Nome do Projeto
Tecendo Poéticas Feministas: crochê, bordado e poesia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/04/2022 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O projeto decorre de práticas e reflexões experimentadas com grupos diferenciados em espaços de partilha, onde retomamos saberes e fazeres, associados ao feminino, como o bordado, a costura, o crochê, o desenho, a poesia, a roda de leituras e conversas. Nesse projeto reativamos as oficinas em intercâmbio com outros grupos e a comunidade interessada, para articular conhecimentos em torno de fazeres artesanais, poéticas artísticas e pensamento feminista. O espaço da oficina potencializa a experimentação, instaura o diálogo e desafia os grupos a refletirem sobre o espaço da mulher no mundo e na arte, visibilizando protagonistas e produções, que ensaiam outras formas de percepção e modos de expressar, ultrapassando cerceamentos e hierarquias, para acolher, incluir e transformar.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo vincular técnicas de ensino de crochê, tanto com linhas como com o uso de sacolas plásticas, assim como técnicas de bordado e de agulha mágica, juntamente com a leitura de obras de mulheres que proponham reflexões feministas sobre o ser e estar mulher no mundo social, cultural, histórico, suas realizações, invenções e transgressões. As oficinas ocorrerão em espaços formais, como escolas ou na universidade, e em espaços não formais, como Museus, comunidade, associação de bairros.

Justificativa

O ensino de técnicas de croche ou bordadoarticulardo com leituras feministas é um modo de encontrar um espaço de reflexão e conversa sobre temas do cotidiano feminino, de forma descontraída e lúdica, ao mesmo tempo que se ensina um saber fazer prático que pode ser adotado como forma de acréscimo em suas economias familiares. É uma forma de socializar e de encontrar no grupo apoio para dificuldades muitas vezes vivenciadas por todos. Ainda, a oficina Crochê de sacolinha foi pensada com o objetivo de ensinar crochê a partir de um material simples e de fácil acesso como a sacola plástica, como forma de tratar da reciclagem. Sabemos que tem muito lixo nas ruas, que trazem vários transtornos para todos no planeta. Então trabalhar com o plástico é uma forma de reciclagem, que faz com que essa ação seja sustentável.

Metodologia

A metodologia é aberta, convocando todos e todas para a experimentação, em roda nos colocamos para acolher e impulsionar a construção e a reflexão coletiva. As etapas compreendem:
Preparo: Organização de cronograma, grupos de trabalho, programa e espaços de atuação, atualização de demandas, ajustes de percurso.
Execução: Realização de oficinas que envolvem o aprendizado de técnicas e a experimentação com materiais, desde cortar as sacolas e fios, conhecer os pontos, como iniciar e finalizar o trabalho, seleção de textos para debates, rodas de leitura e conversa, exercícios de desenho e poesia, conhecendo mulheres artistas e suas obras.
Avaliação: Apreciação pelos participantes, depoimentos informais e relatos, produção de relatórios técnicos, sistematização e disponibilização dos resultados em eventos e publicações.


Indicadores, Metas e Resultados

Contato com a comunidade; fomento à fruição artística, formação e qualificação em artes e cultura, estudos feministas;

Inserção político-pedagógica através de oficinas que reúnem arte e artesanato em estratégias inclusivas e sustentáveis

Ativação do papel social da universidade pela articulação com a comunidade em defesa de políticas inclusivas e superação das desigualdades

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE GOLART DA CUNHA
ANDRE GUSTAVO DE CAMPOS
ARYANE BARBADO LIMA
DOMENICA PINHEIRO FRANCISCO
GABRIELA FARIAS MUNIZ KACELNIKAS
HELENE GOMES SACCO8
HENRIQUE TORRES DE SOUZA
JACKELINE SANTOS NUNES
JÚLIA PETIZ PORTO
KATIANE LETICIA FERREIRA DA SILVA
NADIA DA CRUZ SENNA12
URSULA ROSA DA SILVA12
Vanessa Cristina Dias

Página gerada em 26/04/2024 22:19:44 (consulta levou 6.566827s)