Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Clínica Médica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/02/2022 - 02/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Liga Acadêmica de Clínica Médica da Universidade Federal de Pelotas (LACLIN - UFPEL) terá como fins primários o ensino, a pesquisa e a extensão no intuito de resgatar a relação médico-paciente, estimular a realização de atividades de cunho científico e promover a integração acadêmica com a comunidade. Para esse fim serão realizadas discussões científicas, aulas teóricas, discussões de casos clínicos que permitirão aos alunos aprimorar, de forma abrangente e integrada, a visão da prática médica.

Objetivo Geral

Congregar alunos do 5° ao 12° períodos do curso médico da Universidade Federal de Pelotas visando aproximá-los com responsabilidade e precocemente à prática médica

Justificativa

As atividades contribuirão para a sedimentação do conhecimento de clínica médica dos envolvidos e proporcionará maior engajamento docente/discente, o que enriquecerá o currículo do graduando e sedimentará os aprendizados para a futura vida profissional dos estudantes.

Metodologia

metodologia principal baseia-se na aplicação de uma comunicação empática, com roteiros fluídos, integração entre informações e atividades que serão desenvolvidas.
O cronograma consta com aulas expositivas, casos clínicos, discussão de artigos e interpretação de exames complementares. Debates serão incitados para o enriquecimento geral e como forma de atrair o interesse pelo tema. Dessa maneira, se estimulará a busca ativa de conhecimentos e a adaptação das formas de comunicação com os colegas.
O planejamento da dinâmica do trabalho é contínuo e adaptado às necessidades do momento.
Os alunos participantes serão selecionados através de um processo seletivo. Podem inscrever-se os alunos cursando a partir do quinto ao décimo semestre da Universidade (UFPel).
Teremos também equipes de coordenação formadas por alunos, onde estes vivenciarão além das atividades teórico-práticas, atividades administrativas.

Indicadores, Metas e Resultados

O indicador de sucesso do projeto é o número de alunos interessados em participar, além da avaliação do final do projeto com uma enquete de satisfação. A principal meta é manter os alunos motivados e participativos a fim de poder contribuir com o conhecimento deles e com a Saúde Pública Brasileira. São competências a serem alcançadas a construção participativa do conhecimento técnico em clínica médica e a habilidade de criar estratégias para desenvolver o processo de aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIEL RIOS PINTO RIBEIRO1
DANIELA DE OLIVEIRA NAVA
EDUARDO COELHO MACHADO
Gabriela Tais Stiehl
HENRIQUE SOUTO DE SOUZA
ISABELA OLIVEIRA DE MIRANDA
JOSÉ PEDRO DUARTE HILLAL
JULIA RAUPP VILELA
LUCIANE MARIA ALVES MONTEIRO2
Letícia Schwerz Weinert
PEDRO HENRIQUE EVANGELISTA MARTINEZ
VITOR DIAS FURTADO

Página gerada em 04/07/2022 06:16:06 (consulta levou 0.094533s)