Nome do Projeto
Ehrlichia spp. em populações caninas em Pelotas, Brasil, e Villavicencio, Colômbia.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/05/2022 - 30/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Resumo geral A Erlichia canis é uma bactéria com uma condição infectocontagiosa que acomete cães de todas as idades, raças e sexos. A sua prevalência vai depender da área e o ambiente, tendo uma distribuição mundial associada à presença de cães, tendo uma maior ocorrência em lugares de clima temperado, onde circulam seus agentes transmissores, carrapatos Riphipicephalus sanguineus. Na atualidade tem sido introduzidas técnicas moleculares de diagnostico, as quais podem aumentar as sensibilidade e especificidade no diagnóstico de E. canis. Neste estudo, avaliaremos o diagnóstico de E. canis mediante técnicas de diagnósticos molecular (PCR) e serológico (ELISA). Para esse fato serão obtidas amostras de sangue e de soro de cães sintomático e assintomáticos do HCV da UFPEL, assim como da Clinica Veterinária Meveas de Villavicencio, Meta, Colombia.

Objetivo Geral

Determinar a diversidade genética de Ehrlichia canis em uma população de cães sintomáticos de Pelotas, RS, Brasil, e Villavicencio, Meta, Colombia.

Justificativa

Embora existam relatos da ampla distribuição da E. canis no mundo e no brasil, não tem, na
atualidade, estudos de isolamentos e estudos filogenéticos na cidade de Pelotas, Rs,Brasil e Villavicencio, Meta, Colômbia, pelo que é preciso entender como essa bactéria acomete a saúde dos cães destas regiões. Além disso obter informações da sua estrutura filogenética, e fazer comparações com outros estudos feitos em outras regiões do brasil.
O presente projeto procura realizar detecção de E. canis nas cidades de Pelotas e Villavicencio mediantes probas serológicas e moleculares e, ainda, avaliar, mediante sequenciamento, a espécie ou sub espécie da bactéria presente nestas localidades. Isto, com a finalidade de ajudar futuras abordagem que permitam melhorar a prevenção e o controle da doença em animais de estimação.

Metodologia

Serão coletadas amostras de sangue e soro de pacientes sintomáticos e assintomáticos que chegarem para atendimento na Clinica Veterinária Meveas das cidades de Villavicencio e do HCV da UFPEL, para depois serem submetidos a provas serológicas, de ELISA, e ao diagnostico molecular, PCR. As amostras positivas no PCR serão purificadas para o sequenciamento e, porteriormente, análise filogenética. A obtenção das amostras vai ser feita por venopuncão jugular. O material será armazenado em tubos com e sem anticoagulante. O Sangue total com EDTA será submetido à extração de DNA no Laboratório de Biológica Molecular Veterinária (LaBMol-Vet). O DNA extraído será mantido a uma temperatura de -80 °C até a realização da PCR.
Também serão coletados carrapatos que estejam no ambiente e sobre os hospedeiros, durante os atendimento, e mantidos em etanol 70%. Estes serão encaminhados para Embrapa Gado de Corte para identificação de espécies por chave e por biologia molecular.

Indicadores, Metas e Resultados

1 - Coletar amostras de sangue e de soro 100 cães do HCV da UFPEL.
2 - Coletar amostras de sangue e de soro de cães atendidos no HCV de Villavicencio, Colômbia.
3 - Identificar as variantes genéticas de Erlichia canis circulantes nestas localidades.
4 - Coleta e identificação por chave em sequenciamento e analise filogenético dos carrapatos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLAINE GARCIA DE MATTOS
DANIEL FELIPE BUITRAGO LINARES
KAREN CRUZ FREITAS
KAUÊ RODRIGUEZ MARTINS
MARLETE BRUM CLEFF1
RODRIGO CASQUERO CUNHA2

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 600,00Coordenador

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339030 - Material de ConsumoR$ 600,00

Página gerada em 28/03/2024 14:04:03 (consulta levou 0.142075s)