Nome do Projeto
Módulos Educacionais para Formação de Profissionais de Saúde com Ênfase na Atenção Primária à Saúde e na Vigilância à Saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2022 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O Projeto trata da oferta de 7 módulos de autoaprendizagem: "Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos", "Abordagem Domiciliar de Cuidados Paliativos e Óbito no Domicilio", "Situações Clinicas Comuns na Atenção Primária à Saúde I", "Situações Clinicas Comuns na Atenção Primária à Saúde II", "Situações Odontológicas Comuns em Atenção Primária à Saúde", "Abordagem de Problemas Respiratórios no adulto mais comuns na Atenção Básica" e "Rastreamento e Monitoramento dos Contatos de Casos de Covid-19" Os seis primeiros cursos tem carga horária de 45 horas e o último, carga horária de 10 horas. Todos os cursos são ofertados através de educação à distância. A abordagem pedagógica dos Cursos é comprometida com o SUS e considera o profissional-estudante sujeito de sua própria aprendizagem. Para isso os Cursos utilizam metodologia ativa, em especial a aprendizagem baseada em problemas, com a proposição de resolução de casos interativos. Os Cursos prezam pela autonomia do estudante proporcionando uma navegação não linear, permitindo ao usuário além da escolha do tema a ser estudado em cada momento, a possibilidade de sucessivas aproximações, deixando ao usuário a decisão sobre quanto aprofundar cada assunto. O público alvo é constituído por profissionais de saúde, nos seis primeiros cursos com ênfase em médicos, enfermeiros e dentistas e no último curso com ênfase em profissionais da vigilância em saúde. Os cursos incluem avaliação formativa, realizada através de pré-testes vinculados aos casos interativos e avaliação somativa, com finalidade de certificação.

Objetivo Geral

Ofertar sete módulos de autoaprendizagem através de educação a distância visando atender necessidades de educação permanente de profissionais de saúde.

Justificativa

Atenção Primária é a porta preferencial de entrada no Sistema Único de Saúde e se propõe a resolver a maior parte da demanda de saúde da população. Entretanto, limitações na qualidade da Atenção prejudicam a capacidade resolutiva. A pandemia de covid-19 também evidenciou fragilidades na vigilância em saúde. Sendo assim, faz-se necessário a estruturação de educação permanente para profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde e na Vigilância em Saúde. O programa será oferecido em todo território nacional, para milhares de profissionais, através de educação a distância. A ação será executada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do SUS - UNASUS (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde. As atividades educacionais dos cursos permitirão que os profissionais interessados em atenção primária à saúde e em vigilância em saúde em todo país possam aprofundar os conhecimentos necessários para o bom desempenho das suas funções, contribuindo, assim, para a qualidade da atenção a saúde prestada à população.

Metodologia

A abordagem pedagógica dos Cursos é comprometida com o SUS e considera o profissional-estudante sujeito de sua própria aprendizagem. Para isso, os Cursos utilizam metodologia ativa, em especial a aprendizagem baseada em problemas, com a proposição de resolução de casos interativos. Os Cursos também disponibilizam vídeos e materiais de apoio instrumentais para prática, como guias e fluxogramas para consulta rápida e indicam bibliografia básica para o aprofundamento dos assuntos. Os Cursos prezam pela autonomia do estudante proporcionando uma navegação não linear, permitindo ao usuário além da escolha do tema a ser estudado em cada momento, a possibilidade de sucessivas aproximações, deixando ao usuário a decisão sobre quanto aprofundar cada assunto.

Os Cursos incluem avaliação formativa, através de pré-teste que permite aos estudantes mapear seu conhecimento prévio sobre os temas abordados no curso, com a indicação sobre quais materiais utilizar para aprofundar temas que o estudante demonstrar dificuldade. Incluem também avaliação somativa contabilizando o desenvolvimento das atividades propostas durante o curso e o pós-teste com uma avaliação objetiva de escolha simples. Os Cursos contam com um controle de progresso e abrem o pós-teste para usuários que concluírem 70% das atividades avaliativas com no mínimo 70% de acertos. Usuários que concluírem o pós-teste com 70% ou mais de acertos receberão certificação automática

Os Cursos são ofertados em aplicativo desenvolvido pelo DMS-UFPel. O aplicativo para usuários web é responsivo - ou seja, funciona em diferentes dispositivos, conta com uma interface simples e intuitiva e permite que os usuários carreguem o curso, resolvam off-line e sincronizem quando tiverem acesso a internet, facilitando sua utilização em áreas remotas.

Indicadores, Metas e Resultados

Realizar a capacitação de 10 mil profissionais de saúde e 5000 estudantes do ensino superior.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDER OSORIO
ANACLAUDIA GASTAL FASSA3
CARLOS EDUARDO ROCHEDO DA SILVA
LOURIELE SOARES WACHS
LUIZ AUGUSTO FACCHINI
MAICON ANÇA DOS SANTOS

Página gerada em 24/04/2024 19:29:12 (consulta levou 0.129280s)