Nome do Projeto
Sala de Figurinos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
21/03/2022 - 06/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
O projeto de extensão Sala de Figurinos busca formar pessoas capazes de criar e confeccionar peças de figurinos, adereços e cenários para utilização nas mais variadas ações (projetos, grupos artísticos, estágios, escolas), entre outras atividades ligadas a moda e vestuário. Busca-se proporcionar aos alunos e comunidade em geral, experiências diferenciadas nas práticas artísticas. O projeto justifica-se pelo fato de ser pouco abordado na universidade, assuntos relacionados à construção de figurinos e produção de traje cênico. Serão realizados cursos com assuntos relacionados à prática de criação e confecção de peças de roupas e acessórios de cena. O projeto realizará parcerias com outros projetos, além do empréstimo de figurinos. Busca-se atender um número maior de interessados nos assuntos, buscando a melhor qualificação por parte destes futuros professores/artistas e/ou comunidade em geral.

Objetivo Geral

Formar pessoas capazes de criar e confeccionar peças de figurinos, adereços e cenários para utilização nas mais variadas ações (projetos, grupos artísticos, estágios, escolas, etc.). Proporcionar aos alunos e comunidade em geral, experiências diferenciadas nas práticas artísticas, colaborando para o aprendizado, desenvolvimento e busca da compreensão sobre os temas estudados. Usar as redes sociais para levar para um número maior de pessoas, temas e conhecimentos que qualifiquem quem se interessa pelos assuntos.

Justificativa

O projeto justifica-se pelo fato de nos cursos do Centro de Artes e UFPel, não existir nenhuma disciplina que trate basicamente sobre figurinos, adereços e cenários. Todas as ações realizadas pelo projeto possuem boa aceitação por parte dos alunos e comunidade em geral.

Metodologia

Realização de cursos - presenciais e de forma on-line - com assuntos relacionados à prática de criação e confecção de peças de roupas e acessórios de cena. Será realizada parcerias e auxílios a outros projetos que necessitem da formação dos participantes ou empréstimos de figurinos. As redes sociais vão ser uma forma de levar o Ateliê de Figurinos para vários lugares.

Indicadores, Metas e Resultados

O que espera-se como resultados, são uma maior participação e formação dos alunos dos cursos da UFPel, e comunidade interessada, buscando a melhor qualificação por parte destes futuros professores/artistas e de profissionais que poderão ingressar no ramo. Com os cursos on-line, a meta é continuar levando o nome da Universidade Federal de Pelotas para todo o Brasil e fora dele.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CATARINA LEITE RASSIER
GUILHERME GONCALVES HORNKE
LARISSA TAVARES MARTINS25
LIDIANE DA SILVA PINHEIRO
Taline Pereira Duarte

Página gerada em 19/04/2024 09:01:28 (consulta levou 0.131595s)