Nome do Projeto
Educação Continuada em Radiologia Odontológica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/05/2022 - 28/02/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A interpretação de exames de imagem representa um dos pilares do diagnóstico odontológico. Contudo, a leitura dos sinais que o exame de imagem fornece ao processo de diagnóstico, ou seja, interpretar corretamente radiografias e tomografias, depende sobretudo de conhecimento mas, também, de prática, sendo que essa prática é adquirida por meio do contato constante com os exames. Porém, este contato constante com a interpretação, especialmente a interpretação supervisionada de exames de imagem por Radiologistas, não ocorre durante toda a formação dos acadêmicos, uma vez que os conceitos de Radiologia Odontológica, fundamentais para o início das atividades clínicas, são ministrados nos primeiros anos dos cursos de Odontologia. Aliado à este inconveniente, a pandemia da COVID19 distanciou os estudantes do ambiente acadêmico, e, também, os fez aprender de uma forma diferente, por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), modalidade para a qual nem todos os docentes e discentes estavam preparados. Estes fatores pode ter causado lacunas no processo de aprendizagem que precisam ser compensadas antes da finalização do curso, a fim de que o aluno saia da Universidade com a formação adequada para atender seus pacientes. Assim, a fim de reforçar o ensino da Radiologia Odontológica aos acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, especialmente da interpretação de exames de imagem, a fim de suprir possíveis lacunas que podem ter ocorrido pelo período que os estudantes permanecerem fora do ambiente acadêmico ou no ERE, apresenta-se o Projeto de Ensino "Educação Continuada em Radiologia Odontológica".

Objetivo Geral

Reforçar o processo de ensino-aprendizagem da interpretação de exames de imagem (radiografias intra e extra-orais, assim como exames de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética) aos acadêmicos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, por meio de atividades práticas laboratoriais de interpretação.

Justificativa

Reforçar o ensino da Radiologia e Imagenologia Dento-Maxilo-Facial aos acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, especialmente da interpretação de exames de imagem, a fim de suprir possíveis lacunas que podem ter ocorrido no processo de aprendizado destes acadêmicos pelo período que permanecerem fora da sala de aula ou no Ensino Remoto Emergencial.

Metodologia

A previsão é que o Projeto ocorra semanalmente e forma presencial (respeitando as normas de distanciamento do Comitê COVID da UFPel), no Laboratório de Radiologia da Faculdade de Odontologia da instituição. Inicialmente os acadêmicos receberão instruções teóricas sobre princípios de interpretação radiográfica, bem como anatomia radiográfica / imagenológica e dos aspetos radiográficos das alterações que acometem a cavidade bucal. Em um segundo momento os estudantes receberão exames para serem interpretados, em grau crescente de complexidade (começando com exames radiográficos intra-orais, passando para os extra-orais e, então, para os métodos avançados de diagnóstico por imagem). Ainda, serão desenvolvidos seminários, com a discussão de casos clínicos que incluam exames de imagem em sua documentação, a fim de que a relação entre os aspectos das radiografias e tomografais sejam correlacionados aos dados clínicos para exercício do processo diagnóstico.

Indicadores, Metas e Resultados

Acredita-se que com esse Projeto de Ensino os acadêmicos poderão sanar eventuais dúvidas e lacunas que possam ter ocorrido no processo ensino-aprendizagem da interpretação de exames de imagem, com os problemas no ensino que surgiram com a COVID 19, além de aperfeiçoar seu conhecimento na área.
A fim de verificar a efetividade do projeto será aplicado um questionário no final do seu período de execução, com questões relativas à metodologia aplicada e ao aperfeiçoamento do conhecimento na interpretação de exames radiográficos e imagenológicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DA SILVA OLIVEIRA
ANDREZA MONTELLI DO ROSARIO
ANTONIO MARCOS GONCALVES DUARTE
BÁRBARA MEIRELLES MERONI
CAMILLA HÜBNER BIELAVSKI
CAROLINE DE OLIVEIRA LANGLOIS2
DYULIA GAUTERIO DE LEMOS
EDUARDA PERAZZO BRAVO DE SOUZA
FERNANDO ANTONIO VARGAS JUNIOR
FRANCIELLI FERNANDEZ GARCIA
GIOVANNA BERTOLLO TAMBARA
GIOVANNA SACCO ZUTTION
HENRIQUE TIMM VIEIRA
ISABELLA DALBEM GIANECHINI
JAQUELINE DE MEDEIROS LORENZET
JOSIANE DIAS PINZ
JULIA BICCA NOGUEZ MARTINS
JULIA RODRIGUES BURKERT
JULIA SEDREZ DE SOUZA
KELEM SOARES KONFLANZ
LARISSA VIANA DE OLIVEIRA
LAURA BARRETO MORENO
LETICIA MARAN SANSAO
LUCAS PORTANTIOLO KRÜGER
LUIZA SOUZA SCHMIDT
MARIANA PIRES LEMOS
MATHIAS PONCHE BARBOSA
MELISSA FERES DAMIAN3
MICHAELLY RICARDO VIEIRA
PEDRO SCHWARTZ KALIL PEREIRA
RAFAEL ROSA DE AVILA
VINICIUS COLOMBY RUIZ
VINICIUS PEREIRA BALONEQUE
ÂNDREA PIRES DANERIS

Página gerada em 25/04/2024 03:16:36 (consulta levou 0.173168s)