Nome do Projeto
Célula BIM FAUrb - UFPel
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
02/03/2022 - 30/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A REDE DE CÉLULAS BIM ANTAC pretende ampliar nacionalmente a ação de disseminação do BIM em Instituições de Ensino desenvolvida no Projeto Construa Brasil. A rede é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Tecnologia da Informação na Construção da ANTAC, pelos coordenadores Profa. Dra. Regina Ruschel (UNICAMP) e Prof. Dr. Sérgio Leal Ferreira (USP). Foi realizado um chamamento nacional em 12/2021, 70 professores universitários responderam, abrangendo 31 IES públicas e privadas. O desenvolvimento dos Planos de Implementação BIM no ensino se iniciam em fevereiro de 2022. Serão replicadas as diretrizes para formação, planejamento e ação das Células BIM.

Objetivo Geral

Estabelecer metas de curto, médio e longo prazos para a identificação de processos, tecnologias e políticas de difusão da Tecnologia BIM nos currículos dos curso de Arquitetura e Urbanismo.

Justificativa

As Células BIM são grupos organizados de professores e alunos de uma instituição de ensino envolvidos na proposição e no desenvolvimento de um Plano de Implementação de BIM, em um ou mais cursos, com o intuito na realização de ações acadêmicas para transformação digital.
O decreto presidencial 10.306, de 2 de abril de 2020, estabelece a utilização do Building Information Modelling - BIM ou Modelagem da Informação da Construção na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling - Estratégia BIM BR, instituída pelo Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019.
Dentro dessa realidade a REDE DE CÉLULAS BIM ANTAC pretende ampliar nacionalmente a ação de disseminação do BIM em Instituições de Ensino desenvolvida no Projeto Construa Brasil. A rede é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Tecnologia da Informação na Construção da ANTAC, pelos coordenadores Profa. Dra. Regina Ruschel (UNICAMP) e Prof. Dr. Sérgio Leal Ferreira (USP). Foi realizado um chamamento nacional em 12/2021, 70 professores universitários responderam, abrangendo 31 IES públicas e privadas. O desenvolvimento dos Planos de Implementação BIM no ensino se iniciam em fevereiro de 2022. Serão replicadas as diretrizes para formação, planejamento e ação das Células BIM.

Metodologia

Desenvolver uma pesquisa exploratória para evidenciar as contribuições das tecnologias BIM e, para isso, será feita uma revisão bibliográfica sobre estudos existentes e aplicação destas tecnologias em estudos de caso.
Serão cumpridas as seguintes etapas:
formação.
Levantamentos.
Diagnósticos
Plano de Implementação BIM - PIB
Treinamentos.
Planejamento de ações.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados tangíveis vão desde diagnósticos elaborados sobre a maturidade BIM no curso de arquitetura da FAUrb UFPel até a proposição de um plano de implementação abrangente e multidisciplinar para o uso de ferramentas dessa tecnologia nas ações pedagógicas previstas no plano do curso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISTIANE DOS SANTOS NUNES3
FABIO KELLERMANN SCHRAMM
HENRIQUE COSTA MARTINS
IVANA PATRICIA IAHNKE STEIM3
JANICE DE FREITAS PIRES3
LUANA ZANINI FERREIRA
LUCIANO DE VASCONCELLOS CORREA26
LUISA RODRIGUES FELIX DALLA VECCHIA3
MARIANA WARDELMANN DOS SANTOS
RAFAELA BORTOLINI18
RAISSA FLORES PEREIRA
RAUL BALBINOTI RODRIGUES
TÁSSIA BORGES DE VASCONSELOS3

Página gerada em 26/04/2024 20:06:36 (consulta levou 0.204661s)