Nome do Projeto
Gestão do Website PianoLab - UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/03/2022 - 20/09/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
Manutenção, atualização e expansão do website (ou sítio web) do Laboratório de Práticas Pianísticas da UFPEL.

Objetivo Geral

- Gerenciar o sítio web do Laboratório de Práticas Pianísticas da UFPEL.
- Pesquisar, estudar e instalar ferramentas que aumentam a navegabilidade e comunicabilidade, conhecidas tipicamente como plugins, entre outras.
- instalar sistema de cadastro voluntário de visitantes e construir uma mala-direta de e-mails.
- Expandir e disponibilizar o conteúdo arquivado no canal oficial de YouTube do PianoLab – UFPEL.
- Pesquisar conteúdos para publicação em páginas permanentes do menu principal, tais como identidade e missão do curso de bacharelado “Música – Piano”, a história do piano no município de Pelotas, no histórico Conservatório de Música desta cidade, e na UFPEL.
- Pesquisar, identificar, detalhar e publicar o acervo patrimonial de instrumentos de teclado na UFPEL, especialmente pianos acústicos e eletrônicos, incluindo estado de conservação, local e acessibilidade.
- Pesquisar e desenvolver a página “Por que Pelotas?”, onde informações sobre a cena cultural do município e região serão veiculadas, incluindo fotografias e links para sites oficiais.
- Converter à língua inglesa páginas de conteúdo central, de modo a multiplicar o alcance do ambiente virtual para públicos estrangeiros.

Justificativa

O Bacharelado em Música com linha de formação em Piano conta com um considerável patrimônio que viabiliza o seu funcionamento e possibilita diferentes projetos. No entanto, a dispersão de informações sobre o mesmo aponta para a necessidade de centralizá-las em um sítio web. Trata-se de ferramenta fundamental para informar prospectivos ingressantes, bem como o próprio corpo de servidores e discentes da universidade, apontando direções e ações a serem implementadas.
A ausência de teste específico para os cursos de música da UFPEL estabelecendo exceção nacional dentre as diferentes graduações em música incentiva o ingresso de alunos que tendem a contribuir com os índices de reprovação, infrequência e evasão, colocando o curso em situação de vulnerabilidade. Um sítio atualizado esclarece estudantes prospectivos sobre as reais expectativas direcionadas a eles com relação ao cumprimento dos componentes curriculares exigidos.
As informações encontradas online sobre a UFPEL geralmente não abrangem dados sobre a cena cultural da cidade de Pelotas e região. O site deve integrar estas informações preenchendo lacuna necessária, de modo a informar, esclarecer e chamar a atenção de possíveis estudantes e interessados.

Metodologia

As estratégias para alcançar os objetivos elencados serão implementadas através de ações de pesquisa e extensão. Duas ações funcionarão de forma integrada e concomitante, apresentando os seguintes perfis:
- Pesquisa exploratória sobre tópicos pertinentes ao conteúdo do site bem como ferramentas de utilidade a serem acopladas ao site.
- Postagem e organização visual de menus, páginas e posts no site, constituindo o aspecto de caráter propriamente extensionista do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se completar a fase de construção de conteúdo permanente do site a ser publicado nas páginas de seu menu principal.
Almejamos construir uma plataforma básica de relacionamento do usuário com o próprio sítio, propiciando publicidade das atividades do PianoLab - UFPEL na medida em que a ferramenta seja disponibilizada via WordPress institucional.
Os resultados de longo prazo na produção de um sítio web podem e devem ser mesurados a partir da mobilização que o ambiente virtual promove. Esta dinâmica engloba a quantidade de visitas, as quais passaram a estar disponíveis ao desenvolvedor através de ferramenta específica, até o impacto maior em recrutamento de estudantes. Esperamos despertar o ânimo de pianistas qualificados em nível ao menos nacional, que se disponham a se transferir para a região, em busca de graduação qualificada e oportunidades culturais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Antônio Marcelo dos Santos Fialho1
GERMANO GASTAL MAYER3
Giovana Brizolla Algarve Santos
Huberto Gastal Mayer
THALLES BERNARDO QUEVEDO RIBEIRO

Página gerada em 26/04/2024 13:33:27 (consulta levou 0.139595s)