Nome do Projeto
Tratamento das Lesões Periodontais Agudas: uma revisão sistemática
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/04/2022 - 31/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
As lesões periodontais agudas, como os abcessos periodontais e as lesões periodontais necrosantes, são condições clínicas caracterizadas por sua rápida progressão, envolvendo o periodonto ou estruturas associadas, estando entre as entidades periodontais que os pacientes devem buscar atendimento de urgência, principalmente pela dor associada. Apesar da sua importância clínica, ainda existem poucos estudos que avaliem o tratamento das doenças periodontais agudas. Por isso, o objetivo desse estudo é avaliar e descrever, através de uma revisão sistemática, tratamentos para os abcessos periodontais, gengivite necrosante, periodontite necrosante e estomatite necrosante. A busca pelos artigos será realizada nas bases de dados eletrônicas PubMed (Medline), Embase, Cochrane Wiley, Web of Science, Scopus, Scielo e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), sem restrição de língua e de ano de publicação. Adicionalmente será realizada uma busca manual na lista de referência dos artigos encontrados e selecionados para leitura na íntegra. A seleção dos estudos será realizada em duas etapas respeitando os critérios de inclusão e de exclusão. Na primeira, títulos e resumos serão avaliados, enquanto que na segunda será feita a leitura dos textos completos, com base nos critérios já reportados. Dois revisores farão a seleção de forma independente e em caso de discordância, um terceiro revisor será consultado. Análise do risco de viés será avaliado por RoB2 e ROBINS-I. Os resultados serão expressos pelas medidas de associação encontradas e intervalos de 95% de confiança (IC 95%) e, se aplicável, combinados por meta-análise. Análise de subgrupo será realizada para os diferentes tipos de tratamento e lesões periodontais agudas.

Objetivo Geral

Avaliar os diferentes tratamentos para as doenças periodontais agudas.

Justificativa

Embora os abcessos periodontais e as lesões periodontais necrosantes ocorram com uma frequência relativamente baixa, essas lesões apresentam uma grande relevância clínica pois requerem tratamento imediato e podem comprometer gravemente o prognóstico do paciente, resultando em rápida destruição dos tecidos. Nesse sentido, há falta de estudos que compilem informações sobre os diferentes tipos de tratamento para essas condições. Assim, uma revisão sistemática que avaliem os melhores resultados centrados no paciente e em desfechos clínicos, se torna relevante e pode avançar na fronteira do conhecimento, auxiliando cirurgiões dentistas a tratarem seus pacientes baseado na melhor evidência disponível;

Metodologia

Este projeto de revisão sistemática da literatura foi elaborado de acordo com as recomendações do Guia para o Relato de Protocolos de Revisões Sistemáticas e Meta-análises, o PRISMA-P 2015 (Preferred Reporting Items for Systematic Reviwes and Meta-Analysis for Protocols 2015) (SHAMSEER et al., 2015). Ainda, o protocolo gerado será registrado na base de dados internacional para registros de Revisões Sistemáticas PROSPERO (International Prospective Register of Systematic Reviews).

3.1 Questão de pesquisa
Neste estudo busca-se responder a seguinte questão de pesquisa: “Quais tratamentos apresentam melhoras nos parâmetros periodontais em pacientes com lesões periodontais agudas?”.

3.2 Estratégia de Busca
A busca pelos artigos será realizada nas bases de dados eletrônicas PubMed (Medline), Embase, Cochrane Wiley, Web of Science, Scopus, Scielo e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), sem restrição de língua e de ano de publicação. Adicionalmente será realizada a busca manual na lista de referência dos artigos encontrados e selecionados para leitura na íntegra, assim como nos principais periódicos das áreas de Epidemiologia, Periodontia (Community Dentistry and Oral Epidemiology, Clinical Oral Investigation, Journal of Periodontal Research, Journal of Clinical Periodontology e Journal of Periodontology).
A estratégia de busca (Apêndice A) foi desenvolvida, primeiramente para a base de dados PubMed (Medline), utilizando a estratégia PICO (P: participantes; I: intervenções; C: comparadores; O: desfechos). Assim, foram definidas as palavras-chave “Gengivitis, Necrotizing Ulcerative”, “Therapy”, “Periodontal Necrosis”, “Acute Ulcerative Stomatitis”, “acute periodontal lesions” e “Abscesses, Periodontal” para busca, com auxílio de seus entry terms e dos operadores boleanos “or” e “and”. Alterações serão realizadas para utilização desta estratégia nas outras bases de dados.
Após realizada a busca, os estudos serão importados para o gerenciador de referência Mendeley (Mendeley Ltd, Elsevier) para checagem de duplicatas e posterior processo de seleção.

3.3 Critérios de Inclusão/Exclusão
Critérios de inclusão: Ensaios clínicos randomizados, ensaios clínicos, séries de caso;
Critérios de exclusão: estudos observacionais (estudos transversais, caso controle, coorte ou acurácia), estudos do tipo caso clínico, de revisão, assim como estudo em animais;

3.4 Seleção de Estudos
A seleção dos estudos será realizada em duas etapas. Na primeira, títulos e resumos serão avaliados, enquanto que na segunda será feita a leitura dos textos completos, com base nos critérios já reportados. Dois revisores (YNG e WN) farão a seleção de forma independente e em caso de discordância, um terceiro revisor será consultado (MC). O Teste de Kappa será utilizado para verificar a concordância entre os avaliadores. As razões para exclusão dos artigos, durante a leitura completa dos mesmos (segunda etapa de avaliação), serão devidamente anotadas.

3.5 Extração de Dados
Para extração dos dados será desenvolvida uma planilha específica no software Microsoft Excel (Microsoft Corporation, Redmond, Washinghton, EUA). Esta extração será realizada por dois (2) pesquisadores, de forma independente, e caso haja discordância, um terceiro pesquisador será envolvido no processo.
Nos estudos serão coletados dados referentes aos autores, ano e país de publicação, desenho do estudo (tipo de estudo e delineamento experimental clínico), financiamento pela indústria, número de indivíduos avaliados, protocolo de tratamento, número de pacientes em cada grupo, sexo, idade, raça, renda, sigilo de alocação, método de randomização, cegamento, parâmetros periodontais (nível de inserção clinica, profundidade de sondagem, inflamação gengival, índice de placa, fatores retentivos de placa), tipo de intervenção utilizada, tipo de dose (caso seja utilizado algum medicamento), período de acompanhamento. Em casos de informações insuficientes, os autores dos estudos serão contactados por e-mail.

3.6 Risco de Viés
O risco de viés será avaliado com a ferramenta adequada para o tipo de estudo. As ferramentas de avaliação de risco de viés Cochrane (RoB 2), será utilizado para ensaios clínicos randomizados. ROBINS-I será utilizado para avaliação do risco de viés em ensaios clínicos não randomizados. Pelo menos dois pesquisadores avaliarão os artigos de forma independente, a fim de reduzir o risco de viés inerente as avaliações de um único pesquisador e, no caso de divergências, as discrepâncias serão discutidas e resolvidas com um terceiro revisor.


3.7 Análise de Dados
Resultados serão expressos pelas medidas de associação encontradas e intervalos de 95% de confiança (IC 95%) e, se aplicável, combinados por metanálise.

3.7.1 Análise por subgrupo
Analise de subgrupo será realizada para os diferentes tipos de tratamento e lesões periodontais agudas.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que até o segundo semestre de 2023 todos os dados estejam coletados e as planilhas preparadas para análise, e ao final de 2024, que todos os dados estejam finalizados e os resultados descritos. Os produtos deste projeto de pesquisa serão gerados com a participação de alunos de graduação e pós- graduação da Faculdade de Odontologia da UFPel. Estes alunos poderão ampliar os conhecimentos relativos ao desenvolvimento e as etapas de um projeto de pesquisa. Espera-se que ao início de 2024, tenhamos um número considerável de resultados preliminares para apresentarmos em congressos científicos nacionais e internacionais e ao final de 2024 com o corpo de resultados integrados, elaborar e redigir os manuscritos referentes a este projeto e submetê-los às revistas de alto fator de impacto e seletiva política editorial

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA SILVEIRA SFREDDO
FRANCISCO WILKER MUSTAFA GOMES MUNIZ1
GUILHERME AZARIO DE HOLANDA
MAISA CASARIN1
YASMIM NOBRE GONÇALVES

Página gerada em 23/04/2024 23:54:24 (consulta levou 0.138949s)