Nome do Projeto
Grupo de Estudos sobre Políticas Públicas e Desigualdades
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/07/2022 - 07/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O grupo de estudos sobre políticas públicas e desigualdades se dedica a analisar, discutir e compreender como políticas públicas, em certas circunstâncias, podem reforçar - e não mitigar - formas de exclusão e vulnerabilidades, aprofundando desigualdades sociais já existentes. Sob as lentes da Sociologia Política, o grupo traz para o debate textos e pesquisas contemporâneas abordando a complexidade da temática.

Objetivo Geral

Objetiva-se com a proposta realizar o aprofundamento nas discussões sobre políticas públicas, desigualdades e alguns marcadores sociais da diferença.

Justificativa

As discussões sobre políticas públicas e alguns marcadores sociais da diferença como raça, gênero, idade e território, vêm tomando maiores proporções no Brasil contemporâneo (IPEA, 2011; IPEA, 2019). Entretanto, ainda são incipientes os estudos a respeito da inobservância por parte dos gestores e gestoras na discussão sobre a intersecção de alguns marcadores sociais da diferença quando da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas (FAGUNDES, 2021).
Assim, esta proposta se justifica por trazer o debate sobre a construção de políticas públicas, compreendendo a complexidade que envolve essa temática. Além disso, por discutir o quanto a não observância de certos marcadores sociais da diferença e a intersecção entre eles, pode contribuir para reforçar e aprofundar desigualdades sociais.

Metodologia

Por meio de encontros quinzenais, o grupo discutirá textos contemporâneos, priorizando pesquisas empíricas envolvendo o debate sobre políticas públicas e desigualdades sociais. Os e as integrantes do grupo ficarão responsáveis pela apresentação de textos em cada um dos encontros, exigindo, dessa forma, um estudo criterioso. Assim, em cada encontro uma dupla se responsabilizará pela apresentação, enquanto os e as demais participantes trarão contribuições após a leitura atenta do texto programado para a discussão.
Haverá um cronograma prevendo cada encontro e o respectivo debate. A dupla poderá optar pela temática que mais lhe interessar, desde que observadas as apresentações quinzenais. Os textos sugeridos poderão ser modificados conforme o interesse dos e das participantes. Além da leitura, o estímulo ao debate será promovido.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que diante do estudo sistematizado de textos e pesquisas empíricas, os e as participantes fortaleçam o seu cabedal teórico, desenvolvendo e aprimorando a sua análise crítica sobre a construção de políticas públicas. Além disso, busca-se estimular o interesse pela pesquisa, desenvolvimento de textos científicos, assim como a participação em eventos acadêmicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ENZO CAVALLIN BARBOZA
MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES5
RODRIGO PAIVA DA ROSA

Página gerada em 09/08/2022 17:24:45 (consulta levou 0.067677s)