Nome do Projeto
Divulgação e Registro em extensão
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/01/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto objetiva desenvolver ações que cumpram fazer o registro e a divulgação da extensão universitária na UFPel bem como manter veículos de debate e reflexão capazes de contribuir com as discussões mais prementes sobre a extensão na contemporaneidade. São duas ações a serem desenvolvidas: manutenção da Revista Expressa Extensão, que é uma publicação eletrônica semestral da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, disponibilizada a partir de 2014, no portal de periódicos da UFPel. Ela tem por missão ser um veículo para os debates que cercam o tema da Cultura interdisciplinar entendida como processo capaz de integrar a universidade com a sociedade, no que tange a sua condição extensionista, bem como ser um veículo de registro e divulgação da produção extensionista da UFPel. A segunda ação é uma publicação seriada de relatórios de projetos em cada uma das áreas temáticas da Extensão, em formato específico e com a função de gerar uma memória das principais iniciativas extensionistas com duração longa na UFPel ou que tenham vencido os editais proext a partir da seleção em editais internos de seleção.

Objetivo Geral

Manter a publicação periódica da Revista Expressa Extensão, qualificando-a segundo as diretrizes indicadas para a avaliação de periódicos no sistema Qualis Capes.
Divulgar a produção extensionista da UFPel, em especial aquela desenvolvida com apoio de recursos internos e externos, com ênfase para o registro da metodologia e resultados.

Justificativa

Vem crescendo o número de periódicos dedicados à Extensão Universitária, estando vigindo no formato eletrônico a recente Revista Brasileira de Extensão. A bilbliografia que aborda a extensão universitária também vem gerando publicações organizadas entre vários autores e artigos que desenvolvem os assuntos mais prementes desta dimensão acadêmica. O saber diferenciado que a experiência extensionista promove é acolhedor de novas potencialidades para o estudante, orientador e comunidade. Seguramente, tão diversa é a extensão quanto os campos nos quais ela pode se dar. Diversidade e amplitude geram, consequentemente, experiências singulares, em um ou mais aspectos e, potencialmente irrepetíveis. Assim, se por um lado é importante o registro e o relato da experiência, por outro, igualmente importante é entabular a análise e a crítica sobre os resultados. Ainda se tem como meio legítimo para o registro, divulgação e disseminação dos relatos e análises, as fontes escritas. São elas que farão perdurar a experiência e gerar os suportes de memória que as levarão para além do presente, transformando-as em repositórios de pensamento e reflexão. Ambos, assegurados na permanência do registro, constróem os degraus do conhecimento acumulado, fornecendo ao presente e futuro o lastro da análise, os imprescindíveis documentos e registros, a matéria própria da memória. Circunstancia-se, desse modo, a justificativa para os empreendimentos deste projeto.

Metodologia

A Revista Expressa Extensão é publicada em dois semestres ao ano, entre junho e agosto e entre outubro e dezembro com material recolhido via chamada para publicação. Divulga as normas de publicação pelas quais se aceitam submissões voluntárias de textos que se insiram nas seções da revista e que contemplem a missão da mesma. Conforme consta em suas normas, são seções:
1. Artigos: Documentos originais contendo o resultado de análise ou reflexão sobre questões atinentes à extroversão do conhecimento científico, em qualquer área do conhecimento. Texto originado em trabalho científico que tenha entre suas finalidades, contemplar a aplicação do
conhecimento gerado pela academia na sociedade.
2. Relatórios: Textos que relatem processos, metodologias e resultados de trabalhos de extensão em andamento ou concluídos e que foquem, especialmente, a relação do processo extensionista com a sociedade. Seção aberta na chamada para publicação a todos os extensionistas coordenadores de projetos/programas de extensão com possibilidade de co-autoria com outros docentes e alunos.
3. Memória Visual de extensão: Ensaio sobre atividades de extensão no qual o registro visual seja predominante tanto como objeto sobre o qual o texto se dirige como meio de registro de ações de extensão. Seção aberta na chamada para publicação a todos os extensionistas.
Os editais para submissão de propostas são anuais e os textos são avaliados no sistema por pares cego. Os Critérios de avaliação levam em consideração o ineditismo, a origem da proposta em estudo ou trabalho de extensão, a qualidade teórica, a qualidade metodológica, a apresentação de resultados, a atualidade das referências, asuficiência argumentativa, a correção gramatical e de normalização, a idoneidade no uso de fontes primárias ou secundárias e no uso de entrevistas e a devida inserção nas linhas editoriais da revista.
A Série Extensão e Sociedade será publicada em dois volumes ao ano, até dezembro, organizada por área temática e reunindo relatório de projetos conforme critérios estabelecidos. A série abre inscrições dos relatórios, de acordo com algum item de reunião e com o material recebido, via atendimento à chamada, faz uma análise detalhada que é devolvida ao proponente para publicação.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores
Número publicado da Revista Expressa Extensão
Volume publicado da Série Extensão e Sociedade
Metas
Publicação dos dois números da Expressa Extensão em 2017.
Publicação de no mínimo dois volumes da Série Extensão e Sociedade.
Resultados esperados
Qualificação da Expressa Extensão, sobretudo no atingimento do aceite da Revista em Bases de Dados de ampla divulgação.
Ampliação do público colaborador da Expressa Extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO MENDES
FRANCISCA FERREIRA MICHELON1
GIULIA FUZINATTO GOMES
JARDEL DA SILVA MOURA
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES2
MATHEUS BLAAS BASTOS16
RAPHAEL HENRIQUE DO ROSÁRIO GONÇALVES
RENILDO FRANCISCO DA SILVA JUNIOR
VITOR GOVEIA RECHIA

Página gerada em 25/04/2024 23:51:14 (consulta levou 0.162677s)