Nome do Projeto
A ANTESSALA DA FORMAÇÃO DOCENTE: DIÁLOGOS RECONSTRUTIVOS E INTERCULTURAIS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/04/2022 - 29/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O projeto de extensão A antessala da formação docente: diálogos reconstrutivos e interculturais, é um projeto que nasce a partir da necessidade de incorporar novos espaços formativos agregadores da dimensão do ensino e da pesquisa. Composto por ações extensionistas que envolvem docentes, discentes da graduação e da pós-graduação, bem como público externo a Universidade, espera-se que este seja mais uma oportunidade para o encontro colaborativo aproximando diferentes pesquisadores da área interessados em discutir e ampliar propostas teóricas-educacionais sobre a formação docente. O projeto intenciona balizar-se a partir da educação promotora da integração de diferentes gentes e seus saberes, possibilitando repensar o modo de ser, estar e relacionar-se com o outro e com o mundo, com os distintos saberes e culturas visando aprendizagens pedagógicas respeitosas e responsáveis, tanto a educadores quanto a educandos. Nesse interim, partilha-se de que em “termos pedagógicos: uma das tarefas primordiais de qualquer projeto educacional está na abertura de vias que levem os educandos a sempre novas e mais complexas experiências concretas”. (FLICKINGER, 2011, p. 159). Quanto a essas aberturas mais complexas no processo de formação docente, entende-se que não se trata apenas de ter informação e dominar, técnica ou cientificamente, conteúdos, mas, trata-se, hoje, do conhecimento com significado para a vida social, o saber contextualizar, relacionar, comparar, interpretar e formar juízos independentes com e sobre conhecimentos e informações. Na base destas condições acha-se o domínio de linguagens e modos de pensar. (GATTI et al., 2019). O sentido e o significado da formação educacional para o desenvolvimento de um povo-nação têm na relação, ou melhor, na interrelação educandos e educador, ensino-aprendizagem, saber cultural, teoria e prática pedagógica, sua centralidade, a qual precisa constantemente de uma vigilância epistemológica sobre seus fundamentos filosóficos, éticos-políticos e pedagógicos. Deste modo, portanto, esse projeto, é um modo teórico-prático de efetivar essas reflexões.

Objetivo Geral

1. Promover o encontro de diferentes pesquisadores e seus saberes frente ao tema da formação docente para a convivência social hospitaleira.

Objetivos Específicos do projeto:
1. realizar encontros formativos com pesquisadores latino-americanos e brasileiros no modelo de seminários dialogados;
2. ampliar a rede de pesquisadores e interessados em estudar e aprofundar a temática da formação docente e interculturalidade;
3. integrar docentes, discentes e demais interessados em estudos e reflexões sobre a temática abordada.

Justificativa

A docência trabalha com vidas, com cultura/s e conhecimento/s. Não há como se insistir em uma formação docente restrita há um processo formativo linear, unilateral, monocultural e monolingue. Há que se pensar na pluralidade de conhecimentos oriundo da diversidade de gentes e de suas culturas e assim, articular os variados domínios das linguagens e dos modos de pensar como elementos fundamentais para a formação docente na contemporaneidade. É nesse escopo que o projeto busca, a partir de diferentes frentes, ressignificar o que Freire denominava de “educação libertadora ou a educação progressista” com vistas a um fundamento de base dialógica e sua relação comunicativa numa dimensão que promova a convivência não-invasiva da cultura de um para com o outro. Portanto, espera-se nesse projeto, que as ações realizadas se constituam em reconstruções profícuas das teorias educacionais tendo como pano de fundo, uma educação formativa a partir das relações homem-mundo onde na “co-laboração”, os homens educam-se em comunhão mediatizados pelo mundo. (FREIRE, 1987).

Metodologia

Projeto com ênfase em evento aberto a comunidade interna e externa da Universidade, ocorrendo no formato: palestras individuais com momento de diálogo em grupo, aberto a questões dos participantes mediado pelos coordenadores. Antecipadamente, serão contatados os pesquisadores palestrantes com um roteiro de temáticas que poderão abordar frente ao tema da formação docente e interculturalidade.

Indicadores, Metas e Resultados

-Espera-se construir vínculos entre os pesquisadores e participantes do projeto a fim de perpetuar os diálogos a partir de uma rede colaborativa que tenha a formação docente e a interculturalidade como eixos centrais das discussões.
-Espera-se ampliar o número de interessados em participar de momentos de estudo e pesquisa na possiblidade de promover novos eventos ou publicações abrindo espaço para a construção de uma rede de pesquisadores que agregue diferentes sujeitos e perspectivas em torno da temática central deste projeto.
-Agregar discentes da graduação e pós-graduação na atividade do projeto inerentes ao estudo e a pesquisa individual e em grupo, a fim de qualificar e ampliar os processos formativos experenciados no decorrer da vida acadêmica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Ana Paula do Nascimento Velásquez
BEATRIZ TIMM RUTZ
DEISE PORTO KUNZ
Egeslaine de Nez
Enilson Silva Gonçalves
GEFFERSON SILVA DA SILVEIRA
GRACE ELEONORA MARTINS BRAZ
Gilvania Plácido Braule
JOVINO PIZZI4
LISANDRO MATTOS DE SOUSA
LORIÉGE PESSOA BITENCOURT
MARIBEL DA ROSA ANDRADE
Pollyanna Gracy Wronski
RICHÉLE TIMM DOS PASSOS DA SILVA
VALÉRIA FONTOURA NUNES
WILLIAN KALINOWSKI

Página gerada em 23/04/2024 07:57:02 (consulta levou 0.195254s)