Nome do Projeto
Grupo de estudos "O corpo e as Artes Visuais diante do sistema de sexo/gênero"
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/06/2022 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O grupo de estudos “O corpo e as Artes Visuais diante do sistema de sexo/gênero” propõe atender a demanda por espaços de debate sobre a relação entre a corporeidade e as artes visuais, propiciando um espaço de aprofundamento de discussões a partir de um grupo formado por estudantes do Centro de Artes da UFPel e por demais interessados da comunidade interna e externa da universidade. Serão realizados encontros periódicos remotos síncronos para o debate de leituras indicadas, bem como de obras artísticas, projetos expositivos e demais objetos de estudo. Procura-se através desse projeto não só instrumentalizar os participantes quanto ao tema, mas também propiciar uma continuidade para questões já exploradas nas disciplinas regulares de seus cursos. Assim, espera-se que ao final do projeto os participantes tenham desenvolvido conhecimentos introdutórios e específicos sobre os assuntos abordados, ficando em aberto a possibilidade de novas ofertas do projeto para tais participantes e novos interessados.

Objetivo Geral

Constituir um grupo de estudos que debata os temas do corpo na arte em relação ao sistema de sexo/gênero.

Justificativa

Apesar de ser largamente abordado pela arte em diferentes períodos históricos, o tema do corpo frequentemente foi sublimado ou interpretado sem que fossem problematizadas suas instâncias relativas ao sistema de sexo/gênero. Nesse sentido, muitas vezes uma série de discursos reproduzidos nas obras de arte foram apresentados como verdades naturalizadas pelo meio social. Na atualidade, a partir dos espaços conquistados pelos debates ativistas e teóricos a respeito das dissidências sexuais e de gênero, o que inclui os movimentos feministas, as políticas queer e o amplo debate sobre a diversidade e a diferença, é necessário criar espaços onde tais temas possam ser discutidos especificamente em relação ao campo da arte, sendo tal reflexão de interesse de artistas, pesquisadores, professores, trabalhadores da cultura em geral. Assim, o grupo de estudos procura reunir esses interessados a partir de uma integração entre estudantes e demais interessados, promovendo a aproximação entre diferentes contextos e promovendo um espaço de aprendizagem e aprofundamento de estudos realizado de forma coletiva.

Metodologia

Durante os dois semestres de realização do projeto serão realizados dois blocos de encontros a cada duas ou três semanas para que sejam debatidos textos de autores como Gayle Rubin, Gloria Cortés Aliaga, Miguel A. López, Jurandir Freire Costa, Juan Vicente Aliaga, Jose Miguel G. Cortés, Douglas, Crimp, Guacira Lopes Louro, Giuseppe Campuzano, Javier Sáez, Sejo Carrascosa, Jorge Leite Jr. e Héctor Domínguez-Ruvalcaba, sendo também comentados trabalhos de artistas e projetos expositivos relacionados aos tópicos do projeto. Os textos e demais materiais estarão disponíveis de maneira virtual. Os encontros serão conduzidos pelo coordenador. Ao final do projeto os participantes serão convidados a elaborarem uma avaliação das atividades desenvolvidas, que será levada em conta para a continuidade do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com esse projeto constituir um espaço para a interlocução sobre um tema que eventualmente é interditado dos debates públicos, buscando aprofundar a reflexão a partir de referenciais teóricos discutidos coletivamente. Espera-se que o grupo promova a integração de conhecimentos presentes em diferentes componentes curriculares dos cursos da área de artes, enfatizando o debate sobre o sistema de sexo/gênero e assim contribuindo para uma compreensão mais ampla da arte e da cultura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRO BARCELOS FLORES
ANDRE DIAS RODRIGUES
Aline Ferreira Gomes
César Silva Barcelos Júnior
Evelin de Sá Dutra
FRANCINE BECKER DA COSTA
Francine Madlener de Lima
HENRIQUE FERNANDES VASCONCELLOS
Isabela Picheth De Marco
Julia Kobus Arbigaus
Julio Cesar França Lima
JÚLIO HÄRTER REINEHR
Luca Gaudeda
MARMO RUNA ANTE
RICARDO HENRIQUE AYRES ALVES8
SOFIA LAPISCHIES BEVILAQUA
Vanessa Cristina Dias

Página gerada em 23/04/2024 13:13:20 (consulta levou 0.181440s)