Nome do Projeto
Grupo de estudos em inferência causal em epidemiologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
19/04/2022 - 12/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Nesta atividade, destinada a alunos de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, serão realizadas discussões sobre a temática de inferência causal. As discussões serão orientadas por leituras prévias de capítulos de livros, de modo que as atividades terão uma continuidade natural ao avançar na leitura do livro em questão. Esta atividade de ensino visa expandir os conhecimentos teóricos dos alunos bem como melhor capacitá-los para conduzir pesquisas voltadas a identificar causas de doenças, o que é essencial para planejamento adequado de ações de saúde.

Objetivo Geral

Capacitar os alunos na área de inferência causal, em aspectos teóricos e práticos.

Justificativa

Inferência causal é uma das principais áreas da epidemiologia e visa identificar causas de doenças e agravos à saúde. É relativamente simples identificar fatores de risco de doenças (ou seja, fatores cuja presença está relacionada com maior ocorrência da doença em questão). Porém, nem todo fator de risco é, necessariamente, uma causa da doença. Existem vários exemplos disso na literatura. Saber diferenciar causas de fatores de risco é essencial, pois intervenções só serão efetivas se atuarem sobre causas.
A importância da inferência causal já é reconhecida há décadas por epidemiologistas. Porém, o campo apresentou grande desenvolvimento metodológico, tanto do ponto de vista conceitual (ou seja, sobre como pensamos sobre causalidade) quanto do ponto de vista analítico (ou seja, sobre como analisamos dados reais quando estamos interessados em identificar causas). Contribuir para que epidemiologistas em treinamento apropriem-se destes avanços, portanto, é de grande importância para que estas metodologias possam ser aplicadas adequadamente na prática e, assim, contribuam para a boa ciência.

Metodologia

As discussões terão como base o conteúdo do livro seguinte livro:
Hernán MA, Robins JM (2020). Causal Inference: What If. Boca Raton: Chapman & Hall/CRC. Disponível gratuitamente em: https://www.hsph.harvard.edu/miguel-hernan/causal-inference-book/

Os encontros serão realizados a cada duas semanas, sendo que o capítulo a ser discutido será lido previamente pelos integrantes do grupo de estudos. As atividades seguirão a seguinte ordem:
- Semana 1 / Encontro 1: discussão do primeiro capítulo do livro.
- Semana 3 / Encontro 2: discussão do segundo capítulo do livro.
- Semana 5 / Encontro 3: discussão do terceiro capítulo do livro.
- Etc.

Obs: se um encontro para discussão não for suficiente para esgotar dúvidas, o próximo encontro continuará sobre o mesmo capítulo. Isso se repetirá até que todas as dúvidas e outros pontos de debate sejam vencidos.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que esta atividade capacite os alunos, tanto em conhecimentos teóricos quanto em capacidade prática, em inferência causal.
Serão utilizados os seguintes indicadores para monitorar o progresso do grupo de estudos:
- Controle de presença.
- Avaliação, pelo professor, da participação e do conhecimento adquirido pelos alunos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA SOUZA CARDOSO
BRUNA VENTURIN
Bárbara Serrat Ibeiro Brum
CID PINHEIRO FARIAS
Charles Philipe de Lucena Alves
Clarissa Fialho Hartmann
ETIENE DIAS ALVES
Eduardo Viégas da Silva
FERNANDO PIRES HARTWIG4
GABRIELA AVILA MARQUES
GBÈNANKPON MATHIAS HOUVESSOU
JÉSSICA RODRIGUES GOMES
JÚLIA FREIRE DANIGNO
LETÍCIA WILLRICH BRUM
MARIA DEL PILAR FLORES QUISPE
MICHELE KRÜGER VAZ MOREIRA
NÍCOLAS KICKHOFEL WEISSHAHN
SARAH ARANGUREM KARAM
THIAGO MELO SANTOS

Página gerada em 25/04/2024 07:30:43 (consulta levou 0.160876s)