Nome do Projeto
Os discursos do jornalismo literário no jornalismo audiovisual
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
11/04/2022 - 10/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Nesta pesquisa, trata-se de compreender a construção do enunciado no telejornal pelos sujeitos envolvidos na mediação: enunciador/narrador e enunciatário/público, por meio da Teoria Semiótica – Semiótica Discursiva –, baseada, metodologicamente, nos principais autores que tratam do tema no tocante às informações relativas ao poder das mídias, bem como da relação entre mídia e público.

Objetivo Geral

Analisar o processo de construção discursiva do jornalismo literário em televisão.

Justificativa

A relevância do trabalho de pesquisa consiste em analisar os papéis assumidos pelo destinador e o destinatário na construção dos enunciados no telejornal para compreender a visibilidade dos cidadãos relatados em textos de reportagens em TV, com as características do chamado "Novo Jornalismo" ou "Jornalismo Literário". Uma forma de aprofundar-se no perfil de pessoas anônimas ou não e permitir que elas se identifiquem com o público/destinatário. O processo criativo que desenvolve esse tipo de narrativa trata das peculiaridades dos personagens, suas singularidades, uma forma de humanizar o texto ao retratar o fato jornalístico e torná-lo de fácil leitura do público.

Metodologia

Qualitativa, documental e exploratória com análise de peças jornalísticas do telejornalismo local da RBSTV.

Indicadores, Metas e Resultados

Evidenciar os processos discursivos com fins do jornalismo literário do telejornalismo local, conhecer os processo de apropriação discursiva do enunciador/enunciatário da mensagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA10

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