Nome do Projeto
Litterapia: promovendo bem-estar por meio da literatura entre imigrantes residentes em Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2022 - 30/11/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Cultura
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
Resumo: Este projeto vincula-se ao Centro de Letras e Comunicação da UFPel e busca integrar imigrantes residentes na cidade de Pelotas em atividades de roda de leitura literária com a finalidade de promover bem-estar psíquico e social entre os participantes. Não é necessário ser fluente em língua portuguesa para participar. Os textos selecionados serão adequados ao nível de proficiência dos leitores. Como espaço de escuta, os encontros visam a facilitar trocas de percepções literárias e intercâmbio de experiências entre a população imigrante. Com isso, busca-se fomentar redes de apoio e fortalecer o indivíduo para seu desenvolvimento, enfatizando suas potencialidades e qualidades positivas. Para além dos benefícios psicossociais, as atividades oferecem uma oportunidade de exercitar e aperfeiçoar a comunicação oral e a leitura em língua portuguesa.

Objetivo Geral

Por meio da leitura literária, do cotejo entre ficção e realidade, os participantes serão levados a estabelecer identificações entre suas histórias pessoais e as situações narradas nos textos lidos. A leitura, então, servirá de mote para o diálogo e a troca de experiências entre os indivíduos envolvidos no processo. Em decorrência disso, espera-se que o ato de compartilhar experiências em grupo promova o apoio mútuo, a cumplicidade e facilite a formação e o fortalecimento de redes. Espera-se, também, que auxilie o indivíduo a extrair reflexões pessoais a partir das histórias lidas, ampliando, assim, sua capacidade autoconsciência.

Justificativa

A necessidade de ampliar os espaços de acolhimento a imigrantes residentes na cidade de Pelotas é a justificativa principal deste projeto. Quanto à escolha do referencial teórico-metodológico empregado, elencam-se as justificativas que seguem. O trabalho com a Biblioterapia (GUEDES; BAPTISTA, 2013), que embasa este grupo de leitura terapêutica, necessita de recursos mínimos para sua execução: textos e espaço de leitura - físico e/ou virtual. Também abordagem da Psicologia Positiva (SELIGMAN, 2019) fornece elementos para a concepção desse projeto. Nessa abordagem, o foco é auxiliar os indivíduos do grupo a ressaltar suas forças de caráter, sem tentativas de psicopatologizar suas experiências. Ressalta-se que o foco deste projeto não é psicoterapia. Contudo, a promoção do bem-estar almejada através das leituras e rodas de conversa pode desempenhar fator preventivo. A oportunidade de escuta do participante e o compartilhar de experiências em grupo pode colaborar para alívio de sintomas de ansiedade e estresse. Este fator, por sua vez, pode atuar na prevenção de adoecimento mental comum a pessoas em situação de imigração. O projeto que aqui se apresenta vai ao encontro das ideias de Michèle Petit (2013a, 2013b, 2021, entre outros) sobre a leitura como instrumento de construção e reconstrução do indivíduo e de resistência em ambientes de crise e de situações de exclusão social.
Finalmente, este projeto dialoga fortemente com a Política Nacional de Extensão Universitária em duas de suas diretrizes:
1. "A interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social;"
No que diz respeito a esse item, busca-se utilizar o conhecimento teórico-metodológico e técnico produzido na universidade para dar suporte a questões psicossociais, culturais e linguísticas decorrentes do processo de aculturação por que passam a população de imigrantes da cidade de Pelotas.
2. "A formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular;"
No tocante a esse aspecto, este projeto visa colaborar para a formação cidadã dos estudantes que farão parte da sua equipe de execução na medida em que estes trabalharão ativamente em torno da compreensão do fenômeno em questão e da busca da mitigação de seus impactos sobre grupos e indivíduos.

Metodologia

Para a execução deste projeto, toma-se emprestados elementos da Biblioterapia e da Psicologia Positiva. As atividades constituem-se de leitura de textos literários (contos, poemas, crônicas) seguidas de debate. Como materiais, serão utilizados livros, textos de acesso livre retirados da web, jogos e outros materiais de apoio. Para o primeiro semestre de 2022, estão previstos encontros remotos e, a depender da situação sanitária e das condições de espaço físico da universidade, os encontros passarão a ser presenciais a partir do segundo semestre.

Indicadores, Metas e Resultados

A expectativa deste projeto é de que os cidadãos imigrantes residentes em Pelotas possam encontrar no âmbito do grupo um lugar de acolhimento, escuta, desenvolvimento pessoal e de formação de redes de apoio. Espera-se, igualmente, que este projeto sirva de estímulo para outras iniciativas que possam beneficiar populações minoritárias da região.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Humberto Alexander Baca Juarez
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI
RICARDO PEREIRA
TAIS BOPP DA SILVA8

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