Nome do Projeto
Estruturação do Laboratório de Automação Industrial
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2022 - 30/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O Laboratório de Automação Industrial - LAI está instalado no prédio da COTADA no Centro de Engenharias, e atualmente atende diretamente os cursos de graduação do Centro de Engenharias, tais como, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Agrícola e Engenharia Industrial Madeireira. Além de apoiar atividades de ensino, pesquisas e extensão na área de projeto de sistemas mecânicos e acionamentos por meio de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos. O LAI também tem desenvolvido atividades com Veículo Aéreo Não Tripulado - VANT, com atividade de levantamento de imagens digitais de áreas e estruturas.

Objetivo Geral

O objetivo deste Projeto de Unificado com ênfase em Ensino é sistematizar e capacitar o Laboratório de Automação Industrial para apoiar atividades didáticas de Ensino, pesquisas e extensão, fortalecendo as atividades didáticas dos alunos do Centro de Engenharia e Unidades acadêmicas a fim. Como objetivos específicos na área de ensino o projeto tem o intuito de apoiar as atividades desenvolvidas nas disciplinas de Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos e de Controle e Automação. Na área de pesquisa o objetivo é investigar o desempenho de diferentes
tipos de sistemas hidráulicos e pneumáticos em condições de trabalhos diferenciados. E na atuação de extensão o laboratório apóia a avaliação e validação de sistemas de acionamentos hidráulicos aplicados em in loco, principalmente no acionamento de comportadas hidráulicas em Perímetros de Irrigação. Além disso, o projeto apoia atividades de operação, levantamento de dados e modelagem de imagens do VANT.

Justificativa

A estruturação do Laboratório de Automação Industrial, para atender de forma adequada atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, é totalmente relevante para formação dos acadêmicos dos cursos do Centro de Engenharias, assim como para toda a comunidade da UFPEL. Para isso é necessário uma equipe de docentes, técnicos administrativos e discentes comprometidos com as atividades para a realização dessa estruturação.

Metodologia

A metodologia empregada no processo de Estruturação do Laboratório de Automação Industrial, está baseada no processo de desenvolvimento de dispositivos didáticos, onde são utilizadas ferramentas e procedimentos, tais como, revisão bibliográfica, sistematização, montagem, simulação, modelagem e validação de sistemas hidráulicos e pneumáticos e modelagem de imagens digitais, além da sistematização dos resultados por meio de publicações.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com a Estruturação do Laboratório de Automação Industrial, melhorar qualidade de atendimento e o numero de trabalhos desenvolvidos no laboratório sejam estes de ensino, pesquisa e extensão. Além da publicação de apostilas, artigos, TCCs e dissertações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDENILTON TEIXEIRA NUNES
GILSON SIMOES PORCIUNCULA4
MAIK CONCEICAO DIAS

Página gerada em 25/04/2024 05:11:10 (consulta levou 0.129476s)