O Programa de Terapia Ocupacional em Gerontologia (PRO-GERONTO) envolverá cinco linhas de atuação que nortearão as atividades a serem desenvolvidas. Através da atuação direta com a comunidade (extensão), os alunos poderão ainda estar inseridos em ações de ensino e pesquisa.
As linhas de atuação são:
1- Síndrome da Fragilidade em Idosos: concentrará ações que visam intervir e conhecer todos os aspectos relacionados à referida síndrome.
2- Cognição e Envelhecimento: concentrará ações que visam intervir e conhecer os aspectos cognitivos que influenciam no processo de envelhecimento e processos patológicos.
3- Envelhecimento Ativo: concentrará ações que visem a prática de hábitos saudáveis de vida, a proposição do envelhecimento saudável e da qualidade de vida.
4- Saúde Mental e Envelhecimento: concentrará ações que visam intervir e conhecer ações que promovam a saúde mental de idosos, aspectos psiquiátricos relacionados aos processos demenciais e transtornos psiquiátricos que acometem o idoso.
5- Tecnologia e Envelhecimento: concentrará ações que visam investigar, intervir e conhecer tecnologias assistivas e de realidade virtual direcionadas para o idoso.
Segundo dados do IBGE (2009), a expectativa de vida ao nascer no Brasil entre os anos de 1930 e 1940 era de 41,5 anos. Em 2005 esse número já havia aumentado para 71 anos. Os dados mais recentes do IBGE apontam que em 2016 a expectativa de vida passou para 75,8 anos. Isso é fruto do já conhecido fenômeno do envelhecimento da população que ocorre em nível mundial. Esse processo trouxe diversas consequências para
a população brasileira dentre as quais se destacam algumas (BALDONI; PEREREIRA, 2011): aumento de doenças crônicas não transmissíveis;
necessidade de maior cuidado na atenção primária de saúde; necessidade de melhor implementação de ações, promoção, prevenção e assistência de saúde pelo SUS e, por último, o aumento no número de atendimento aos idosos (gerando aumento do ônus). Com isso cada vez mais a rede de atenção à saúde precisa adequar-se para garantir ao idoso o acesso aos serviços e ações de saúde, bem como aos profissionais. O próprio conceito cronológico sobre o idoso já sofreu alterações e merece ser discutido em todos os âmbitos, mesmo porque o envelhecimento é um processo multidimensional e, portanto, o idoso não pode ser visto fora desse parâmetro.
A Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842, de janeiro de 1994), a Política Nacional de Saúde do Idoso, as Redes Estaduais de Assistência à Saúde do Idoso (Portaria GM/MS nº 702/2002), o Estatuto do Idoso e o Pacto pela Saúde (Portaria GM Nº 399) são políticas fundamentais que precisam ser seguidas quando se pensa no atendimento às necessidades desta clientela pois visam recuperar, manter e promover a autonomia e a
independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim; sem deixar de lado os princípios do SUS. Adicionalmente, convém destacar que tanto a saúde é contemplada nessas políticas, como também as informações pertinentes no âmbito da educação e campo social (Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso). O município de Pelotas ainda carece de uma rede articulada direcionada à população idosa. Não se tem conhecimento até o presente momento da atuação direcionada de terapeutas ocupacionais, por exemplo, na rede municipal com prática especificamente voltada para o idoso e os serviços
ofertados ainda apresentam carências e fragilidades que precisam de melhor planejamento para futuras melhorias. É por esta razão que as linhas de atuação do PRO-GERONTO anteriormente citadas foram pensadas. Acredita-se que as mesmas possam gerar demandas e intervenções/ações que visem a qualidade de vida do idoso.
Os cenários a serem utilizados como espaços de atuação irão variar de acordo com as demandas de cada linha. As atividades de extensão poderão ser desenvolvidas nos equipamentos sociais pertencentes às comunidades, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou demais espaços/instituições de saúde que demandarem ao projeto.
As atividades do PRO-GERONTO serão desenvolvidas em todos os níveis de atenção à saúde, no âmbito social e educação. Outros projetos de extensão do Curso de Terapia Ocupacional da UFPEL e projetos oriundos dos demais cursos de graduação (tanto da UFPEL quanto de outras IES) poderão ser incluídos como parceiros nas atividades do PRO-GERONTO. Além disso, poderão ser realizadas parcerias com Programas de Pós-graduação
da UFPEL ou de outras IES.
O PRO-GERONTO buscará, ainda, parcerias junto a órgãos públicos como Secretarias de Saúde e de Assistência Social para prática das ações extensionistas. Adicionalmente, Conselhos de Saúde e do Idoso também poderão ser acionados como parceiros em algumas atividades. O programa, mediante possibilidade, poderá concorrer a editais de fomento. Tendo sido contemplado, poderá desenvolver suas ações extensionistas utilizando esse financiamento, bem como ampliar suas atividades, facilitando o acesso a um maior número de idosos à terapia
ocupacional. Ressalta-se que essa ampliação poderá trazer retorno para o aluno, para a UFPEL e para a população pelotense. O programa pleiteará bolsas para os alunos inseridos no mesmo. Mas também aceitará alunos voluntários tanto do curso de Terapia Ocupacional quanto de outros cursos de graduação da UFPEL. As atividades extensionistas serão elaboradas de modo que possam facilitar a participação de alunos de outros cursos de graduação da universidade. As atividades realizadas pelo PRO-GERONTO estarão sempre em consonância com as políticas de atenção e proteção ao idoso.
Ações extensionistas:
Os alunos serão inseridos nas seguintes ações:
Avaliação do idoso: os idosos ingressantes no PRO-GERONTO passarão por avaliações com instrumentos padronizados e/ou de elaboração específica conforme necessidade. Também serão realizadas reavaliações para acompanhamento terapêutico ocupacional do atendimento ao idoso.
Oficina de memória: Acontecerão duas vezes por semana, com uma hora de duração, inicialmente na UBS FRAGET, podendo ser estendida para outras UBS e/ou espaços voltados para essa população. Atenderão cerca de 100 idosos da comunidade, durante o período total de vigência do programa. Ao ingressar na oficina, o idoso passará por uma avaliação cognitiva (feita pelos alunos), que será periodicamente aplicada para fins de acompanhamento do desempenho do mesmo. Os alunos participantes serão responsáveis pelo preparo de uma atividade (uma por dia de grupo) voltada a prevenção de declínio cognitivo. A cada dia, um dos componentes do grupo de aluno será responsável pela aplicação da atividade e coordenação do grupo; os demais darão suporte na realização das atividades aos idosos participantes.
Atendimentos individuais: Acontecerão conforme a demanda da UBS FRAGET e agendamento prévio. Os atendimentos ocorrerão nas dependências da UBS ou nos domicílios dos idosos conforme a necessidade. Atenderão cerca de 50 idosos, durante o período total de vigência do programa. Os alunos avaliarão os idosos participantes a fim de estabelecer um diagnóstico terapêutico ocupacional para que assim seja possível
atendê-los em suas necessidades. Os atendimentos ocorrerão de acordo com a conduta terapêutica ocupacional prevista e programada pelo aluno e poderão acontecer uma ou até duas vezes por semana.
Ações de promoção de saúde (de acordo com as políticas públicas de saúde): Tendo em vista que as políticas públicas de saúde preconizam ações que promovam a saúde da população idosa, poderão ser realizadas ações como palestras informativas sobre envelhecimento ativo, prevenção e doenças que afetam mais frequentemente a população idosa; organização de evento científico; dentre outros e Ações de ensino através de um grupo de estudo que tem como objetivo ampliar a fundamentação teórica do aluno em temas pertinentes ao envelhecimento e à terapia ocupacional. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é, portanto, preconizado no projeto conforme art. 2º da Res. n. 10/2015 do COCEPE/UFPel.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:
O expressivo envelhecimento populacional também acontece na cidade de Pelotas, onde, segundo o censo do IBGE de 2010, mais de 34.000 pessoas tinham mais de 65 anos. Além disso, na cidade, a expectativa de vida ao nascer está acima da média de 75,4 anos do estado. Diante dessa realidade, é necessário trabalhar-se na perspectiva do envelhecimento ativo, buscando a manutenção da autonomia e independência dessa população pelo maior tempo e da melhor forma possível.
Metas:
Considerando que idosos ativos podem ter impacto positivo na sua capacidade funcional (biopsicossocial), pretende-se contribuir para que os mesmos tenham/mantenham maior autonomia, independência e qualidade de vida. Espera-se também que os alunos envolvidos nas ações propostas possam construir um perfil profissional crítico, interessado e atuante na comunidade e em suas problemáticas.
Resultados esperados:
No que se refere ao público alvo (idosos), espera-se contemplar os atendimentos aos 100 idosos previstos e outros mais decorrentes das ações de promoção de saúde, já que estas têm maior abrangência. No que se refere aos alunos espera-se que os mesmos tenham maior engajamento com essa população e estejam mais preparados para o atendimento terapêutico ocupacional dessa clientela. Considerando que o aluno é um dos
principais elos entre a universidade e a comunidade.
O expressivo envelhecimento populacional também acontece na cidade de Pelotas, onde, segundo o censo do IBGE de 2010, mais de 34.000 pessoas tinham mais de 65 anos. Além disso, na cidade, a expectativa de vida ao nascer está acima da média de 75,4 anos do estado. Diante dessa realidade, é necessário trabalhar-se na perspectiva do envelhecimento ativo, buscando a manutenção da autonomia e independência dessa população pelo maior tempo e da melhor forma possível.
Metas:
Considerando que idosos ativos podem ter impacto positivo na sua capacidade funcional (biopsicossocial), pretende-se contribuir para que os mesmos tenham/mantenham maior autonomia, independência e qualidade de vida. Espera-se também que os alunos envolvidos nas ações propostas possam construir um perfil profissional crítico, interessado e atuante na comunidade e em suas problemáticas.
Resultados esperados:
No que se refere ao público alvo (idosos), espera-se contemplar os atendimentos aos 100 idosos previstos e outros mais decorrentes das ações de promoção de saúde, já que estas têm maior abrangência. No que se refere aos alunos espera-se que os mesmos tenham maior engajamento com essa população e estejam mais preparados para o atendimento terapêutico ocupacional dessa clientela. Considerando que o aluno é um dos
principais elos entre a universidade e a comunidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AANE CUNHA DUARTE | |||
ADRIELI FERRAZ DA LUZ | |||
ALANIS ROSA BARBOSA | |||
ALEXA LACERDA MOREIRA | |||
AMANDA NUNES PEREIRA | |||
ANA CRISTINA CARNEIRO DA SILVA BARROS GOMES | |||
ANA LUIZA GONCALVES SILVA | |||
ANDERSON ANDRE RAMIRO DE CILLO | |||
ANDRYELLE SOUZA DE AVILA | |||
ANNIE NORNBERG DE SOUZA | |||
ANTONIELE TERRA DA ROCHA WREGE | |||
ARIADNE FERNANDES | |||
AUGUSTO DA SILVA BANDEIRA DIOGO FERNANDES | |||
BARBARA OLIVEIRA VIEIRA SARAIVA | |||
BRUNA DOS SANTOS PETER | |||
CAMILE SILVA RIBEIRO | |||
CAMILLA OLEIRO DA COSTA | 15 | ||
CAROLINE FAGUNDES MENDES | |||
CAROLINE FARIAS CRUZ | |||
CECILIA DE SOUSA SANTOS | |||
CHAIANE DA SILVA CONTREIRA | |||
CRISTAL GABRIELA WESTPHALL BLANK | |||
Celia Maria Santos da Costa | |||
CÍNTIA LISCANO MORAES | |||
DANUSA MENEGAT | |||
DIEVANA BARBOSA RIBEIRO | |||
DÉBORA ARAÚJO DE SOUZA | |||
EDUARDA CARVALHO DOMINGUES | |||
EDUARDA VIANA NEVES | |||
ELLEN CHAIANE BLANK LUDTKE | |||
ETIANE ROXO PONS | |||
EWELLYN LIMA DA ROCHA | |||
FABIANE DOS SANTOS SILVEIRA | |||
FATIMA MORGANA HÜTTNER | |||
GABRIEL SANTOS DA SILVA | |||
GABRIELE VOLZ BARALDI | |||
GEOVANA DA ROSA GOMES | |||
GIOVANA POZZA | |||
GIOVANNA VALENTE MENDES | |||
GISELI DOS SANTOS DA SILVEIRA | |||
GRAZIELE FLÔRES RODRIGUES | |||
GRAZIELE GERHARDT | |||
GUILHERME DA SILVEIRA GIRÃO | |||
HELEN RISSO BARBOSA | |||
HELENA SANTOS XAVIER AMARAL | |||
ISABELLA BARBOSA MENA | |||
ISADORA BARBOSA GOES | |||
IVANA CARVALHO FABIANI | |||
Ingrid Beatriz Borges Luna | |||
JANIELE MIRIÃ SILVA DE SOUZA | |||
JAYNE GABRIELA DOS SANTOS RODRIGUES | |||
JESSICA CRISTINA SERRA | |||
JESSYKA MIRAPALHETE RODRIGUES | |||
JUAREZ PEREIRA DORNELES JUNIOR | |||
JULIA DE OLIVEIRA ROLIM | |||
JULIA GONCALVES DUARTE | |||
Jaqueline Fernandes da Porciuncula | |||
KATHERINE WEINERT BAGER | |||
KAUHANA KOWALEK | |||
LAIANA MIRITZ VASCONCELOS | |||
LARA LIMA DA CUNHA | |||
LARA RIBEIRO SILVEIRA | |||
LARISSA GOUVEA SOARES | |||
LARISSA MADEIRA GONÇALVES | |||
LARISSA MELLO ZOK | |||
LARISSA OSTERBERG DA CRUZ | |||
LARYSSA MATOS DANTAS | |||
LAVINIA BARBOSA MALTZAHN | |||
LEANDRA FERREIRA DOS SANTOS | |||
LOHANA MARTINS PEREIRA | |||
LORENZO ARAUJO BURGUENO | |||
LUAN MENDONCA DE ARAUJO | |||
LUANE VALENTINE LAGO DUARTE | |||
LUCIARA DE SOUZA LEMES | |||
LUELY CRUZ DA SILVA | |||
LUIS FERNANDO CAVALHEIRO PEREIRA | |||
LUISA SOUSA BITTENCOURT | |||
LUIZA AVILA DA SILVA | |||
LUIZA DORNELLES ALVIENE CHARAO | |||
LUIZA ORTIZ JORES | |||
LUIZA SOARES ARAUJO | |||
LUIZA TEIXEIRA DE LEAO | |||
MAITE MACHADO ZIGLIA | |||
MANUELA GUERRA GOMES DE PINHO | |||
MANUELLA RASCH SARAIVA | |||
MARCELA OLIVEIRA BRASIL | |||
MARCIA MADALENA NETO RODRIGUES | |||
MARIA EDUARDA GONCALVES BRUNO FERREIRA | |||
MARIA EDUARDA ZANINI MESQUITA | |||
MARIA JOANA MARRONI DA SILVA | |||
MILENA HERNANDES SILVA | |||
NARA ROSANE NOLASCO BANDEIRA | |||
NATALIA FERREIRA CARDOZO | |||
NATALIA SILVEIRA MARTINS | |||
NATANIELE MACHADO SEUS | |||
NATHIELI HARDTKE ABREU | |||
PAOLA FONSECA DA SILVA VARGAS | |||
RAFAELA MAGALHÃES JORGE HALLAL | |||
RITA MARTINS VILELA | |||
ROBERTA GARCIA SCHILLER | |||
RUANA COSTA DE OLIVEIRA | |||
Rodrigo Barcellos Berlesi | |||
SHAIANE BUENO DOS SANTOS | |||
SHAIANE RAINARA RODRIGUES MACHADO | |||
SHERON VIEGAS SILVEIRA | |||
SIMONE DA CUNHA COELHO | |||
STEPHANIE RODRIGUES RUY | |||
TAIANE MOTA DA ROSA | |||
TAINA DUARTE FERREIRA | |||
TAISHA CARVALHO ALVES | |||
TAUANE BONAZZA OLIVEIRA | |||
VICTORIA FARIAS AMARAL | |||
VITORIA VIANA ALEGRE | |||
VITÓRIA XAVIER DA SILVA SANTOS | |||
VIVIANE DOMINGUES MARQUES | |||
ZAYANNA CHRISTINE LOPES LINDOSO | 14 |