Nome do Projeto
A crítica musical no Brasil
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
14/03/2022 - 31/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto de pesquisa visa aprofundar as ações iniciadas no projeto Oscar Guanabarino e a Crítica Musical no Brasil, ampliando seus objetivos a outros agentes culturais, especificamente críticos musicais, ativos no Brasil a partir do século XIX. Assim, ainda sobre Oscar Guanabarino, o foco recai em sua produção para o Jornal do Commercio (RJ), tanto no Folhetim Pelo Mundo das Artes, quanto na coluna Theatros e Música, no período 1917-1937. Enquanto a primeira é facilmente identificável, pois assinada, e, por isso, de fácil transcrição e análise, o mesmo não se pode afirmar quanto a seus escritos na Theatros e Música. Esta, que apresenta problemas às vezes indissolúveis, uma vez que invariavelmente não assinadas, requer a análise estilística para auxílio na tentativa da identificação de sua autoria. Também o foco foi ampliado para o pianista, compositor e crítico Alexandre Levy, cujas críticas foram publicadas no Correio Paulistano (SP) durante o século XIX, em período ainda do Império.
Desta forma, com o objetivo de produzir, ao final, uma Antologia com cada uma dessas produções, tem-se a meta de tanto registrar e disponibilizar conteúdo ainda inédito para a pesquisa musicológica brasileira, quanto aprofundar os estudos já em andamento, que já produziram a publicação "Oscar Guanabarino e a Crítica Musical no Brasil: transcrições guanabarinas - antologia crítica O Paiz", em 4 volumes, e que demonstram a amplitude de abordagens possíveis nos estudos da crítica musical periodista.
Objetivo Geral
Este projeto tem por objetivo geral a compilação e análise das críticas musicais de importantes críticos brasileiros, como Oscar Guanabarino, Alexandre Levy, entre outros, publicadas em importantes periódicos brasileiros, disponibilizados pela Hemeroteca Digital Brasileira, vinculada à Fundação Biblioteca Nacional.
Os objetivos específicos do projeto são:
1. Compilar as críticas musicais de críticos selecionados;
2. Proceder as suas sistematizações;
3. Análisar seus conteúdos, conforme critérios a serem estabelecidos no decorrer da pesquisa, de acordo com as temáticas sistematizadas;
4. Contribuir para a compreensão dos jogos de força estéticos presentes durante o período de suas produções analíticas.
Os objetivos específicos do projeto são:
1. Compilar as críticas musicais de críticos selecionados;
2. Proceder as suas sistematizações;
3. Análisar seus conteúdos, conforme critérios a serem estabelecidos no decorrer da pesquisa, de acordo com as temáticas sistematizadas;
4. Contribuir para a compreensão dos jogos de força estéticos presentes durante o período de suas produções analíticas.
Justificativa
Embora seja inquestionável o valor da crítica musical como fonte para pesquisas musicológicas, há poucos registros de pesquisas científicos destinados especificamente a esse gênero literário no Brasil. Através da crítica musical, muitas questões podem ser inferidas, tanto no aspecto cultural, quanto sociológico, histórico ou educacional, por exemplo. Em outros termos, segue-se na linha da história imediata, cujo fundamento “não tende apenas a encurtar os prazos entre a vida das sociedades e sua primeira tentativa de interpretação, mas também a dar a palavra aos que foram os atores dessa história” (Lacouture, 1988; 217). Dosse, por sua vez, ao se referir à história das mentalidades de George Duby, observa tratar-se de “deslocar o olhar do historiador da narração dos fatos passados […] para estudar, a partir dessas mesmas fontes, as representações que uma época tem de si própria, de sua história e em sua subjetividade.” (Dosse, 2003; 314).
Entretanto, apesar da carência apontada, alguns pesquisadores a ela se têm dedicado, como a Profª. Drª. Maria Alice Volpe (UFRJ), que coordena o projeto “Periódicos e Música no Brasil: história, crítica e recepção”, ou o Prof. Dr. Jorge Coli (UNICAMP), que, em “Música Final”, aborda a crítica musical de Mário de Andrade, publicada no periódico “Folha da Manhã”.
Tal abordagem também não é estranha ao Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais da UFPel, cuja pesquisa em jornais tem sido uma constante há algum tempo, exemplificado nos projetos “A música pelos jornais da cidade do Rio Grande: da Proclamação da República ao Conservatório de Música” (2007), ou no “Oscar Guanabarino e a crítica musical no Brasil” (2016).
Desta maneira, este projeto vem seguir a trajetória já aberta por projetos anteriores, que visam não só o resgate da crítica musical periodista, com toda a sua verve anedótica, mas, mais que isso, aprofundar o seu entendimento e as significações por elas transmitidas.
Entretanto, apesar da carência apontada, alguns pesquisadores a ela se têm dedicado, como a Profª. Drª. Maria Alice Volpe (UFRJ), que coordena o projeto “Periódicos e Música no Brasil: história, crítica e recepção”, ou o Prof. Dr. Jorge Coli (UNICAMP), que, em “Música Final”, aborda a crítica musical de Mário de Andrade, publicada no periódico “Folha da Manhã”.
Tal abordagem também não é estranha ao Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais da UFPel, cuja pesquisa em jornais tem sido uma constante há algum tempo, exemplificado nos projetos “A música pelos jornais da cidade do Rio Grande: da Proclamação da República ao Conservatório de Música” (2007), ou no “Oscar Guanabarino e a crítica musical no Brasil” (2016).
Desta maneira, este projeto vem seguir a trajetória já aberta por projetos anteriores, que visam não só o resgate da crítica musical periodista, com toda a sua verve anedótica, mas, mais que isso, aprofundar o seu entendimento e as significações por elas transmitidas.
Metodologia
A metodologia empregada estará fundamentada em 3 (três) ações fundamentais. A primeira delas é a compilação das críticas musicais publicadas nos vários jornais periódicos disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira. Trata-se de uma ação primordial, visto, até o momento, ou não haver tal coletânea, ou, as que há, encontram-se repletas de lacunas.
A etapa seguinte será o resultado da compilação realizada, pois sistematizará, de acordo com suas temáticas, as críticas encontradas. Trata-se de uma ação que visa otimizar o desempenho da análise crítica que segue.
Assim, através da pesquisa nos periódicos da época, segue-se na linha da história imediata, cujo fundamento “não tende apenas a encurtar os prazos entre a vida das sociedades e sua primeira tentativa de interpretação, mas também a dar a palavra aos que foram os atores dessa história” (Lacouture, 1988; 217). Dosse, por sua vez, ao se referir à história das mentalidades de George Duby, observa tratar-se de “deslocar o olhar do historiador da narração dos fatos passados […] para estudar, a partir dessas mesmas fontes, as representações que uma época tem de si própria, de sua história e em sua subjetividade.” (Dosse, 2003; 314).
Desta maneira, resumidamente, as etapas definidas para a realização deste projeto são:
1. Compilar as críticas musicais
2. Proceder as suas sistematizações
3. Analisar seus conteúdos
4. Redigir artigos para a divulgação de seus resultados
5. Elaborar o relatório final de pesquisa.
A etapa seguinte será o resultado da compilação realizada, pois sistematizará, de acordo com suas temáticas, as críticas encontradas. Trata-se de uma ação que visa otimizar o desempenho da análise crítica que segue.
Assim, através da pesquisa nos periódicos da época, segue-se na linha da história imediata, cujo fundamento “não tende apenas a encurtar os prazos entre a vida das sociedades e sua primeira tentativa de interpretação, mas também a dar a palavra aos que foram os atores dessa história” (Lacouture, 1988; 217). Dosse, por sua vez, ao se referir à história das mentalidades de George Duby, observa tratar-se de “deslocar o olhar do historiador da narração dos fatos passados […] para estudar, a partir dessas mesmas fontes, as representações que uma época tem de si própria, de sua história e em sua subjetividade.” (Dosse, 2003; 314).
Desta maneira, resumidamente, as etapas definidas para a realização deste projeto são:
1. Compilar as críticas musicais
2. Proceder as suas sistematizações
3. Analisar seus conteúdos
4. Redigir artigos para a divulgação de seus resultados
5. Elaborar o relatório final de pesquisa.
Indicadores, Metas e Resultados
- Ter identificado e compilado as críticas musicais dos críticos analisados, agrupadas por periódicos;
- Ter realizado as suas sistematizações;
- Ter realizado a análise crítica das matérias coletadas;
- Elaborar artigos que divulguem os resultados obtidos nesta pesquisa;
- Disponibilização virtual do repertório de críticas musicais estudadas, na forma de Antologias, por autor.
- Ter realizado as suas sistematizações;
- Ter realizado a análise crítica das matérias coletadas;
- Elaborar artigos que divulguem os resultados obtidos nesta pesquisa;
- Disponibilização virtual do repertório de críticas musicais estudadas, na forma de Antologias, por autor.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BEATRIZ MARTINS LIMA | |||
LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG | 10 | ||
MARCELE PEDROTTI DUTRA MENESES | |||
PAULA ANDREA GARZÓN BOCANEGRA | |||
REBECA KLIPPEL BREHM |