Nome do Projeto
Comunicação organizacional e comunicação pública para o Curso de Gestão Pública
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2022 - 02/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Gestão pública
Resumo
Esta proposta caracteriza-se como projeto unificado porque envolve o ensino, a pesquisa e a extensão em Comunicação Organizacional e Comunicação Pública a partir do Curso de Gestão Pública da UFPel. O projeto, com ênfase em extensão, visa a constituir espaços de diálogo do Curso de Gestão Pública com seus públicos de interesse. Para isso, as principais ações do projeto referem-se à produção de manuais em Comunicação Pública para o referido Curso e à criação e atualização de espaços online (site e sites de redes sociais) para promoção do Curso, divulgação científica e valorização da memória institucional.

Objetivo Geral

O projeto, de cunho unificado e com ênfase em extensão, visa a constituir espaços de diálogo do Curso de Gestão Pública com seus públicos de interesse, por meio da criação e atualização de site e perfis em sites de redes sociais para promoção do Curso, divulgação científica e valorização da memória institucional.

Justificativa

A comunicação da universidade pública deve cumprir com três dimensões – comunicação para a universidade como organização, como comunidade e como projeto (de nação e de sociedade que queremos). Nesse sentido, justificam-se ações que projetem o diálogo do Curso de Gestão Pública com seus públicos de interesse, para divulgação do Curso e promoção de sua imagem pública, cumprindo assim com a dimensão da comunicação para a organização. Também importam ações com vistas a fomentar o sentimento de pertencimento de estudantes e servidores com o referido Curso, trabalhando a dimensão da universidade como comunidade. Por fim, e igualmente importante, ações de comunicação a partir do Curso devem servir, ainda, à dimensão da universidade como projeto, fomentando a divulgação de produções técnico-científicas e a valorização da universidade pública, gratuita e de qualidade.

Metodologia

O projeto prevê ações de ensino e de extensão para o decorrer dos próximos 4 anos. As ações de ensino se dão especialmente na realização de grupos de estudos quinzenais, para discussão de textos de referência em comunicação, e na produção de manuais para a comunicação entre o Curso e seus públicos de interesse. Já a extensão é projetada por meio de ações de divulgação técnico-científica e de diálogo com a comunidade local. O principal canal de comunicação para as ações vislumbradas nesse projeto é o digital – site do Curso e perfis em sites de redes sociais.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto visa a estabelecer canais online para comunicação do Curso de Gestão Pública com seus públicos de interesse, bem como criar manuais e protocolos para que essa comunicação possa ser realizada dentro dos parâmetros de qualidade da Comunicação Organizacional e da Comunicação Pública. Espera-se que as ações projetadas resultem, de forma direta, na:
- Criação da identidade visual do Curso de Gestão Pública;
- Produção de um guia do estudante do Curso;
- Produção de canais de comunicação online (site e perfis em sites de redes sociais);
- Produção de um manual de comunicação pública para atualização desses canais;
- Criação de um repositório da memória institucional do Curso;
- Divulgação de produções técnico-científicas e de eventos do Curso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE CASALI15
CLAUDIA ROSANE LEMOS XAVIER
DANIEL LENA MARCHIORI NETO6
FABIANO MILANO FRITZEN
JOSELAINE FERNANDES
LARA YAMAMURA GARCIA
RODRIGO PAIVA DA ROSA
STEFANI DOS SANTOS SOUZA

Página gerada em 29/03/2024 08:09:15 (consulta levou 0.142095s)