Nome do Projeto
Litterapia: promovendo bem-estar por meio da literatura entre imigrantes residentes em Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2022 - 30/11/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Cultura
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
Resumo: Este projeto vincula-se ao Centro de Letras e Comunicação da UFPel e busca integrar imigrantes residentes na cidade de Pelotas em atividades de roda de leitura literária com a finalidade de promover bem-estar psíquico e social entre os participantes. Não é necessário ser fluente em língua portuguesa para participar. Os textos selecionados serão adequados ao nível de proficiência dos leitores. Como espaço de escuta, os encontros visam a facilitar trocas de percepções literárias e intercâmbio de experiências entre a população imigrante. Com isso, busca-se fomentar redes de apoio e fortalecer o indivíduo para seu desenvolvimento, enfatizando suas potencialidades e qualidades positivas. Para além dos benefícios psicossociais, as atividades oferecem uma oportunidade de exercitar e aperfeiçoar a comunicação oral e a leitura em língua portuguesa.
Objetivo Geral
Por meio da leitura literária, do cotejo entre ficção e realidade, os participantes serão levados a estabelecer identificações entre suas histórias pessoais e as situações narradas nos textos lidos. A leitura, então, servirá de mote para o diálogo e a troca de experiências entre os indivíduos envolvidos no processo. Em decorrência disso, espera-se que o ato de compartilhar experiências em grupo promova o apoio mútuo, a cumplicidade e facilite a formação e o fortalecimento de redes. Espera-se, também, que auxilie o indivíduo a extrair reflexões pessoais a partir das histórias lidas, ampliando, assim, sua capacidade autoconsciência.
Justificativa
A necessidade de ampliar os espaços de acolhimento a imigrantes residentes na cidade de Pelotas é a justificativa principal deste projeto. Quanto à escolha do referencial teórico-metodológico empregado, elencam-se as justificativas que seguem. O trabalho com a Biblioterapia (GUEDES; BAPTISTA, 2013), que embasa este grupo de leitura terapêutica, necessita de recursos mínimos para sua execução: textos e espaço de leitura - físico e/ou virtual. Também abordagem da Psicologia Positiva (SELIGMAN, 2019) fornece elementos para a concepção desse projeto. Nessa abordagem, o foco é auxiliar os indivíduos do grupo a ressaltar suas forças de caráter, sem tentativas de psicopatologizar suas experiências. Ressalta-se que o foco deste projeto não é psicoterapia. Contudo, a promoção do bem-estar almejada através das leituras e rodas de conversa pode desempenhar fator preventivo. A oportunidade de escuta do participante e o compartilhar de experiências em grupo pode colaborar para alívio de sintomas de ansiedade e estresse. Este fator, por sua vez, pode atuar na prevenção de adoecimento mental comum a pessoas em situação de imigração. O projeto que aqui se apresenta vai ao encontro das ideias de Michèle Petit (2013a, 2013b, 2021, entre outros) sobre a leitura como instrumento de construção e reconstrução do indivíduo e de resistência em ambientes de crise e de situações de exclusão social.
Finalmente, este projeto dialoga fortemente com a Política Nacional de Extensão Universitária em duas de suas diretrizes:
1. "A interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social;"
No que diz respeito a esse item, busca-se utilizar o conhecimento teórico-metodológico e técnico produzido na universidade para dar suporte a questões psicossociais, culturais e linguísticas decorrentes do processo de aculturação por que passam a população de imigrantes da cidade de Pelotas.
2. "A formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular;"
No tocante a esse aspecto, este projeto visa colaborar para a formação cidadã dos estudantes que farão parte da sua equipe de execução na medida em que estes trabalharão ativamente em torno da compreensão do fenômeno em questão e da busca da mitigação de seus impactos sobre grupos e indivíduos.
Finalmente, este projeto dialoga fortemente com a Política Nacional de Extensão Universitária em duas de suas diretrizes:
1. "A interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social;"
No que diz respeito a esse item, busca-se utilizar o conhecimento teórico-metodológico e técnico produzido na universidade para dar suporte a questões psicossociais, culturais e linguísticas decorrentes do processo de aculturação por que passam a população de imigrantes da cidade de Pelotas.
2. "A formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular;"
No tocante a esse aspecto, este projeto visa colaborar para a formação cidadã dos estudantes que farão parte da sua equipe de execução na medida em que estes trabalharão ativamente em torno da compreensão do fenômeno em questão e da busca da mitigação de seus impactos sobre grupos e indivíduos.
Metodologia
Para a execução deste projeto, toma-se emprestados elementos da Biblioterapia e da Psicologia Positiva. As atividades constituem-se de leitura de textos literários (contos, poemas, crônicas) seguidas de debate. Como materiais, serão utilizados livros, textos de acesso livre retirados da web, jogos e outros materiais de apoio. Para o primeiro semestre de 2022, estão previstos encontros remotos e, a depender da situação sanitária e das condições de espaço físico da universidade, os encontros passarão a ser presenciais a partir do segundo semestre.
Indicadores, Metas e Resultados
A expectativa deste projeto é de que os cidadãos imigrantes residentes em Pelotas possam encontrar no âmbito do grupo um lugar de acolhimento, escuta, desenvolvimento pessoal e de formação de redes de apoio. Espera-se, igualmente, que este projeto sirva de estímulo para outras iniciativas que possam beneficiar populações minoritárias da região.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Humberto Alexander Baca Juarez | |||
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI | |||
RICARDO PEREIRA | |||
TAIS BOPP DA SILVA | 8 |