Nome do Projeto
Grupo de Estudos em Bioquímica e Bioprospecção
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/03/2022 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
Este projeto trata-se de uma iniciativa promovida pela professora orientadora Cristiani F. Bortolatto, membro do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio), e por alunos do Laboratório de Bioquímica e Neurofarmacologia Molecular (LABIONEM). O intuito é criar um ambiente virtual de encontros visando complementar a formação científica de seus alunos de iniciação científica e de pós-graduação, bem como oferecer oportunidades a outros discentes (externos ao LABIONEM) que desejam conhecer temáticas relacionadas aos 3 pilares da universidade, com ênfase em pesquisa, para um possível futuro ingresso na pós-graduação (PPGBBio). Por isso, os encontros promoverão troca de saberes e experiências, mostras e debates sobre assuntos relacionados à formação acadêmica, ao ensino, extensão e, principalmente, à pesquisa.

Objetivo Geral

Criar um ambiente virtual para encontros periódicos que visam trabalhar temáticas relacionadas aos 3 elementos fundamentais para a formação superior, com ênfase em pesquisa, com o intuito de aprimorar a formação científica de alunos que atuam no LABIONEM e oportunizar um acolhimento a outros discentes que possuam interesse em futuramente ingressar no PPGBBio.

Justificativa

É de suma importância a apresentação de abordagens relacionadas a temáticas de ensino, extensão e pesquisa no ambiente acadêmico para a formação plena do aluno de ensino superior. Visto que muitos assuntos relacionados não são contemplados pela grade curricular regular de cursos de graduação, faz-se necessário o uso de metodologias que contribuam para um equilíbrio interativo entre os 3 eixos, de maneira que os alunos absorvam os benefícios da tríade. Ainda, em relação à pesquisa, muitos alunos relatam dificuldades de ingresso em laboratórios de pesquisa devido ao número e espaço físico limitados. Este projeto é uma iniciativa de uma docente do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio) e coordenadora do Laboratório de Neurofarmacologia Molecular (LABIONEM) e foi delineado com a proposta de absorver acadêmicos que têm a pretensão de ingressar na pós-graduação e que desejam conhecer temáticas relacionadas aos 3 eixos com ênfase na pesquisa, auxiliando-os em seu direcionamento. Além disso, este projeto objetiva fortalecer a formação científica dos alunos do LABIONEM, os quais auxiliarão na apresentação dos tópicos trabalhados e difundirão conhecimentos adquiridos neste laboratório, bem como aumentar a captação de futuros discentes para o PPGBBio. Desta forma, o grupo de estudos será um espaço de acolhimento e troca de saberes relacionados ao meio científico.

Metodologia

Serão realizados encontros síncronos periódicos no ambiente do e-projetos da UFPel. Os encontros ocorrerão quinzenalmente ou mensalmente, conforme disponibilidade dos ministrantes, e serão conduzidos pela professora e por seus alunos de iniciação científica e de pós-graduação. Todas as apresentações serão gravadas e disponibilizadas no sistema para que os acadêmicos possam revisitar conteúdo. Os tópicos a ser apresentados serão estabelecidos no início de cada semestre. Será realizado um controle de frequência, e ao final de cada semestre, será compartilhado um formulário para avaliação das atividades.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se contribuir para uma completa formação dos alunos de ensino superior, familiarizando-os às temáticas de ensino, pesquisa e extensão, de modo a facilitar as suas subsequentes escolhas acadêmicas.
Considerando que ênfase será dada à área da pesquisa e ao PPGBBio, espera-se aumentar a visibilidade deste PPG e a captação de recursos humanos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE PETER KRUGER
ANA JULIA CESCON DE LIMA
ANDRIÉLI SIEMIONKO LACERDA
BRUNA ZACARIA VILLELA
CAROLINA DA SILVEIRA WENDT
CRISTIANI FOLHARINI BORTOLATTO2
DANIELA DE BITTENCOURT MAIA
DIANER NÖRNBERG STRELOW
EDUARDO STEIGLEDER DESIMON
Ediandra Tissot Castro
GABRIELA RUSCH
INES LACO DE ASSIS
JANAÍNA GONÇALVES TAVARES
JULIA ARAUJO DA SILVA
LARA VALENTE FARIAS
LARISSA SANDER MAGALHÃES
LETÍCIA DEVANTIER KRÜGER
LUCIANE DA SILVA GONÇALVES
LUIZ FELIPE ARAUJO
MAIARA VARGAS MACIEL
MARIANA PARRON PAIM
NATALIA GONCALVES TAVARES
NIELE SILVA SOUZA
RAFAELA GONÇALVES RIBEIRO LUCAS
RAYANE GONCALVES DE OLIVEIRA
TAIS DA SILVA TEIXEIRA RECH
THAÍS SILVA DE ALMEIDA
TÁCIA KATIANE HALL

Página gerada em 25/04/2024 02:44:50 (consulta levou 0.437054s)