Nome do Projeto
Vivências práticas em Farmácia Oncológica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/04/2022 - 05/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Fármacos e medicamentos
Resumo
As neoplasias têm atingido milhares de pessoas em todo mundo. A descoberta de um diagnóstico acarreta na necessidade de um tratamento farmacológico. Os quimioterápicos são medicamentos que precisam da presença de um profissional farmacêutico para a sua manipulação e/ou dispensação. Esse atendimento e contato direto com o paciente é fundamental para a garantia da compreensão e do uso correto dos medicamentos. A falha nessa comunicação pode gerar efeitos indesejados ou a não obtenção do objetivo terapêutico desejado. Sendo assim, é primordial que sejam desenvolvidas ações de cuidado e educação farmacêutica aos pacientes oncológicos. Diante disso, esse projeto de extensão visa proporcionar mais informação ao paciente que vem buscar seus medicamentos no serviço de oncologia no ambulatório do HE-UFPel/EBSERH e/ou realizar sessões de quimioterapia no local. Toda as ações de educação em saúde serão realizadas pelo acadêmicos sob supervisão de um farmacêutico especialista e/ou docentes do Curso de Farmácia por meio de consultas farmacêuticas individualizadas, dispensação de medicamentos e revisão da prescrição, além de auxílio e manipulação de quimioterápicos, avaliação e garantia da segurança do tratamento e atuação interprofissional. Dessa forma, espera-se aumentar a informação sobre o uso correto de medicamentos e reduzir os danos que podem ser gerados pelo tratamento ao promover adesão ao tratamento e o uso racional de medicamentos.

Objetivo Geral

Realizar ações educativas e de cuidado farmacêutico a pacientes oncológicos atendidos pelo Serviço de farmácia oncológica do HE-UFPEL/EBSERH, de forma a oportunizar aos graduandos de farmácia uma visão prática das atividades desenvolvidas pelo farmacêutico oncologista no âmbito hospitalar.

Justificativa

O tratamento dos pacientes oncológicos tem como objetivos a cura, remissão da doença e cuidados paliativos, além de promover a melhor qualidade de vida desse paciente. Porém, os esquemas terapêuticos nos quais esses pacientes são submetidos, além de complexos, são de grande variedade, já que estes pacientes fazem a administração de medicamentos, não só para o câncer, mas também para lidar com os efeitos adversos que esses medicamentos podem causar (ONCOGUIA, 2015; CARVALHO, 2018). O cuidado farmacêutico em oncologia é fundamental para melhorar a adesão ao tratamento e auxiliar o indivíduo e a família/cuidador a enfrentar todo o processo de tratamento, compreendendo a doença e os medicamentos, de forma a garantir mais segurança no enfrentamento de reações adversas e interações medicamentosas, além da promoção do uso racional de medicamentos. O Farmacêutico realiza dispensação da prescrição médica, seleção e padronização de materiais e medicamentos, manipulação de antineoplásicos e promove a garantia do uso racional dos medicamentos aos pacientes oncológicos (ONCOGUIA, 2015). A atuação interprofissional também fortalece o cuidado integral em saúde e favorece melhorias no cuidado do paciente fragilizado pela doença. Um estudo realizado na cidade de Lisboa, Capital de Portugal, sobre o papel do farmacêutico na Oncologia, mostrou que a intervenção farmacêutica é atividade fundamental na oncologia, uma vez que gerou impacto expressivo no cuidado dos pacientes oncológicos, já que além de melhorar a aceitação do paciente frente à medicação e identificar os problemas relacionados com o medicamento, também estimulou uma melhor relação entre o doente e o farmacêutico. Outros pontos positivos da presença do farmacêutico dentro da equipe profissional oncológica foi melhorar a qualidade de vida do paciente, através da diminuição dos efeitos adversos e redução de custos associados ao tratamento (PATULEIA, 2017). Diante disso, as ações realizadas pelos acadêmicos de farmácia junto à equipe do Serviço de Farmácia no Ambulatório de Oncologia do HE-UFPEL/EBSERH serão fundamentais para promover qualidade e segurança no cuidado de pacientes oncológicos por meio de educação e orientação em saúde, além de desenvolver conhecimentos/habilidades ao acadêmicos nessa área.

Metodologia

Os acadêmicos, ao acompanharem diariamente as atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos oncologistas do ambulatório de oncologia do HE-UFPel/EBSERH, irão realizar: atividades de atendimento farmacêutico aos pacientes; educação sobre o uso correto de medicamentos; validação de prescrição oncológica (conferência de doses e intervalos de protocolos); consultas de orientação farmacêutica e acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes em tratamento antineoplásico via oral; dispensação de medicamentos antineoplásicos orais, injetáveis, medicamentos de suporte (pré-quimioterápicos), de controle especial e medicamentos oncológicos judicializados; paramentação e auxílio na manipulação de antineoplásicos estéreis; e demais atividades do Serviço. Toda atividade será desenvolvida no Serviço de Farmácia Oncológica do HE-UFPel/EBSERH no período diurno sob supervisão de farmacêuticos especialistas em oncologia que trabalham no serviço e por docentes do Curso de Farmácia UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores tem-se: número de consultas farmacêuticas realizadas; número de problemas relacionados a farmacoterapia identificados; produção de material educativo.
Metas: resolver dúvidas sobre o tratamento quimioterápico; identificar problemas relacionados com a farmacoterapia (efeitos adversos, interações medicamentosas, falhas de adesão), promover educação em saúde aos pacientes, familiares e cuidadores.
Dessa forma, espera-se atingir um grande número de pacientes atendidos pelo serviço por meio de informação sobre o uso correto de medicamentos, aumentando a qualidade do acolhimento e gerando maior segurança ao tratamento quimioterápico dispensado e manipulado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Fernando Rocha Weber
JULIA VICENTE BIONDI
JULIANE FERNANDES MONKS DA SILVA2
KATIA LESTON BACELO
Marcia de Castro Neves Costa
Morgana dos Santos Mensch
PAULO MAXIMILIANO CORREA1
Pabliane Rodrigues Garcia
ROSIANE MASTELARI MARTINS
TAYNÁ AMARAL VELEDA

Página gerada em 19/04/2024 14:38:53 (consulta levou 0.149735s)