Nome do Projeto
Tópicos: Indicadores das Desigualdades
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/03/2022 - 30/06/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto de ensino: Tópicos: Indicadores das desigualdades, integra a disciplina de pós-graduação do Programa de pós-graduação em Sociologia (cursos Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Pelotas e tem como objetivo ampliar a discussão sobre os indicadores das desigualdades para além dos discentes do PPGS, buscando atrair alunos de graduação e demais interessados na temática e promover um espaço de reflexão para a troca de conhecimentos propondo um diálogo sobre a desigualdade e seus indicadores, digamos, tradicionais, e refletir sobre outras possibilidades e métricas/avaliações/valorações e consequências das desigualdades na contemporaneidade. Os tópicos terão formato de seminários e acontecerão de modo remoto, integrando também as atividades do grupo de pesquisa GENS/UFPel, coordenado pela profa. Elaine da Silveira Leite. Vale destacar é que uma reedição do projeto de ensino realizado em 2021. Público-alvo: alunos da graduação e pós-graduação da UFPel, e demais interessados na temática externos a UFPel. 30 vagas.

Objetivo Geral

Este projeto de ensino tem como objetivo geral promover um espaço de reflexão para a troca de conhecimentos entre discentes da graduação e da Pós-graduação e demais interessados na temática a partir das discussões de textos, buscando oportunizar um debate para a compreensão das
múltiplas facetas das desigualdades.
Os objetivos específicos visam analisar múltiplos aspectos das desigualdades, buscando discutir a produção de indicadores e estatísticas, bem como incorporar teorias e pesquisas sobre desigualdades que perpassam por temáticas como: concentração de renda; riqueza; estratificação social; família; gênero; classe média, religião; neoliberalismo; emoções; felicidade; tecnologias; avaliação, valoração e criação de valor.

Justificativa

Este projeto de ensino é a reedição do projeto de 2021, bem como justifica-se pois têm como objetivo integrar a comunidade acadêmica e demais interessados na temática ao promover um espaço de reflexão para a troca de conhecimentos a partir de discussões que visam analisar múltiplos aspectos das desigualdades, buscando discutir a produção de indicadores e estatísticas, bem como incorporar teorias e pesquisas sobre desigualdades que perpassam por temáticas referidas acima.

Metodologia

Serão 08 encontros virtuais (formato de web conferência) consecutivos (de até 2hs), , buscando oportunizar um debate para a compreensão das múltiplas facetas das desigualdades.; bem como, visa contribuir para a relação ensino/aprendizagem e pesquisa dos estudantes, justificando a relevância da proposta como atividade de ensino do PPGS/UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultado, espera-se que seja construído um espaço de reflexão sobre os indicadores e as múltiplas facetas das desigualdades para além de seus indicadores e consequências “tradicionais”, possibilitando a troca de conhecimentos entre estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados na temática. Como encerramento, será feita uma avaliação conjunta da proposta para a realização de um balanço dos pontos positivos e negativos da presente proposta.
Vale ressaltar que o projeto de ensino integra a disciplina optativa - Tópicos IV: Indicadores das desigualdades, (0569119) – (Optativa, 2 crs). Profa. Elaine Leite. Segunda-feira. 19hs. Início: 28/03/2020 elaborada para o calendário do primeiro semestre de 2022 do PPGSociologia/UFPel.
Para inscrição enviar e-mail para esleite20@gmail.com – de 22 a 26 de março de 2022.
Os encontros terão início em março e o encerramento será em junho de 2022.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELE MENDES CALDAS
ELAINE DA SILVEIRA LEITE10
FERNANDA EGUES SIMOES
LAURA SILVA COSTA
THAYS ALVES DA SILVA

Página gerada em 05/12/2022 12:41:12 (consulta levou 0.108295s)