Nome do Projeto
QUALIDADE DE ÁGUA EM RESIDÊNCIAS NA ZONA RURAL NA REGIÃO DE PELOTAS-RS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 01/06/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Saúde
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
A água representa um recurso indispensável à manutenção da vida. Sua disponibilidade tanto em quantidade como em qualidade está intrinsecamente relacionada às questões de saúde publica, uma vez que a ocorrência de diversas doenças vincula-se à ausência ou insuficiência de ambos os aspectos (IBGE, 2010). Apesar de constituir um dos quatro balizadores instituídos pela Lei 11.445/2007, que estabeleceu as diretrizes para o saneamento básico no País, o abastecimento de água ainda apresenta deficiências. Nas zonas urbanas, mesmo que considerados o relevante percentual de perdas na distribuição e a deficiência no abastecimento nas zonas periféricas, o acesso à água em quantidade e qualidade ocorre de forma mais homogênea e satisfatória. O projeto tem como meta realizar um diagnóstico da qualidade da água residências na zona rural, propor soluções alternativas para melhoria da qualidade da água, distribuir material escrito de conscientização do uso e manutenção dos mananciais de água na zona rural e escrever artigo para publicação sobre o conhecimento gerado no projeto.

Objetivo Geral

Identificar, junto a Prefeitura de Pelotas através do projeto Vigiágua os locais com sistemas de abastecimento de água mais críticos nas residências rurais, inseridos no Território da cidade, realizando concomitantemente a avaliação da qualidade da água ofertada nesses locais, propondo ainda alternativas para a melhoria e adequação dos padrões de qualidade juntamente a comunidade envolvida.

Justificativa

Diante da relevância da questão para a proteção à saúde e da deficiência dos sistemas públicos responsáveis pela garantia de acesso à água, a cooperação técnica e científica que pode ser oferecida pelas entidades de ensino, pesquisa e extensão é fundamental para a consolidação das políticas públicas pertinentes ao tema, em busca além do atendimento à legislação, de melhores condições de saúde e qualidade de vida da comunidade usuária.

Metodologia

A primeira etapa do trabalho consistirá em uma análise exploratória junto a Prefeituras municipal com objetivo de identificar o número de residências na zona rural de Pelotas e as principais demandas de monitoramento da qualidade de água através do projeto Vigiágua.
Com base na identificação anterior, serão caracterizados os locais que apresentam maior vulnerabilidade, e assim, com o universo de estudo delimitado, a etapa seguinte se constituirá no diagnóstico da qualidade da água das residências mediante visitas a campo. Através das informações obtidas pelo monitoramento e acompanhamento do serviço em questão, será elaborado o laudo técnico para os responsáveis das residências e elaboração de um relatório sobre as condições de abastecimento das unidades pesquisadas, com as respectivas propostas de soluções e procedimentos a serem adotados pelos responsáveis para a adequação e melhoria das condições de abastecimento das zonas rurais em questão, tendo em vista oferta de água nas condições mínimas de potabilidade exigidas para consumo humano.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto tem como meta realizar um diagnóstico da qualidade da água residências na zona rural, propor soluções alternativas para melhoria da qualidade da água, distribuir material escrito de conscientização do uso e manutenção dos mananciais de água na zona rural e escrever artigo para publicação sobre o conhecimento gerado no projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA COUTO TIMM
ANDRESSA DROSE
BRUNO MULLER VIEIRA2
CAMILA MACIEL PEREIRA
FRANCINE VICENTINI VIANA
GABRIEL BORGES DOS SANTOS
JOSIAS BIAZIN DA SILVA
LARISSA ALDRIGHI DA SILVA
MARCOS ANTONIO DA SILVA
MARIANA CORREA RACHINHAS
MARILIA GUIDOTTI CORREA
MARLON HEITOR KUNST VALENTINI

Página gerada em 19/11/2019 00:55:40 (consulta levou 0.092237s)