Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica - LACIPed
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2022 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A carga de conhecimentos e habilidades que um estudante de Medicina precisa aprender e desenvolver ao longo do curso são muito desgastantes. Nesse sentido, a implementação de ligas acadêmicas permite um aprendizado mais significativo de áreas não tão aprofundadas no currículo. Conectando os estudantes à realidade da profissão, promovendo o estudo dirigido acerca de particularidades da cirurgia pediátrica. Inserindo acadêmico em procedimentos cirúrgicos e no ambiente hospitalar. Viabilizando a interação entre o estudante e as demandas da comunidade acadêmica e extra-acadêmica. Estimulando o desenvolvimento científico a partir de ações práticas de pesquisa (leitura e escrita de artigos científicos, apresentação de trabalhos em eventos e discussão de casos clínicos. A liga promove a partir de inúmeras metodologias um conhecimento necessário para complementar a formação e promover um melhor preparo para a vida profissional. Integrando conhecimentos práticos, diante da convivência hospitalar e ambulatorial e teóricos, por meio de aulas, seminários, eventos, campanhas, entre outros. A Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica da UFPEL conecta alunos interessados em estudar essa especialidade, não tanto aprofundada no currículo, desenvolvendo um raciocínio crítico e baseado em evidências da especialidade de Cirurgia Pediátrica.

Objetivo Geral

Oportunizar o contato mais aprofundado do acadêmico de Medicina da UFPEL com a especialidade de Cirurgia Pediátrica.

Justificativa

Para qualificar a formação do médico generalista, a Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica da UFPEL propõe-se, a partir de inúmeras metodologias (seminários, acompanhamento de cirurgias, campanhas, organização de eventos, entre outros), a instrumentar o aluno acerca das habilidades necessárias para o exercício dessa especialidade.

Metodologia

1. Seleção de alunos: A seleção de acadêmicos para ingresso na LACIPed dar-se-á mediante análise crítica de um artigo científico atual na área de Cirurgia Pediátrica e entrevista dos melhores classificados. A entrevista será realizada pelos membros da Liga. Serão selecionados membros do Curso de Medicina da UFPEL.
2. Atividades da Liga: Quinzenalmente, serão realizadas reuniões abertas para que as atividades da Liga sejam delineadas. Nessas ocasiões, acontecerão discussões de artigos científicos, apresentação de seminários, organização de eventos, aulas ministradas por professores convidados e demais assuntos pertinentes.
3. Atividades Hospitalares e Ambulatoriais: em duplas, os alunos membros da Liga acompanharão, em escalas pré-determinadas, as atividades profissionais dos técnicos.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores será por avaliação que ocorrerá de forma objetiva e subjetiva. De forma objetiva, a partir das experiências desempenhadas pelos estudantes e avaliadas pelos técnicos responsáveis, os quais em reunião oportuna discutirão o andamento das atividades. Além disso, cabe destacar que a frequência mínima de 75% nas atividades propostas será um critério de avaliação. De forma subjetiva, as expectativas e sentimentos dos estudantes serão compartilhados nas reuniões abertas permitindo mudanças no direcionamento das atividades, se assim for necessário. Espera-se que, com as ações apresentadas, os objetivos propostos sejam alcançados e que os alunos desenvolvam o raciocínio clínico-cirúrgico crítico e baseado em evidências da especialidade de Cirurgia Pediátrica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LUIZA DUARTE PICH
ANDRESSA MARTINS MARQUES DOS ANJOS
ANNA BEATRIZ COSTA DE OLIVEIRA
ELSON RANGEL CALAZANS JUNIOR
GIOVANNA SILVA RODRIGUES DE OLIVEIRA
Gabriela Vasconcelos de Moura
LUIZA RECH MEDEIROS RODRIGUES
LUIZA VIEIRA DA SILVA MAGALHAES4
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA1
THAINA LEITE PALUDETO

Página gerada em 25/04/2024 20:18:55 (consulta levou 0.143082s)