Nome do Projeto
PS PEDIÁTRICO
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/04/2022 - 28/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O manejo de urgências e emergências pediátricas é mandatório à prática médica. Nesse sentido, oportunizar a alunos
de graduação em medicina um espaço de aprendizado prático e orientado viabiliza a construção de conhecimentos que
complementam a formação do médico generalista.
Objetivo Geral
- Propiciar formação extracurricular em urgências e emergências pediátricas no Pronto Socorro Municipal de Pelotas.
Justificativa
O projeto proposto justifica-se pela necessidade de propiciar aos alunos de graduação em medicina um aprendizado
em serviço para manejo de situações de urgência e emergência em pediatria, as quais não são abordadas com
aprofundamento na disciplina curricular ofertada no 5° semestre.
em serviço para manejo de situações de urgência e emergência em pediatria, as quais não são abordadas com
aprofundamento na disciplina curricular ofertada no 5° semestre.
Metodologia
- Os internos atuarão em regime de plantão noturno (19:00 às 1:00)
- Os acadêmicos atenderão sob supervisão médica os casos de demanda espontânea que chegarem à rotina do
pronto-socorro.
- Além disso, mensalmente será realizada uma reunião com todos os internos a fim de discutirmos casos clínicos
pertinentes às experiências práticas.
- Os acadêmicos atenderão sob supervisão médica os casos de demanda espontânea que chegarem à rotina do
pronto-socorro.
- Além disso, mensalmente será realizada uma reunião com todos os internos a fim de discutirmos casos clínicos
pertinentes às experiências práticas.
Indicadores, Metas e Resultados
- Espera-se com essa experiência que os acadêmicos construam e solidifiquem os conhecimentos acerca das
urgências e emergências em pediatria;
- Objetiva-se, também, que os alunos desenvolvam o raciocínio clínico pertinente às urgências e emergências
pediátricas de maneira pró-ativa, sob supervisão;
urgências e emergências em pediatria;
- Objetiva-se, também, que os alunos desenvolvam o raciocínio clínico pertinente às urgências e emergências
pediátricas de maneira pró-ativa, sob supervisão;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Barbara Dresch Gois | |||
CRISTIANE HALLAL DA SILVA | 4 | ||
Camila Luiza Lagni | |||
ESTER LARISSA TAMURA | |||
FELIPE YUSUKE SATO SHINZATO | |||
GABRIEL MARCELO RIBEIRO ROCHA | |||
GABRIELA COSTA FERREIRA | |||
GRETA SANTOS ZAFFALON | |||
JENIFFER DOS REIS FERNANDES | |||
JOAO VITOR BICALHO MAGALHAES | |||
Jéssica Migliorini Nunes | |||
Katarina Bender Botessele | |||
LAURA MARQUES DE SOUZA | |||
LEONARDO AUGUSTO MANTOVI HIGA | |||
LUCAS ALVARES DE SOUZA | |||
LUIZA RECH MEDEIROS RODRIGUES | |||
MURILLO OLIVEIRA HONORIO | |||
Maria Vitória Braga Turri | |||
Nathalia Mahl Scherer | |||
Olyvia Nunes Derner | |||
RUAN DILLI AFONSO | |||
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA | 1 | ||
Stefhani Sampaio da Silva |