Nome do Projeto
Os discursos do jornalismo literário no jornalismo audiovisual
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
11/04/2022 - 10/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Nesta pesquisa, trata-se de compreender a construção do enunciado no telejornal pelos sujeitos envolvidos na mediação: enunciador/narrador e enunciatário/público, por meio da Teoria Semiótica – Semiótica Discursiva –, baseada, metodologicamente, nos principais autores que tratam do tema no tocante às informações relativas ao poder das mídias, bem como da relação entre mídia e público.

Objetivo Geral

Desenvolver pesquisa sobre esse tipo de narrativa trata das peculiaridades dos personagens, suas singularidades, uma forma de humanizar o texto ao retratar o fato jornalístico e torná-lo de fácil leitura do público.

Justificativa

A relevância do trabalho de pesquisa consiste em analisar os papéis assumidos pelo destinador e o destinatário na construção dos enunciados no telejornal para compreender a visibilidade dos cidadãos relatados em textos de reportagens em TV, com as características do chamado "Novo Jornalismo" ou "Jornalismo Literário". Uma forma de aprofundar-se no perfil de pessoas anônimas ou não e permitir que elas se identifiquem com o público/destinatário.

Metodologia

Qualitativa, exploratória, documental, descritiva no que tange a Análise do Discurso e Conteúdo de peças do jornalismo local da RBSTV.

Indicadores, Metas e Resultados

O discurso literário presente no texto jornalístico em TV no período de abril de 2022 a abril de 2023.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA10

Página gerada em 09/08/2022 16:04:15 (consulta levou 0.069397s)