Nome do Projeto
O mundo que (des)conhecemos: examinando as distopias pós-modernas nas literaturas anglófonas contemporâneas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 31/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto tem como objetivo geral analisar as narrativas literárias distópicas presentes nas literaturas de língua inglesa (hoje, o corpus literário contém exemplos das literaturas estadunidense, canadense, australiana e sul-africana) através de um viés histórico, político e social, em uma tentativa de estabelecer relações entre as sociedades distópicas criadas pelos textos e as sociedades onde os textos se inserem, bem como suas relações com aspectos geopolíticos dos cronotopos de criação e consumo e demais tropos e gêneros narrativos com os quais dialoga.

Objetivo Geral

- Analisar os conceitos de utopia, eutopia, distopia e anti-utopia no âmbito dos estudos literários;
- Examinar os limites entre distopia, ficção científica e ficção infanto-juvenil
- Examinar os aspectos políticos e sociais das narrativas distópicas contemporâneas no corpus selecionado
- Formar e manter um grupo de discussão e pesquisa sobre utopias e distopias literárias em língua inglesa

Justificativa

Os estudos em utopia e distopia já constituem área consolidada de pesquisa, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Já os estudos teóricos acerca de pós-humanismo e transumanismo, interdisciplinares por natureza (agregando elementos de áreas como filosofia, sociologia, antropologia, ciência e engenharia da computação, medicina, entre outras), ainda constituem área em desenvolvimento no Brasil, especialmente entre aquelas disciplinas de fundo mais prático. A aplicabilidade de tais teorias na área de Letras – e, mais especificamente, nos estudos literários – ainda é bastante incipiente. E a união dos fundamentos teóricos da literatura distópica com os preceitos das teorias pós-humanas e transumanas é praticamente inexistente no Brasil. Desta forma, pode-se afirmar que o projeto tem atraído atenção de pesquisadores pertencentes às áreas correlatas de vários países do mundo, garantindo, assim, ainda que de forma incipiente, sua internacionalização. Mesmo sem qualquer investimento de fomento à pesquisa, por tratar-se de assunto vigente em vários círculos de pesquisa ao redor do mundo, os produtos oriundos deste projeto vêm sendo citados em trabalhos de qualidade como livros e testes de doutorado em diversos países como Holanda, Noruega, Turquia, Inglaterra e Estados Unidos.

Metodologia

Metodologia própria dos estudos de literatura e literatura comparada.

Indicadores, Metas e Resultados

- Fomentar a integração entre graduação e pós-graduação
- Desenvolver e aprofundar o estudo da literatura distópica no (sul do) Brasil
- Fomentar a divulgação científica

Espera-se, ao final do projeto, a formação de pelo menos 8 mestres e 6 doutores, bem como o estreitamento de laços entre as instituições parceiras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA ROESLER LEGG
ANDERSON LUÍS BRUM DE FREITAS
ANDERSON LUÍS BRUM DE FREITAS
CARIM LUCIANE DA SILVA RODRIGUES
CAROLINE BLANK MESQUITA
EDUARDO MARKS DE MARQUES3
EDUARDO RAMSON SANES
EUGÊNIA ADAMY BASSO
Jade Bueno Arbo
LARA DOS SANTOS AZEVEDO
LUIZA DA SILVA SOUZA
MARINA PEREIRA PENTEADO
PEDRO GABRIEL OSCHIRO DE JESUS
SAMIRA NOGUEIRA BRAYER
VITÓRIA EDUARDA DA ROSA JARDIM
ÂNDERSON MARTINS PEREIRA

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