Nome do Projeto
				Tecendo Poéticas Feministas: crochê, bordado e poesia
				
								Ênfase
				Extensão
				
								Data inicial - Data final
				30/04/2022 - 15/12/2023
				
								Unidade de Origem
				
				
				Coordenador Atual
				
				Área CNPq
				
Linguística, Letras e Artes				
								Eixo Temático (Principal - Afim)
				Cultura / Educação
				
								Linha de Extensão
				Artes visuais
				
								Resumo
				O projeto decorre de práticas e reflexões experimentadas com grupos diferenciados em espaços de partilha, onde retomamos saberes e fazeres, associados ao feminino, como o bordado, a costura, o crochê, o desenho, a poesia, a roda de leituras e conversas. Nesse projeto reativamos as oficinas em intercâmbio com outros grupos e a comunidade interessada, para articular conhecimentos em torno de fazeres artesanais, poéticas artísticas e pensamento feminista.  O espaço da oficina potencializa a experimentação, instaura o diálogo e desafia os grupos a refletirem sobre o espaço da mulher no mundo e na arte, visibilizando protagonistas e produções, que ensaiam outras formas de percepção e modos de expressar, ultrapassando cerceamentos e hierarquias, para acolher, incluir e transformar.
				
				
				
			Objetivo Geral
O projeto tem como objetivo vincular técnicas de ensino de crochê, tanto com linhas como com o uso de sacolas plásticas, assim como técnicas de bordado e de agulha mágica, juntamente com a leitura de obras de mulheres que proponham reflexões feministas sobre o ser e estar mulher no mundo social, cultural, histórico, suas realizações, invenções e transgressões. As oficinas ocorrerão em espaços formais, como escolas ou na universidade, e em espaços não formais, como Museus, comunidade, associação de bairros.
						Justificativa
O ensino de técnicas de croche ou bordadoarticulardo com leituras feministas é um modo de encontrar um espaço de reflexão e conversa sobre temas do cotidiano feminino, de forma descontraída e lúdica, ao mesmo tempo que se ensina um saber fazer prático que pode ser adotado como forma de acréscimo em suas economias familiares. É uma forma de socializar e de encontrar no grupo apoio para dificuldades muitas vezes vivenciadas por todos. Ainda, a oficina Crochê de sacolinha foi pensada com o objetivo de ensinar crochê a partir de um material simples e de fácil acesso como a sacola plástica, como forma de tratar da reciclagem. Sabemos que tem muito lixo nas ruas, que trazem vários transtornos para todos no planeta. Então trabalhar com o plástico é uma forma de reciclagem, que faz com que essa ação seja sustentável. 
						Metodologia
A metodologia é aberta, convocando todos e todas para a experimentação,  em roda nos colocamos para acolher e impulsionar a construção e a reflexão coletiva. As etapas compreendem:
Preparo: Organização de cronograma, grupos de trabalho, programa e espaços de atuação, atualização de demandas, ajustes de percurso.
Execução: Realização de oficinas que envolvem o aprendizado de técnicas e a experimentação com materiais, desde cortar as sacolas e fios, conhecer os pontos, como iniciar e finalizar o trabalho, seleção de textos para debates, rodas de leitura e conversa, exercícios de desenho e poesia, conhecendo mulheres artistas e suas obras.
Avaliação: Apreciação pelos participantes, depoimentos informais e relatos, produção de relatórios técnicos, sistematização e disponibilização dos resultados em eventos e publicações.
						Preparo: Organização de cronograma, grupos de trabalho, programa e espaços de atuação, atualização de demandas, ajustes de percurso.
Execução: Realização de oficinas que envolvem o aprendizado de técnicas e a experimentação com materiais, desde cortar as sacolas e fios, conhecer os pontos, como iniciar e finalizar o trabalho, seleção de textos para debates, rodas de leitura e conversa, exercícios de desenho e poesia, conhecendo mulheres artistas e suas obras.
Avaliação: Apreciação pelos participantes, depoimentos informais e relatos, produção de relatórios técnicos, sistematização e disponibilização dos resultados em eventos e publicações.
Indicadores, Metas e Resultados
Contato com a comunidade;  fomento à fruição artística,  formação e qualificação em artes e cultura, estudos feministas;
Inserção político-pedagógica através de oficinas que reúnem arte e artesanato em estratégias inclusivas e sustentáveis
Ativação do papel social da universidade pela articulação com a comunidade em defesa de políticas inclusivas e superação das desigualdades
						Inserção político-pedagógica através de oficinas que reúnem arte e artesanato em estratégias inclusivas e sustentáveis
Ativação do papel social da universidade pela articulação com a comunidade em defesa de políticas inclusivas e superação das desigualdades
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| ALINE GOLART DA CUNHA | |||
| ANDRE GUSTAVO DE CAMPOS | |||
| ARYANE BARBADO LIMA | |||
| DOMENICA PINHEIRO FRANCISCO | |||
| GABRIELA FARIAS MUNIZ KACELNIKAS | |||
| HELENE GOMES SACCO | 8 | ||
| HENRIQUE TORRES DE SOUZA | |||
| JACKELINE SANTOS NUNES | |||
| JÚLIA PETIZ PORTO | |||
| KATIANE LETICIA FERREIRA DA SILVA | |||
| NADIA DA CRUZ SENNA | 12 | ||
| URSULA ROSA DA SILVA | 12 | ||
| VANESSA CRISTINA DIAS |