Nome do Projeto
A ANTESSALA DA FORMAÇÃO DOCENTE: DIÁLOGOS RECONSTRUTIVOS E INTERCULTURAIS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/04/2022 - 29/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O projeto de extensão A antessala da formação docente: diálogos reconstrutivos e interculturais, é um projeto que nasce a partir da necessidade de incorporar novos espaços formativos agregadores da dimensão do ensino e da pesquisa. Composto por ações extensionistas que envolvem docentes, discentes da graduação e da pós-graduação, bem como público externo a Universidade, espera-se que este seja mais uma oportunidade para o encontro colaborativo aproximando diferentes pesquisadores da área interessados em discutir e ampliar propostas teóricas-educacionais sobre a formação docente. O projeto intenciona balizar-se a partir da educação promotora da integração de diferentes gentes e seus saberes, possibilitando repensar o modo de ser, estar e relacionar-se com o outro e com o mundo, com os distintos saberes e culturas visando aprendizagens pedagógicas respeitosas e responsáveis, tanto a educadores quanto a educandos. Nesse interim, partilha-se de que em “termos pedagógicos: uma das tarefas primordiais de qualquer projeto educacional está na abertura de vias que levem os educandos a sempre novas e mais complexas experiências concretas”. (FLICKINGER, 2011, p. 159). Quanto a essas aberturas mais complexas no processo de formação docente, entende-se que não se trata apenas de ter informação e dominar, técnica ou cientificamente, conteúdos, mas, trata-se, hoje, do conhecimento com significado para a vida social, o saber contextualizar, relacionar, comparar, interpretar e formar juízos independentes com e sobre conhecimentos e informações. Na base destas condições acha-se o domínio de linguagens e modos de pensar. (GATTI et al., 2019). O sentido e o significado da formação educacional para o desenvolvimento de um povo-nação têm na relação, ou melhor, na interrelação educandos e educador, ensino-aprendizagem, saber cultural, teoria e prática pedagógica, sua centralidade, a qual precisa constantemente de uma vigilância epistemológica sobre seus fundamentos filosóficos, éticos-políticos e pedagógicos. Deste modo, portanto, esse projeto, é um modo teórico-prático de efetivar essas reflexões.
Objetivo Geral
1. Promover o encontro de diferentes pesquisadores e seus saberes frente ao tema da formação docente para a convivência social hospitaleira.
Objetivos Específicos do projeto:
1. realizar encontros formativos com pesquisadores latino-americanos e brasileiros no modelo de seminários dialogados;
2. ampliar a rede de pesquisadores e interessados em estudar e aprofundar a temática da formação docente e interculturalidade;
3. integrar docentes, discentes e demais interessados em estudos e reflexões sobre a temática abordada.
Objetivos Específicos do projeto:
1. realizar encontros formativos com pesquisadores latino-americanos e brasileiros no modelo de seminários dialogados;
2. ampliar a rede de pesquisadores e interessados em estudar e aprofundar a temática da formação docente e interculturalidade;
3. integrar docentes, discentes e demais interessados em estudos e reflexões sobre a temática abordada.
Justificativa
A docência trabalha com vidas, com cultura/s e conhecimento/s. Não há como se insistir em uma formação docente restrita há um processo formativo linear, unilateral, monocultural e monolingue. Há que se pensar na pluralidade de conhecimentos oriundo da diversidade de gentes e de suas culturas e assim, articular os variados domínios das linguagens e dos modos de pensar como elementos fundamentais para a formação docente na contemporaneidade. É nesse escopo que o projeto busca, a partir de diferentes frentes, ressignificar o que Freire denominava de “educação libertadora ou a educação progressista” com vistas a um fundamento de base dialógica e sua relação comunicativa numa dimensão que promova a convivência não-invasiva da cultura de um para com o outro. Portanto, espera-se nesse projeto, que as ações realizadas se constituam em reconstruções profícuas das teorias educacionais tendo como pano de fundo, uma educação formativa a partir das relações homem-mundo onde na “co-laboração”, os homens educam-se em comunhão mediatizados pelo mundo. (FREIRE, 1987).
Metodologia
Projeto com ênfase em evento aberto a comunidade interna e externa da Universidade, ocorrendo no formato: palestras individuais com momento de diálogo em grupo, aberto a questões dos participantes mediado pelos coordenadores. Antecipadamente, serão contatados os pesquisadores palestrantes com um roteiro de temáticas que poderão abordar frente ao tema da formação docente e interculturalidade.
Indicadores, Metas e Resultados
-Espera-se construir vínculos entre os pesquisadores e participantes do projeto a fim de perpetuar os diálogos a partir de uma rede colaborativa que tenha a formação docente e a interculturalidade como eixos centrais das discussões.
-Espera-se ampliar o número de interessados em participar de momentos de estudo e pesquisa na possiblidade de promover novos eventos ou publicações abrindo espaço para a construção de uma rede de pesquisadores que agregue diferentes sujeitos e perspectivas em torno da temática central deste projeto.
-Agregar discentes da graduação e pós-graduação na atividade do projeto inerentes ao estudo e a pesquisa individual e em grupo, a fim de qualificar e ampliar os processos formativos experenciados no decorrer da vida acadêmica.
-Espera-se ampliar o número de interessados em participar de momentos de estudo e pesquisa na possiblidade de promover novos eventos ou publicações abrindo espaço para a construção de uma rede de pesquisadores que agregue diferentes sujeitos e perspectivas em torno da temática central deste projeto.
-Agregar discentes da graduação e pós-graduação na atividade do projeto inerentes ao estudo e a pesquisa individual e em grupo, a fim de qualificar e ampliar os processos formativos experenciados no decorrer da vida acadêmica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Ana Paula do Nascimento Velásquez | |||
BEATRIZ TIMM RUTZ | |||
DEISE PORTO KUNZ | |||
Egeslaine de Nez | |||
Enilson Silva Gonçalves | |||
GEFFERSON SILVA DA SILVEIRA | |||
GRACE ELEONORA MARTINS BRAZ | |||
Gilvania Plácido Braule | |||
JOVINO PIZZI | 4 | ||
LISANDRO MATTOS DE SOUSA | |||
LORIÉGE PESSOA BITENCOURT | |||
MARIBEL DA ROSA ANDRADE | |||
Pollyanna Gracy Wronski | |||
RICHÉLE TIMM DOS PASSOS DA SILVA | |||
VALÉRIA FONTOURA NUNES | |||
WILLIAN KALINOWSKI |