Nome do Projeto
Módulos Educacionais para Formação de Profissionais de Saúde com Ênfase na Atenção Primária à Saúde e na Vigilância à Saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2022 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O Projeto trata da oferta de 7 módulos de autoaprendizagem: "Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos", "Abordagem Domiciliar de Cuidados Paliativos e Óbito no Domicilio", "Situações Clinicas Comuns na Atenção Primária à Saúde I", "Situações Clinicas Comuns na Atenção Primária à Saúde II", "Situações Odontológicas Comuns em Atenção Primária à Saúde", "Abordagem de Problemas Respiratórios no adulto mais comuns na Atenção Básica" e "Rastreamento e Monitoramento dos Contatos de Casos de Covid-19" Os seis primeiros cursos tem carga horária de 45 horas e o último, carga horária de 10 horas. Todos os cursos são ofertados através de educação à distância. A abordagem pedagógica dos Cursos é comprometida com o SUS e considera o profissional-estudante sujeito de sua própria aprendizagem. Para isso os Cursos utilizam metodologia ativa, em especial a aprendizagem baseada em problemas, com a proposição de resolução de casos interativos. Os Cursos prezam pela autonomia do estudante proporcionando uma navegação não linear, permitindo ao usuário além da escolha do tema a ser estudado em cada momento, a possibilidade de sucessivas aproximações, deixando ao usuário a decisão sobre quanto aprofundar cada assunto. O público alvo é constituído por profissionais de saúde, nos seis primeiros cursos com ênfase em médicos, enfermeiros e dentistas e no último curso com ênfase em profissionais da vigilância em saúde. Os cursos incluem avaliação formativa, realizada através de pré-testes vinculados aos casos interativos e avaliação somativa, com finalidade de certificação.
Objetivo Geral
Ofertar sete módulos de autoaprendizagem através de educação a distância visando atender necessidades de educação permanente de profissionais de saúde.
Justificativa
Atenção Primária é a porta preferencial de entrada no Sistema Único de Saúde e se propõe a resolver a maior parte da demanda de saúde da população. Entretanto, limitações na qualidade da Atenção prejudicam a capacidade resolutiva. A pandemia de covid-19 também evidenciou fragilidades na vigilância em saúde. Sendo assim, faz-se necessário a estruturação de educação permanente para profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde e na Vigilância em Saúde. O programa será oferecido em todo território nacional, para milhares de profissionais, através de educação a distância. A ação será executada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do SUS - UNASUS (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde. As atividades educacionais dos cursos permitirão que os profissionais interessados em atenção primária à saúde e em vigilância em saúde em todo país possam aprofundar os conhecimentos necessários para o bom desempenho das suas funções, contribuindo, assim, para a qualidade da atenção a saúde prestada à população.
Metodologia
A abordagem pedagógica dos Cursos é comprometida com o SUS e considera o profissional-estudante sujeito de sua própria aprendizagem. Para isso, os Cursos utilizam metodologia ativa, em especial a aprendizagem baseada em problemas, com a proposição de resolução de casos interativos. Os Cursos também disponibilizam vídeos e materiais de apoio instrumentais para prática, como guias e fluxogramas para consulta rápida e indicam bibliografia básica para o aprofundamento dos assuntos. Os Cursos prezam pela autonomia do estudante proporcionando uma navegação não linear, permitindo ao usuário além da escolha do tema a ser estudado em cada momento, a possibilidade de sucessivas aproximações, deixando ao usuário a decisão sobre quanto aprofundar cada assunto.
Os Cursos incluem avaliação formativa, através de pré-teste que permite aos estudantes mapear seu conhecimento prévio sobre os temas abordados no curso, com a indicação sobre quais materiais utilizar para aprofundar temas que o estudante demonstrar dificuldade. Incluem também avaliação somativa contabilizando o desenvolvimento das atividades propostas durante o curso e o pós-teste com uma avaliação objetiva de escolha simples. Os Cursos contam com um controle de progresso e abrem o pós-teste para usuários que concluírem 70% das atividades avaliativas com no mínimo 70% de acertos. Usuários que concluírem o pós-teste com 70% ou mais de acertos receberão certificação automática
Os Cursos são ofertados em aplicativo desenvolvido pelo DMS-UFPel. O aplicativo para usuários web é responsivo - ou seja, funciona em diferentes dispositivos, conta com uma interface simples e intuitiva e permite que os usuários carreguem o curso, resolvam off-line e sincronizem quando tiverem acesso a internet, facilitando sua utilização em áreas remotas.
Os Cursos incluem avaliação formativa, através de pré-teste que permite aos estudantes mapear seu conhecimento prévio sobre os temas abordados no curso, com a indicação sobre quais materiais utilizar para aprofundar temas que o estudante demonstrar dificuldade. Incluem também avaliação somativa contabilizando o desenvolvimento das atividades propostas durante o curso e o pós-teste com uma avaliação objetiva de escolha simples. Os Cursos contam com um controle de progresso e abrem o pós-teste para usuários que concluírem 70% das atividades avaliativas com no mínimo 70% de acertos. Usuários que concluírem o pós-teste com 70% ou mais de acertos receberão certificação automática
Os Cursos são ofertados em aplicativo desenvolvido pelo DMS-UFPel. O aplicativo para usuários web é responsivo - ou seja, funciona em diferentes dispositivos, conta com uma interface simples e intuitiva e permite que os usuários carreguem o curso, resolvam off-line e sincronizem quando tiverem acesso a internet, facilitando sua utilização em áreas remotas.
Indicadores, Metas e Resultados
Realizar a capacitação de 10 mil profissionais de saúde e 5000 estudantes do ensino superior.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDER OSORIO | |||
ANACLAUDIA GASTAL FASSA | 3 | ||
CARLOS EDUARDO ROCHEDO DA SILVA | |||
LOURIELE SOARES WACHS | |||
LUIZ AUGUSTO FACCHINI | |||
MAICON ANÇA DOS SANTOS |