Nome do Projeto
Célula BIM FAUrb - UFPel
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
02/03/2022 - 31/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A REDE DE CÉLULAS BIM ANTAC pretende ampliar nacionalmente a ação de disseminação do BIM em Instituições de Ensino desenvolvida no Projeto Construa Brasil. A rede é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Tecnologia da Informação na Construção da ANTAC, pelos coordenadores Profa. Dra. Regina Ruschel (UNICAMP) e Prof. Dr. Sérgio Leal Ferreira (USP). Foi realizado um chamamento nacional em 12/2021, 70 professores universitários responderam, abrangendo 31 IES públicas e privadas. O desenvolvimento dos Planos de Implementação BIM no ensino se iniciam em fevereiro de 2022. Serão replicadas as diretrizes para formação, planejamento e ação das Células BIM.

Objetivo Geral

Estabelecer metas de curto, médio e longo prazos para a identificação de processos, tecnologias e políticas de difusão da Tecnologia BIM nos currículos dos curso de Arquitetura e Urbanismo.

Justificativa

As Células BIM são grupos organizados de professores e alunos de uma instituição de ensino envolvidos na proposição e no desenvolvimento de um Plano de Implementação de BIM, em um ou mais cursos, com o intuito na realização de ações acadêmicas para transformação digital.
O decreto presidencial 10.306, de 2 de abril de 2020, estabelece a utilização do Building Information Modelling - BIM ou Modelagem da Informação da Construção na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling - Estratégia BIM BR, instituída pelo Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019.
Dentro dessa realidade a REDE DE CÉLULAS BIM ANTAC pretende ampliar nacionalmente a ação de disseminação do BIM em Instituições de Ensino desenvolvida no Projeto Construa Brasil. A rede é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Tecnologia da Informação na Construção da ANTAC, pelos coordenadores Profa. Dra. Regina Ruschel (UNICAMP) e Prof. Dr. Sérgio Leal Ferreira (USP). Foi realizado um chamamento nacional em 12/2021, 70 professores universitários responderam, abrangendo 31 IES públicas e privadas. O desenvolvimento dos Planos de Implementação BIM no ensino se iniciam em fevereiro de 2022. Serão replicadas as diretrizes para formação, planejamento e ação das Células BIM.

Metodologia

Desenvolver uma pesquisa exploratória para evidenciar as contribuições das tecnologias BIM e, para isso, será feita uma revisão bibliográfica sobre estudos existentes e aplicação destas tecnologias em estudos de caso.
Serão cumpridas as seguintes etapas:
formação.
Levantamentos.
Diagnósticos
Plano de Implementação BIM - PIB
Treinamentos.
Planejamento de ações.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados tangíveis vão desde diagnósticos elaborados sobre a maturidade BIM no curso de arquitetura da FAUrb UFPel até a proposição de um plano de implementação abrangente e multidisciplinar para o uso de ferramentas dessa tecnologia nas ações pedagógicas previstas no plano do curso.

Página gerada em 28/06/2022 00:21:39 (consulta levou 0.106630s)