Nome do Projeto
Produção de Jornalismo Independente e Feminista com o GAMP
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/03/2022 - 22/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Jornalismo
Resumo
O GRUPO AUTÔNOMO DE MULHERES DE PELOTAS (GAMP Feminista) foi fundado em 08 de março de 1992 em Pelotas. O GAMP tem por finalidade “a promoção e defesa de direitos, igualdade de oportunidades e formulação de políticas públicas para meninas e mulheres, através de diversas formas de intervenção e envolvimento do público e defendendo o princípio da equidade de gênero, raça e etnia”. Atualmente, o grupo tem uma Comissão de trabalho de comunicação, responsável por atualizar as mídias sociais, o que contempla uma página no Facebook e no Blogger, um perfil no Instagram e no Twitter e um canal no Youtube. Com esse projeto, busca-se investir nas mídias existentes e em práticas jornalísticas que contribuam para a produção e difusão de pautas feministas em Pelotas e cidades vizinhas. Nesta perspectiva, investe-se a vocação extensionista do curso de jornalismo para trabalhar junto com o GAMP pautas feministas que já vem sendo trabalhadas pelo grupo e que podem ser amplificadas na região. Com base no exposto, o projeto tem como objetivo: Fomentar a produção jornalística digital de pautas feministas no GAMP, investindo no planejamento, qualificação e ampliação dos processos comunicacionais da instituição.

Objetivo Geral

Fomentar a produção jornalística digital de pautas feministas no GAMP, investindo no planejamento, qualificação e ampliação dos processos comunicacionais da instituição.

Justificativa

Considerando a pertinência e a constância da atuação do Gamp na cidade de Pelotas e cidades vizinhas, vislumbra-se um espaço fecundo para a produção de conteúdo jornalístico com pautas com perspectiva de gênero. Nesse cenário, investe no conhecimento produzido pelo Gamp para potencializar pautas de interesse público e que fomentam a promoção e defesa de direitos, igualdade de oportunidades e formulação de políticas públicas para meninas e mulheres. Junto a isso, investe-se no princípio da equidade de gênero, raça e etnia. Além da produção de reportagens, também propõe-se a produção de conteúdo para os perfis das diferentes mídias do Gamp. Com isso, trabalha-se na construção de conhecimento mútuo, possibilitando que essa vivência enriqueça a formação de estudantes do jornalismo, ao mesmo tempo em que o curso de jornalismo contribui para a amplificação de pautas feministas.

Metodologia

Considerando o histórico de atividades já consolidadas do GAMP, propõe-se as seguintes ações:
1) Debater com integrantes do GAMP sobre pautas feministas que precisam ser divulgadas na região de Pelotas. Participar de reuniões do GAMP para, junto com as integrantes do grupo, identificar temas caros ao feminismo e fontes de informação que podem enriquecer o debate sobre esses temas.
2) Identificar eventos promovidos pelo GAMP que trabalham as pautas debatidas e definir as estratégias de cobertura desses eventos.
3) Produzir duas reportagens por semestre com base nas pautas destacadas e nos eventos realizados, investindo na divulgação de informações sobre os temas evidenciados nas pautas e nos eventos.
4) Definir um cronograma de publicações nas mídias sociais do GAMP, investindo na divulgação das temáticas dos eventos e dos bastidores das reportagens.
5) Trabalhar as mídias sociais para criar uma rede com outros grupos de outras regiões que invistam na maior transparência para a Política no enfrentamento às violências de gênero e raça. Com isso, será possível divulgar o trabalho do GAMP para outros grupos e ajudar a divulgar nas mídias sociais do GAMP os trabalhos realizados pelos outros grupos.

Indicadores, Metas e Resultados

Produzir um story no Instagram por semana
Produzir conteúdo para duas postagens no feed do Instagram e dois Tweets por semana
Produzir duas reportagens por semestre
Fomentar a criação de uma rede de Grupos como o GAMP através das mídias sociais.
Aumentar o engajamento nas Mídias Sociais do Gamp

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRÍGIDA SODRÉ JOHN
Diná Lessa Bandeira
GABRIELA SANTOS PEREIRA
GISELE MORAES DIAS
ISABELLI DA SILVA VIEIRA MARQUES
KAILAINE VIGORITO QUEVEDO
LUMA RAMOS DA COSTA
MARCELA LIMA DE MORAES
MARIA CLARA MORAIS SOUSA
MARIA EDUARDA RODRIGUES TEIXEIRA
MELISSA LARA CARVALHO
ROBERTA DO ESPIRITO SANTO LUZZARDI
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE4
VIVIANE MARTINEZ DA SILVA

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