Nome do Projeto
ENTREOITAVAS - Educação Musical
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/03/2022 - 12/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
O Projeto Entreoitavas – Educação Musical, direcionado para crianças e adolescentes da comunidade de Pelotas tem como foco educacional os processos de fazer musical. Possibilita experiências que desenvolvem tanto conhecimentos musicais quanto a interação e socialização de seus participantes que, neste contexto, ganham sentido aspectos estéticos, artísticos, históricos, sociais, biográficos, acústicos, dentre outros.

Objetivo Geral

Possibilitar às crianças e adolescentes formação musical a partir experiências e práticas com a Flauta Doce
Realizar ações que proporcionem experiências pedagógico-musicais aos acadêmicos.

Justificativa

Este Projeto justifica-se por considerar a potência da Educação Musical para o desenvolvimento das [...] sensibilidades estéticas e artísticas, o desenvolvimento da imaginação e do potencial criativo, um sentido histórico da nossa herança cultural, meios de transcender o universo musical de seu meio social e cultural, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, o desenvolvimento da comunicação não-verbal. (Hentschke, apud Joly (2003, p. 117). O pilar que sustenta e dá sentido ao desenvolvimento de tais potencialidades é o Fazer Musical.
Em relação aos acadêmicos, ao aprender entre pares com crianças e com um professor de referência, os futuros professores, têm a possibilidade de “uma experiência viva, consistente, contextual, significativa, articulada e complementar de formação” (Diniz, 2018, p.193)

Metodologia

O Projeto de Extensão Entreoitavas – Educação Musical será realizado semanalmente durante todo o ano de acordo com o calendário acadêmico. A carga horária total do Projeto será de quatro horas semanais incluindo a preparação; planejamento e execução articulando, desta forma, o Projeto de Extensão à disciplina de Orientação e Prática Pedagógico-Musical. Neste período serão abordados os conhecimento teóricos e práticos necessários à vivência, ao fazer musical criativo e à performance no(s) instrumento(s) além dos conhecimento pedagógico-musicais necessários ao exercício docente. No semestre em que é ofertada a disciplina de Orientação e Prática Pedagógica musical III as aulas do Projeto acontecerão em conjunto visto que o mesmo faz parte da integralização Extensão-Ensino. No semestre em que não é oferecida a disciplina o Projeto contará com monitores, acadêmicos do Curso de Música – Licenciatura.

Indicadores, Metas e Resultados

Elaboração de Programa de Estudos para o Projeto
Apresentação musical

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
HENRIQUE GUERREIRO DINIZ ALVARENGA
LELIA NEGRINI DINIZ38
LUCAS MAURISTON DA SILVA
SABRINA DA COSTA OBIEDO

Página gerada em 16/04/2024 17:47:03 (consulta levou 0.132984s)