Nome do Projeto
FARMÁCIA ESCOLA DE DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS NA UBS CSU UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2022 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Fármacos e medicamentos
Resumo
A presença de uma farmácia escola universitária e pública promove melhoria na qualidade no ensino e serviços de saúde relacionados ao uso correto de medicamentos ainda não disponibilizados à comunidade beneficiada. Sendo assim, este projeto tem como objetivo criar e desenvolver uma farmácia escola de dispensação de medicamentos vinculada a Unidade Básica de Saúde CSU Areal - UFPel/SMS para atender a comunidade a fim de promover a garantia do acesso aos medicamentos prescritos e o uso racional de medicamentos. A presença do farmacêutico para a organização, gestão, dispensação de medicamentos e educação em saúde em uma unidade básica de saúde (UBS) impacta positivamente na redução de custos com medicamentos, na melhoria da qualidade do medicamento dispensado à população, na melhoria da compreensão e adesão ao tratamento, na garantia da segurança do paciente. O olhar interprofissional no cuidado em saúde promove qualidade de vida e satisfação ao usuário pelos serviços de saúde prestados na atenção primária.

Objetivo Geral

Criar e desenvolver uma farmácia escola de dispensação de medicamentos vinculada a Unidade Básica de Saúde CSU Areal - UFPel/SMS para atender a comunidade do território e vizinhanças a fim de promover a garantia do acesso aos medicamentos prescritos e o uso racional de medicamentos.

Justificativa

A presença do farmacêutico para a organização, gestão, dispensação de medicamentos e educação em saúde em uma unidade básica de saúde (UBS) é fundamental. Isso gera redução de custos à gestão municipal uma vez que otimiza o controle de estoque de medicamentos e evita perda de medicamentos por vencimento. Além disso, reduz reconsultas médicas, atendimentos em emergências e internações pois promove o uso racional de medicamentos e melhora a adesão do tratamento. Então, não impacta somente à gestão municipal de saúde, mas também à população atendida. Há melhoria das condições de tratamento à comunidade, já que não é mais realizada apenas uma entrega de medicamentos e sim a entrega com informação, o que caracteriza legalmente a dispensação de medicamentos (ato privativo do farmacêutico). Enquanto dispensário, o local não tinha a presença do profissional farmacêutico. Mas agora, como futura farmácia escola, o Curso de Farmácia promove a melhoria do serviço na UBS com a presença de dois servidores farmacêuticos e possibilita uma nova farmácia distrital ao munícipio em breve. Hoje das 50 UBS em Pelotas, somente 6 apresentam farmacêuticos. Com essa ação, seremos a sétima futuramente. O profissional farmacêutico é o responsável pela segurança do tratamento dispensado à população. Informações sobre o modo correto de uso, possíveis efeitos adversos, incompatibilidades, medidas não-farmacológicas serão realizadas a fim de promover o uso racional de medicamentos e a adesão ao tratamento. A participação de acadêmicos do Curso de Farmácia na inserção desse serviço em uma UBS é rico em aprendizado e permite o desenvolvimento de habilidades, tanto em gestão do medicamento quanto na contribuição da evolução clínica do paciente de forma interprofissional. A Farmácia Escola é um local de aprendizado, com supervisão acadêmica docente e supervisão local de farmacêuticos. A comunidade é beneficiada com a melhoria do acesso ao tratamento e por meio de ações de educação em saúde.

Metodologia

Dois servidores vinculados ao Curso de Farmácia, um farmacêutico e um técnico de farmácia, junto com docentes e acadêmicos, em parceria com a Gestão da Assistência Farmacêutica Municipal, organizarão o dispensário da UBS CSU. O local será reestruturado e reformado para ser transformado em uma farmácia escola. Enquanto todos os trâmites de estruturação e legalização estiverem em tramitação, a gestão clínica do medicamento já estará ocorrendo com a participação de todos os envolvidos em benefício da comunidade. Será realizado controle de estoque e devolução de medicamentos vencidos à gestão municipal, organização e armazenamento correto dos medicamentos, dispensação de medicamentos, orientação farmacêutica e ações de educação em saúde ao paciente/familiar/cuidador que vier retirar o tratamento, ações de educação em saúde com a equipe de saúde da UBS, participação no Programa Saúde na Escola (MS-SMS) com ações na escola do bairro, construção de plano de cuidado aos pacientes junto à equipe interprofissional. Também poderão ser realizadas consultas farmacêuticas e visitas domiciliares para acompanhamento farmacoterapêutico conforme às demandas da comunidade e da equipe de saúde.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
- Número de dispensações de medicamentos realizadas por mês;
- Medicamentos mais prescritos conforme o serviço de saúde;
- Número de medicamentos vencidos semestralmente;
- Número de consultas farmacêuticas realizadas anualmente;
- Número de visitas domiciliares realizadas anualmente;
- Satisfação do atendimento farmacêutico.

Metas:
- Organizar o dispensário e reduzir custos com desperdícios de medicamentos;
- Garantir a qualidade do medicamento dispensado;
- Realizar toda a estruturação para registro e desenvolvimento da farmácia escola de dispensação do Curso de Farmácia UFPel - SMS;
- Evitar presença de incompatibilidades farmacológicas e erros de dose nas prescrições;
- Identificar problemas relacionados com a farmacoterapia (reação adversa ao medicamento, interações medicamento x medicamento, interação medicamento x alimento, interação medicamento x álcool, dificuldades de adesão ao tratamento, dificuldade ao acesso ao tratamento, etc) e realizar intervenções farmacêuticas;
- Realizar ações de cuidado em saúde de forma interprofissional;

Resultados Esperados:
- Garantir o acesso aos medicamentos prescritos conforme a Relação Municipal de Medicamentos;
- Promover o uso racional de medicamentos a população atendida;
- Melhorar a adesão ao tratamento prescrito;
- Reduzir o número de problemas relacionados à farmacoterapia;
- Reduzir custos relacionados má gestão de medicamentos na UBS.

-

Página gerada em 06/01/2025 09:41:15 (consulta levou 0.220867s)