Nome do Projeto
Oficina de Canção Pampeana
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/05/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
A Oficina de Canção Pampeana consiste, primeiramente, em uma ação principal a longo prazo, o curso "Técnica Vocal e Interpretação da Canção Pampeana", que se desdobrará em ações secundárias, através de apresentações artísticas dirigidas o grande público, e ações educativas.

Objetivo Geral

A Oficina da Canção Pampeana visa, primeiramente, a qualificação técnico-musical de intérpretes profissionais e amadores da canção regional sul-riograndense e da região platina, considerando o forte papel identitário sócio-cultural por ela exercido, e, simultaneamente, seu potencial papel agregador entre os países onde esse gênero encontra traços comuns. Para além desse aspecto formativo/profissional, o projeto pretende proporcionar ao grande público apresentações artísticas, como fator de formação cultural, assim como ações educativas a serem planejadas ao longo do seu desenvolvimento.

Justificativa

A proposta do projeto surgiu a partir da demanda de profissionais compositores e intérpretes dedicados aos diferentes gêneros da canção regional não só rio-grandense, mas aos seus correlatos nos países vizinhos do Prata, Uruguai e Argentina - profissionais, estes, que atuam em um variado mercado que abrange centros culturais regionalistas, festivais de música, espetáculos de diferentes portes, produção discográfica, etc, com a qual o comprometimento específico da Universidade como formadora de agentes culturais ainda é incipiente ou pouco definido nos diferentes cursos de Música. Abordar um repertório qual seja a canção artística regional também significa envidar esforços no resgate da proeminência que esse repertório refinado dentro do espectro da música regional uma vez exerceu na grande mídia, espaço, hoje, disputado com a música de caráter mais comercial, como a musica de baile. Preencher essa lacuna no âmbito acadêmico significa também valorizar e habilitar esse elemento cultural como um potencial veículo de integração internacional, considerando a importância que os dois citados países vizinhos dão a seu cancioneiro como patrimônio cultural. Essa integração pode encontrar ocasiões mais concretas nas ações decorrentes da primeira, isto é, apresentações artísticas que podem ser levadas a espaços estratégicos em uma região de fronteira, na perspectiva do Mercosul.

Metodologia

A primeira ação se desenvolverá em um curso com encontros semanais de formação técnico-vocal e musical, e preparação de repertório. A partir dos resultados dessa ação, serão preparados espetáculos direcionados à comunidade.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto prevê a difusão de uma busca de aperfeiçoamento técnico dentre os profissionais do nicho artístico/mercadológico da música regional/nativista, e o incremento da potencial interação entre projetos artísticos promovidos por distintas instituições, mormente acadêmicas, dos países do Mercosul.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FLÁVIO DA SILVA MENDES
JONAS KLUG DA SILVEIRA6
LEANDRO DA SILVEIRA PERAÇA PEREIRA
LENINE ALVES DOS SANTOS2
RODRIGO MADRID PERES VIEIRA

Página gerada em 24/04/2024 14:48:39 (consulta levou 0.133491s)